gamescom latam 2026: inscrições de jogos indie para o BIG Festival e sugestões de palestras são prorrogadas

 

Desenvolvedores que ainda não se inscreveram para a principal competição de jogos independentes do Hemisfério Sul poderão enviar seus projetos até 15 de janeiro; sugestões de palestras foram estendidas até 19 de janeiro

O BIG Festival 2026 prorrogou o prazo de inscrições para desenvolvedores enviarem seus jogos à maior competição de jogos indie do Hemisfério Sul. Com a prorrogação, projetos podem ser enviados até o dia 15 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e o regulamento completo está disponível no site oficial.  

O BIG Festival será realizado durante a gamescom latam 2026, que acontecerá de 30 de abril a 3 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo — a imprensa, criadores de conteúdo e visitantes B2B têm acesso ao evento no dia VIP, em 29 de abril. A premiação celebrará a indústria de jogos independentes e premiará os melhores jogos em 17 diferentes categorias, incluindo Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina; categorias técnicas como Melhor Arte, Melhor Narrativa e Melhor Gameplay também são contempladas.

Além disso, jogos que cumprem os requisitos concorrerão ainda ao WINGS Awards, que retorna na edição de 2026 do festival. Esta categoria premia jogos desenvolvidos por equipes nas quais mulheres e grupos marginalizados ocupam posição de destaque. Quem vencer receberá, além do troféu, uma premiação de 2 mil euros. 

Os jogos brasileiros têm ainda a chance de serem eleitos ao BIG Starter. Dez dos melhores jogos nacionais que não forem escolhidos para o BIG Festival serão selecionados pelo Comitê de Seleção do Festival para receber um espaço na gamescom latam indie area e terão presença no evento online da plataforma Steam, visando ampliar suas oportunidades de negócios e alcance de audiência.

Em 2025, o BIG Festival recebeu mais de 962 jogos de 71 países diferentes, quebrando um recorde histórico do evento. Além da premiação e exposição dos jogos durante a gamescom latam, que recebeu mais de 130 mil visitantes, o festival ampliou ainda mais a exposição de projetos brasileiros no exterior.

Graças a uma parceria entre a gamescom latam e a WePlay Expo, a maior feira de jogos indie da China, os títulos Pipistrello and the Cursed Yoyo e MULLET MADJACK foram levados ao evento chinês para exposição internacional, a fim de fomentar e promover o cenário de desenvolvimento e os jogos locais.

Sugestões de palestras

Quem deseja participar dos painéis da gamescom latam 2026 ou recomendar palestrantes também passa a contar com um novo prazo para inscrição. A nova data limite para o envio das sugestões é 19 de janeiro, às 9h (horário de Brasília).

Em sua última edição, o evento contou com uma programação destinada tanto a fãs de jogos quanto a profissionais da indústria. Dentre as mais de 200 horas de conteúdo, participaram nomes como Bo Andersson (executivo por trás de títulos como PayDay 1 & 2, Dead by Daylight e Brothers: A Tale of Two Sons), Chris Charla (GM of Content e Dev Readiness da Microsoft), Guillaume Provost (fundador e CEO da Compulsion Games), Henk Rogers (co-fundador da The Tetris Company), Michael Steranka (diretor-sênior de Pokémon), Rodrigo Pérez (diretor de gerenciamento de produto da Activision) e Shuhei Yoshida (ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios), além de muitos outros.


Para mais detalhes, confira a aba inscrições no site oficial.

Edição de 2026

A gamescom latam 2026 acontecerá de 30 de abril a 3 de maio de 2026, com um dia VIP destinado para a imprensa, criadores de conteúdo e visitantes B2B em 29 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Como nos anos anteriores, o evento reunirá os maiores nomes e empresas da indústria dos jogos, apresentará centenas de títulos jogáveis, sediará anúncios e conectará os fãs com seus influenciadores favoritos, cosplayers e muito mais. 

A gamescom latam também promete agitar os visitantes com competições de esportes eletrônicos e o gamescom latam BIG Festival, a principal competição de jogos independentes do hemisfério sul.

Para os profissionais da indústria, além das oportunidades de participar de painéis e palestras, o evento oferece uma plataforma de negócios dinâmica, reunindo centenas de empresas da América Latina e de todo o mundo para networking e reuniões de parceria.

Comentários