Empresas de cosméticos investem em produtos sustentáveis



Em crescimento acelerado no Brasil, o mercado de cosméticos naturais apresenta projeções de expansão consideráveis para os próximos anos. Impulsionada pela crescente preocupação dos consumidores com a saúde e o meio ambiente, a procura por produtos naturais e veganos tem registrado um aumento significativo (Instituto Mauá de Tecnologia).


Em seu primeiro ano na Pueri Expo, a Verdi Natural, apresenta 4 lançamentos para o evento: o sal de banho reconfortante - com Sal de Magnésio e óleo essencial de eucalipto, além se agir como relaxante muscular ajuda a dilatar as vias aéreas -, a linha pró-imune com sabonete líquido e hidratante - feito com extrato de amora a linha não possui fragrâncias artificiais -, desodorante em stick e a Vitamina C AA2G.


Fundada em 2019, a Verdi Natural iniciou o seu catálogo com uma linha voltada para bebês, mas à medida que as mães buscavam produtos para o filho mais velho, para ela mesma, e até mesmo para gestante, a marca entendeu que era necessário expandir a linha para toda família, desde recém-nascido e ao longo de toda a vida.


“A feira é uma grande vitrine para apresentar os produtos e ter o sensorial na pele, além de sentir os aromas. Por ser uma marca online, muitas vezes as pessoas não têm essa experiência de sentir o cheiro, de tocar, ver a textura do produto. Então aqui o lojista consegue e vir e conhecer pessoalmente o produto, comprovar que ele é muito eficiente, é bom, é cheiroso e é natural, saudável para uso em toda a família”, afirma Aline Becker, sócia da Verdi Natural.


Outra empresa com foco nos cuidados para o público infantil, sem agredir o meio ambiente, é a BioClub. Com produtos pensados em trazer facilidade e praticidade para o dia a dia das mamães, a marca apresentou para o público todo o seu portfólio de produtos, como as linhas: Baby, Teens, Sport e Pet, voltada para cães e gatos, e produtos para casa. 


Os produtos possuem formulação segura, saudável e sem ativos agressivos. Para essa edição, além de apresentar o portfólio, a marca lançou, em exclusividade para feira, o Bubble, uma esfera de banho que age com um descongestionante nasal. Ela possui óleo essencial de lavanda, que relaxa e acalma a criança durante o banho. O lançamento é exclusivo da marca no Brasil. Outra exclusividade da marca é o protetor solar em roll-on, que promete facilitar a aplicação nos pequenos.  


“Todos nossos produtos possuem certificações de biodegradável, sustentável, vegano e são pet-friendly. Sabemos que o setor tem crescido de forma exponencial, e para nós é muito  importante ouvir o nosso público, trabalhar com profissionais competentes e conscientes da identidade da marca. Todos os dias pensando nessa questão de termos produtos que atendam as necessidades dos nossos consumidores”, diz Felipe Barcelos, marketing da BioClub. 


Com mais de 400 reuniões, Rodada de Negócios impulsiona internacionalização

Com mais de 400 reuniões realizadas, a Rodada de Negócios da FIT 0/16 e da Pueri Expo caminha para superar o número da última edição. O espaço teve a presença de expositores nacionais e estrangeiros, com  empresas chinesas participantes da feira, e  representantes do Equador, Uruguai, Argentina e Chile. A concretização de novos negócios reforça a relevância do evento como plataforma eficiente para expansão de mercado e internacionalização de marcas brasileiras.

“É a nossa primeira vez na feira. Viemos a convite para participar das rodadas de negócios e a experiência foi muito positiva, acho que foram 24 reuniões ao longo dos três dias. Embora eu já conhecesse algumas das marcas, outras foram novidades para mim. Todas as empresas com quem conversei tinham algo complementar a oferecer. O que me chamou mais atenção, além das marcas nacionais, foi a oportunidade de dialogar com representantes chineses. Esse contato direto foi surpresa muito positiva, dificilmente teríamos esse acesso fora desse ambiente”, afirma Bernardo Collares, lojista da Polibe Kids.

Para ele, a feira também serviu para fortalecer o relacionamento com as marcas que já são parceiras e fechar novos negócios. “Outras negociações ficaram encaminhadas para finalizarmos ao longo da semana. A rotina é bem intensa, então nem sempre é possível fechar tudo na hora, especialmente quando se trata de novas marcas. Enfim, além dos contratos fechados aqui, estamos levando boas oportunidades para concluir nos próximos dias”, diz Collares.

Ivanise Leite, supervisora de gestão da ClubKids, veio em busca de itens de puericultura pesada, como carrinhos de bebê, cadeirinhas de balanço, banheiras portáteis, bebê conforto e cercados. Diferente de antes, quando havia dificuldades para se comunicar com esse mercado, ela conseguiu uma negociação fantástica na feira.

“A rodada é muito importante porque já nos dá um direcionamento. A gente chega com um roteiro pronto, com reuniões marcadas, o que facilita muito o contato com os fornecedores.  Isso abre um caminho muito interessante, tanto para conhecer novos fornecedores quanto para alinhar estratégias com os que já temos relacionamento. Conseguimos fechar cerca de seis ou sete boas negociações, com ótimas condições”, aponta Leite.


Categorias de Mãe, Bebê e Moda Infantil impulsionam crescimento da Shopee 

A Shopee fez sua estreia na FIT 0/16 e Pueri Expo este ano como  marketplace oficial dos eventos. Segundo a empresa, houve um crescimento expressivo nas categorias de Mãe, Bebê e Moda Infantil, em 2024. As buscas por produtos desses segmentos triplicaram em relação ao ano anterior, enquanto as vendas tiveram um aumento superior a 70%, refletindo uma demanda crescente por itens voltados à maternidade e à primeira infância.

O resultado é impulsionado pela maior variedade de produtos oferecidos na plataforma e pela consolidação do Clube do Bebê, lançado em 2023. O espaço funciona como um one stop shop com soluções para gestantes, bebês e crianças de até três anos, reunindo desde enxoval até itens de cuidados diários, além de oferecer benefícios exclusivos aos consumidores.

Segundo Leila Carcagnoli, líder de categoria na Shopee, o desempenho reforça a posição da empresa como canal estratégico para empreendedores brasileiros. “Com cerca de um terço da população brasileira acessando o marketplace mensalmente, a Shopee se consolidou como um canal estratégico para os empreendedores brasileiros, que encontraram no e-commerce uma maneira eficaz de se conectar com os consumidores e impulsionar suas vendas”, afirmou.

A tendência sinaliza oportunidades para lojistas que atuam no segmento infantil e evidencia como a digitalização do consumo tem transformado a forma como as famílias brasileiras escolhem e adquirem produtos essenciais para o dia a dia.


Sobre a FIT 0/16 


A Feira FIT 0/16 é a principal feira de moda do setor infantil da América Latina. Com tendências da moda e confecção para bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos, além de enxoval, decoração e muito mais, a feira, voltada para lojistas de todo o país, conta com atrações como palestras com especialistas na Arena do Conhecimento.


Sobre a Pueri Expo 


Simultaneamente acontece a Pueri Expo, a única e exclusiva feira focada no setor de puericultura do Brasil, que desenvolve produtos dedicados ao bem-estar, saúde e segurança dos bebês. A feira reunirá expositores focados em puericultura leve e pesada, com diversas novidades do mercado, que incluem cadeiras veiculares, cadeiras para alimentação, cangurus, brinquedos, produtos de segurança, móveis, decoração, higiene e cuidados com o bebê, além de uma grade de palestras na Arena do Conhecimento.

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