Soluções na Nuvem e Contactless são essenciais para a automação do varejo no futuro




A transformação digital em curso no comércio varejista brasileiro será debatida na Autocom 2020, que contará com mais de 150 marcas expositoras


Em um cenário de plena transformação digital no setor varejista do Brasil, com a introdução de soluções de ponta nos vários ramos em que se divide a atividade, a Autocom 2020 chega à sua 22ª edição consolidando sua imagem de maior feira de tecnologia para a automação do comércio da América Latina.

Impulsionadas pelas tecnologias emergentes, as empresas destacam nesta edição do evento soluções alinhadas com as tendências discutidas na NRF em janeiro passado e que validam o tema do Congresso: “O Futuro da Tecnologia é Agora”, que será realizado em paralelo a Feira.

“A adoção e utilização de tecnologias disruptivas como Big Data, Inteligência Artificial, realidades virtual e aumentada, entre outras, já é uma realidade no varejo brasileiro, permitindo que o setor continue sua trajetória de transformação. Desse modo, as marcas podem colocar os clientes no centro das atenções, criar produtos customizados que reflitam suas preferências pessoais e as facilidades da compra por meio de omnichannel gerando engajamento e fidelização”, destaca Zenon Leite Neto, presidente da AFRAC.


Soluções Inovadoras na Nuvem, Contactless e Identificação Facial

Nesta edição da feira, a Nox Automação vai destacar seu mais novo lançamento, o Noxmob Varejo, um sistema de vendas com gestão em nuvem voltado especialmente para o segmento de varejo. Preparado para rodar em dispositivos móveis, como tablets e celulares Android, permite o atendimento em qualquer local da loja ou externo. Além disso, também é compatível com equipamentos já existentes, reduzindo o custo com infraestrutura na loja. A empresa é desenvolvedora de soluções em sistemas de gestão comercial e está presente há 25 anos no mercado brasileiro.

Participando do evento pelo terceiro ano consecutivo, a STi3 Sistemas, desenvolvedora de software para automação e gestão comercial, vai apresentar dois novos produtos de seu portfólio. O grande lançamento será uma primeira versão da retaguarda de seu sistema na nuvem. Trata-se inicialmente de uma plataforma para atender clientes que possuam várias lojas, centralizando funções operacionais e informações de gestão. A solução permite realizar operações e visualizar resultados de forma agrupada ou para cada loja de forma singular, permitindo que o usuário possa acessar as informações e operar o sistema de qualquer local.

No mercado desde 2005 a empresa mostrará  também o Smart Chef, um terminal de auto atendimento para restaurantes do modelo Self Service que agiliza o atendimento e reduz custos operacionais. 

A Tablet Cloud, desenvolvedora de uma solução de software para Gestão (ERP) e Frente de Caixa (PDV) 100% Android, voltada para atender os setores de food service e varejo marca presença na Feira este ano. A empresa vai destacar sua solução que conta com Retaguarda em Nuvem e opera em empresas classificadas como MEI, franquias de food ou varejo e até em empresas de médio porte. 

Além de apresentar o PDV Móvel com diversas atualizações técnicas que tornam a solução mais rápida, estável e completa, a empresa vai mostrar também os modelos de negócios Web Automação (Modelo de Franquia) e Canal da Tablet Cloud (White Label), ainda mais completos e focados em parcerias e integrações que proporcionam muitas vantagens aos clientes. 

No estande da Opticon os visitantes poderão conferir ao vivo a experiência inovadora de compras dinâmicas na loja, através do Tap to Go, solução que segue a nova tendência mundial de compras de alta velocidade. O Tap to Go permite ao cliente pegar o produto que deseja, colocar em sua sacola e, apenas tocando o ESL com seu cartão da loja ou smartphone, através de tecnologia contactless, pagar suas compras apenas encostando o cartão na etiqueta eletrônica de preços da gôndola, sem precisar enfrentar filas.

Entre os vários lançamentos da Opticon, destacam-se os novos coletores de dados H-31/H-33 que contam com especificações atualizadas e nova versão Android 9, ideal para uso em lojas, armazéns e aplicações de uso externo.

No mercado desde 1976, a Opticon foi pioneira a se especializar na fabricação de scanners de código de barra. Está presente atualmente em mais de 65 países fornecendo soluções de alta tecnologia para etiquetas de prateleiras eletrônicas, sinalização digital e equipamentos totalmente adaptáveis a qualquer tipo de estrutura varejista. www.opticon.com


Uso de identificação facial para transformar a experiência de atendimento no varejo

A REDE, uma das maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do país e patrocinador Diamond da Autocom 2020 fará uma demonstração inédita do uso de identificação facial para o varejo. O stand montado pela REDE tem como objetivo demonstrar o uso de um serviço global de armazenamento de dados pessoais disponível para toda rede de varejo e acessado através de identificação facial mediante autorização explícita do consumidor.

O trânsito de indivíduos, potenciais consumidores, em um estabelecimento comercial é constantemente monitorado por câmeras. Neste caso em particular, a demonstração irá emular um food-service express com CAIXA e pagamento upfront.

Assim que possível, o fingerprint de identificação facial de qualquer indivíduo transitando pelo estabelecimento será calculado e a partir daí sua posição será monitorada. Mesmo que não haja dados pessoais associados à identificação ou que ela não seja autorizada ao estabelecimento, a movimentação e pedidos de um indivíduo rastreado poderão ser agrupadas. Ao se aproximar do CAIXA, será requisitada autorização para uso dos dados pessoais associados a sua identificação através de notificação para o operador do GPOS.

A autorização será confirmada pelo consumidor digitando o PIN previamente cadastrado no GPOS. Uma vez autorizado o uso de dados pessoais no estabelecimento, dá-se se início ao pedido no qual o cliente já está identificado, suas preferências consideradas e seu histórico de consumo disponível.

Além de benefícios marginais para a experiência de atendimento, sem a necessidade de perguntas adicionais, como: tratamento nominal e inclusão do CPF no cupom fiscal, o consumidor poderá contar com ofertas individualizadas que consideram as suas preferências/restrições alimentares disponibilizadas. Já o estabelecimento, passa a contar com dados mais precisos de ocupação, permanência e histórico de consumo de consumidores.


Desafio Cielo para desenvolvimento de Aplicativo

A Cielo, empresa líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, estará presente com um estande na Autocom e vai destacar soluções que apoiam o comércio brasileiro na automação comercial: a solução de Unified Commerce em parceria com Pro – dataCielo LIO, integrações com parceiros como IntelliPOS, GFXWebPosto entre outros.

Além da demonstração dos produtos, a Cielo vai realizar um desafio com apoio institucional da Afrac onde os concorrentes escolhem desenvolver um aplicativo que simplifique a experiência do Varejo e que tenha fácil integração com a Cielo LIO. Serão selecionados 10 finalistas para apresentação da sua solução no estande da Cielo. A companhia premiará os vencedores com R$50 mil em prêmios.

A empresa também mostrará no estande uma catraca de metrô/ônibus de SP para demonstrar a Captura única, plataforma de integração que permite o envio de transações diretamente para Cielo.

Realizada pela AFRAC (Associação Brasileira de Automação para o Comércio) e organizada pela Francal Feiras, o evento acontecerá de 31 de março a 2 de abril de 2020, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, São Paulo (SP).
Para mais informações, visite www.feiraautocom.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas