TV ATITUDE Review: Digimon Survive é o MELHOR game de Digimon já criado

 


Recentemente foi lançado o novo game da franquia Digimon chamado de Digimon Survive. O game tem a proposta de novos jovens e seu Professor chegando ao mundo digital após uma passagem por um túnel e queda consequentemente. Nossa review traz spoilers!

Falando brevemente do início da história 

Cada jovem conhece o seu Digimon parceiro e aos poucos eles vão se encontrando no mundo. Eles encontram uma réplica de sua escola e fazem dela o seu lar provisório. No local eles conhecem os irmãos Haru e Myuki que demonstram muito mistério.

Esse game é uma Survivel Novel então a sua prioridade está em desenvolvimento de enredo e de Escolhas na visão do protagonista Takuma.

Os personagens do game e os Digimons parceiros são:

Takuma - Agumon

Minoru - Falcomon

Aoi - Labramon

Ryo - Kunemon

Shuuji - Lopmon

Saki - Floramon

Kaito - Dracmon

Mui - Syakomon

Haru / Professor - Gabumon

Miyuki - Renamon


Digimon Survive em aplicação ao dia a dia

Quando afirmo que Digimon Survive é o melhor game dessa franquia se dá pela sua profundidade abordada.

Como já foi dito esse é um game de escolhas e cada uma delas animam ou irritam as pessoas em questão. O que é igual a vida real.

A reação noção do mundo atual está que os personagens podem morrer pela sua falta de afinidade, assim como Ryo e Shuuji que estão doentes. Ryo apresenta sintomas de depressão após a morte da mãe. Com o decorrer do jogo ele vai ficando mais instável e a pedir que a mãe o venha salvar. É uma situação complicadíssima de se cuidar e com a baixa afinidade com o personagem ele acaba enlouquecendo e morrendo por uma sombra com várias mãos. Dessa forma o parceiro Digimon dele, Kunemon também deixa de existir.

Ao perder Ryo a sua jogatina automaticamente vai caminhar para a morte de Shuuji, pois o único que poderia interferir na salvação dele era Ryo. 

Shuuji possui um sentimento de inferioridade causado pelo péssimo convívio com o pai e irmão. Assim ele se cobra muito para ser o líder do grupo, pois entre os jovens ele é o mas velho. Com essa busca incessante ele acaba tratando o seu parceiro Lopmon com desprezo e ódio. Os jovens e os Digimons se entristecem, mas ninguém faz nada para mudar esse pensamento e sem dúvida é algo que incomoda muito.

Após uma run em busca de confrontar uma das vilãs, Shuuji é enganado por ela e com o sentimento da raiva acaba descontando em Lopmon com palavras e chutes. O sentimento de trevas em seu coração é refletido no Digimon que acaba fazendo uma evolução maligna para Wendigomon que o come. Os sentimentos ruins acabam refletindo dentro do Digimon, assim como do que sobrou do garoto. A sombra novamente surge e os engolem.

Na primeira vez que se joga Digimon Survive essas duas mortes não são possíveis de serem evitadas. As demais mortes podem ser evitadas com o aumento da afinidade que na realidade é a empatia frente a visão do próximo. Os únicos que aparentemente estão livres de morrer não importando as escolhas são o protagonista Takuma e o amigo Minoru. 

Os problemas de Ryo e Shuuji demonstram as gravidades da sociedade atual em que tudo pode ser encarado como sem importância até acontecer o ponto extremo. Ryo escondia a tristeza da falta da mãe com um temperamento sério, mas com sustos do novo mundo ele acaba demonstrando seus medos e sucumbindo a sua própria destruição mental. 

No caso de Shuuji a culpa está na alta cobrança de sua família. Cobrança essa sem nenhuma necessidade. Criar um líder em um ambiente hostil significava em seu subconsciente superar as expectativas de seu pai, mas toda essa bagunça mental não fez o vínculo avançar com seu parceiro. Shuuji era um péssimo parceiro assim como seu pai era com ele. Um completo reflexo!

Caso os outros personagens venham a morrer, alguns demonstram outros pontos que podem ser entendidos como doenças ou simplesmente fazem a raiva como combustível de destruição.

Digimon Survive é muito corajoso em expor isso. Os games por vezes buscam fazer que vejamos faces menos exploradas, mas escancarar que os problemas interiores vão nos destruir em algum momento faz um alerta a todos. É necessário cuidar de nossos problemas para que assim possamos nos conectar com o mundo e os outros. O verdadeiro poder vem disso e de certa forma é assim que os Digimons parceiros evoluem. "Esse é o nosso poder", como eles mesmos falam no game.


Pontos Positivos:

Legenda em Português!!!!!!!

Uma história com grande desenvolvimento;

Falar com os Digimons selvagens e assim poder recruta-los ou ganhar itens;

Reviravoltas no enredo.


Pontos Negativos:

Ninguém reage com Shuuji sendo rude com o Lopmon;

Muitos diálogos sem as vozes dos dubladores;

Evoluções dos Digimons parceiros dos amigos de Takuma acontecem em lutas simples.


Estilo de Combate

A maneira em que são feitos os combates em Digimon Survive remetem a jogos antigos. Você avança por casas que o seu Digimon pode andar e depois é hora de ver se o ataque alcança os inimigos. Ataques feitos pelos lados, por trás e por cima fazem mais danos nos inimigos.

É possível abrir baús durante os combates. Eles estão espalhados pelos cenários das lutas e trazem conteúdos que ajudam a evoluir os Digimons selvagens capturados e a melhorarem status. 



Os 4 Finais

Digimon Survive traz quatro finais! O que sem dúvida foi de grande surpresa para todos.

Os caminhos para os três primeiros finais passa pelas escolhas. Em cada resposta ou pergunta de Takuma as opções possuem as cores verde, amarelo e vermelho.

O final ruim se dá com muitas mortes de nossos amigos e ao voltarmos para a Terra, a mesma passou por transformações e invasões de outros Digimons malvados. Resta a Takuma e aos sobreviventes agirem para frear os que maltratam as crianças que encontraram os seus parceiros Digimons. 

O final moral os sobreviventes voltam sem os Digimons e podem seguir suas vidas. O Professor promete dedicar seus estudos no desenvolvimento do que ele chama de Mundo Digital e Digimons.

O final harmônico os jovens voltam com os Digimons e junto do apoio de outras pessoas que encontraram seus parceiros Digimons formam um instituto. Nesse local eles ajudam novas crianças a conhecerem e se desenvolverem com seus amigos Digimons.

A partir da segunda vez que se joga Digimon Survive é possível salvar Ryo e Shuuji, mas para isso é preciso criar bastante afinidade com eles. Uma dica é salvar antes de responder ou perguntar qualquer coisa a eles.

Com todos vivos é hora do final verdadeiro. Será explicado melhor as escrituras na parede e existirá a oportunidade de conhecer cinco Digimons Deuses e todo a ligação e ação dos humanos como um todo. Haru e Miyuki terão o desenvolvimento completo. No novo mundo todos poderão viver em paz com os Digimons. Por fim, três crianças aparecem em busca de Digimons e um novo parceiro amigo surge. O que dá a entender que pode acontecer uma sequencia do game. 

Comentários

Postagens mais visitadas