BIG Festival: Lançamento de estúdios e pesquisas locais marcam dias iniciais do evento

 

  • DX Gameworks anuncia publisher de jogos brasileira com apoio do Xbox e Bertha Capital;

  • INTZ anuncia o “Apollo Games Lab”, estúdio de games da organização de eSports e disponibiliza jogo de graça no BIG;

  • Euromonitor International mostra dados e oportunidades do mercado gamer latino;

  • NewZoo apresenta projeções para o mercado local;

  • PGB mostra o perfil do gamer brasileiro.

BIG Festival, maior festival de jogos independentes da América Latina, começou na última segunda-feira (3) com anúncios relevantes para o mercado de games.

INTZ anunciou
 seu novo estúdio de gameso Apollo Games LabO estúdio  é fruto de uma parceria estratégica com o produtor de jogos Guilherme Romano, que lidera uma equipe com mais de 10 profissionais do mercado.  O primeiro jogo a ser lançado pelo estúdio será Apollo in Outerspace, um jogo autoral de aventura que conta a história de Apollo e sua tripulação lutando pela sobrevivência no espaço sideral, após a queda de sua nave em meio a uma missão.

O jogo estará disponível tanto para PC como mobile em plataformas como Steam, iOs e Android. A data prevista de lançamento, será no dia 14 de maio, mas o jogo já está disponível para testes durante o BIG Festival até o dia 9 de maio. 

Já a DX GAMEWORKS anunciou ontem (5), o lançamento de seu negócio de publicação de jogos com uma abordagem inovadora. A iniciativa, que conta com apoio do Xbox e da Bertha Capital, abrangerá toda a América Latina e terá como objetivo transformar o mercado de desenvolvimento de jogos na região. A empresa trará estúdios de jogos para um ecossistema onde serão amparadas por uma equipe de desenvolvedores, produtores e artistas que ajudarão a terminar seus jogos com o nível de qualidade exigido por mercados internacionais.


O mercado brasileiro de gamesapresentou uma análise interessante sobre como o mercado de games na América Latina pode crescer após a pandemia de COVID-19. Jorge destacou em seu painel que uma das grandes oportunidades de crescimento para a região são os jogos em realidade virtual, já que 76% dos gamers brasileiros afirmam ter usado plataformas e dispositivos AR/VR em 2020. 

Ontem (5), foi a vez da NewZoo apresentar suas projeções para os próximos anos. De acordo com Guilherme Fernandes, consultor de marketing da empresa, os jogos mobile já geram hoje metade de toda a receita de games no Brasil, e este é um segmento que tende a crescer mais, ainda que PCs e consoles ainda tenham uma grande fatia dos valores. Para ele, o crescimento desse tipo de games se deve aos jogos “mid-to-core” como Free Fire. 


Além dos anúncios, o BIG Festival também foi palco de discussões importantes para o mercado local e que envolveram desde investimentos até saúde e educação. 

No primeiro dia (4), Jorge Araya do Euromonitor International,

Outras projeções mencionadas por Guilherme incluem cloud gaming e como essa tendência irá se desenvolver na região, principalmente quando considerados os custos de consoles e PCs. 

Ainda ontem (5), o time da Go Gamers apresentou os resultados da PGB (Pesquisa Game Brasil), que traçou o perfil do gamer brasileiro. De acordo com Carlos Eduardo Silva, head of gaming da Go Gamers, 72% dos brasileiros têm o costume de jogar jogos eletrônicos e mais de 51% são mulheres. Além disso, mais de 68% dos brasileiros afirmam que jogos digitais são sua principal forma de entretenimento hoje em dia. 

A programação continua hoje (6) com painéis da Xbox, Facebook e Google. Além disso, a partir das 21h30, acontece a Cerimônia de Premiação do BIG Festival, onde serão anunciados os grandes vencedores de 2021. A programação completa pode ser vista 
aqui

BIG Festival 2021 acontece até domingo, dia 9 de maio e todo o conteúdo do festival será disponibilizado de forma virtual e gratuita, com exceção das rodadas de negócios, voltadas a desenvolvedores, compradores, publishers e investidores internacionais e nacionais.  

Serviço

BIG Festival
Quando: 3 a 9 de maio
Onde assistir:
 Nimo TV 

Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil - com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro.

Sob chancela da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural de São Paulo, o BIG Festival tem o patrocínio Gold da Oi e da Novelis; patrocínio Silver do Centro de Convenções Frei Caneca, do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, da Prodesp - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP – o Banco do Empreendedor; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil – e apoio cultural do Oi Futuro.

O Festival é realizado pela Bits Produções, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas