SOFTDRINKS TECH e Conakom Brasil reuniram público de diversas regiões do país

 


A primeira edição dos dois eventos realizados de forma simultânea foi um sucesso na avaliação da diretora, Lucia Cristina Abdala, diretora da TRIOXP Feiras e Eventos

Cerca de 800 pessoas das mais diversas regiões do estado de São Paulo e de outros estados, como Espírito Santo; Distrito Federal; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Paraná; Bahia e Santa Catarina visitaram a SOFTDRINKS TECH - Salão de Tecnologia e Bebidas Não-alcoólicas  e a Conakom Brasil - Conferência Nacional de Produtores de Kombucha, em dois dias de atualizações sobre os setores, num único evento nos dias 3 e 4 de novembro, realizado no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.

A diretora da TRIOXP Feira e Eventos, responsável pela organização, Lucia Cristina Abdala, fez um balanço da SOFTDRINKS TECH e Conakom Brasil: “ O evento foi um sucesso. Nós inauguramos o primeiro evento totalmente dedicado ao setor de bebidas não alcoólicas direcionado a negócios. Nós recebemos um time maravilhoso de palestrantes, com profissionais de primeira linha em dois auditórios. Um tratando de tudo a respeito da indústria de bebidas não alcoólicas. O outro especificamente da produção de kombuchas. Foram 24 expositores, entre maquinários, matérias primas, embalagens e outros produtos também. Temos uma forte expectativa de que daqui para frente o evento será cada vez maior”, celebrou.

Lucas Montanari, idealizador da Conakom Brasil também comemorou os resultados: “Foi uma experiência única para todo o mercado kombucheiro. Reunimos aqui mais de 60 marcas de kombuchas de mais de 16 estados diferentes. O pessoal veio do Brasil todo para prestigiar essa exposição maravilhosa. Muitos produtores de insumos, de equipamentos, chás e tudo mais. É o primeiro encontro dos produtores. Muita gente se conhecia pela internet, então é muito bom poder se conhecer, abraçar, sentir o calor um do outro. Tivemos muitas palestras bacanas dos profissionais que estavam presentes, lançamento de livro e muita coisa boa ao vivo”, ressaltou.

 SOFTDRINKS TECH - Novidades e tendências do setor de bebidas não-alcoólicas

Em dois dias de evento foram oferecidas mais de 20 palestras de especialistas de várias empresas.

Mônica Barroso, gerente de P&D e Qualidade da Greenpeople falou sobre o investimento no mercado de bebidas saudáveis e a grande tendência de grandes empresas, grandes marcas estarem de olho nas startups com tendência em food tech (food of retail, agricultura resilient, food automation, personalesed food). “Essa tendência no setor de bebida se fortaleceu durante a pandemia. Indústrias também de bem-estar e não apenas de produtos saudáveis”, disse a palestrante. Para Mônica, a SOFTDRINKS TECH proporcionou a troca de  experiências, conhecimento de novas tendências e aumento de visibilidade da marca. “Na Greenpeople usamos a biodiversidade brasileira. É do Brasil para o Brasil”, afirmou.

Já o especialista em cerveja Marcus Vinícius Dapper, consultor do ICB – Instituto da Cerveja, destacou possíveis variações de tecnologia existentes no mercado para a retirada de álcool da cerveja.

O professor falou também sobre a classificação das bebidas, os caminhos para especificar aditivos e corantes dentro da Instrução Normativa 65, limites dos índices de álcool para uma cerveja ser considerada não alcoólica (até 0,5% vv), rotulagem, interrupção da fermentação e outras curiosidades sobre esse universo. Aos ser questionado sobre a importância do evento, explicou: “É um nicho em evidência que tem despertado o interesse de empresas e investidores. É importante trazer à tona a possibilidade de se produzir cerveja sem álcool com qualidade e sabor.”

“Meio ambiente e sustentabilidade tem de ser prioridade para o mundo. O risco de colapso ambiental é iminente. Vamos ver como as indústrias podem reduzir os riscos desta catástrofe.” Foi assim que André Castilho, diretor da RCR Ambiental, começou sua palestra na SOFTDRINKS Tech. Ele explicou que, da mesma forma que o homem causa o problema esgotando os recursos naturais, ele também busca as soluções.

O convidado ressaltou para o público da feira, formado em sua maioria por pequenos e médios produtores de bebida, marcos importantes na evolução da sustentabilidade e apontou que a responsabilidade máxima é do gerador (empresa que criou o problema).

André falou sobre a política nacional de resíduos sólidos - lei federal 12305, e listou os riscos para os que não seguem a lei, e destacou que atualmente o consumidor está antenado e é preciso mudar para fidelizar o cliente.

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