UESP acelera preparativos para os desfiles do Carnaval 2026
Entidade coordena 67 agremiações, desfiles simultâneos no Butantã e na Vila Esperança e reforça a força do samba de São Paulo
Em contagem regressiva para o Carnaval 2026, a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) segue em ritmo acelerado de preparação para os desfiles das agremiações de base do Carnaval de São Paulo. Faltando menos de 30 dias para o início das apresentações, a UESP mobiliza agremiações, equipes técnicas e parceiros para garantir um espetáculo organizado, diverso e representativo da força do samba paulistano.
Responsável pelos desfiles das escolas de samba dos grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1, 2 e 3 e dos Blocos Especiais de Fantasia e Acesso de Blocos, a UESP coordena uma das maiores manifestações culturais da cidade de São Paulo, reunindo 67 agremiações e milhares de desfilantes. A entidade ainda é a única no país a organizar desfiles simultâneos em duas pistas (sambódromo), no Butantã e na Vila Esperança, ampliando o acesso do público e reforçando a participação popular na maior manifestação cultural do Brasil.
Segundo Alexandre Magno, o Nenê Teixeira, Presidente da UESP, a expectativa é de grande presença do público, reafirmando o Carnaval como uma das maiores expressões culturais populares do país.
“Os desfiles da UESP são muito seguros para as famílias que vão assistir. São cerca de 800 profissionais envolvidos, além de contar com órgãos como, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros, também conta com seguranças privados contratados. Este ano também, temos um projeto em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos, que vai disponibilizar uma base para atender vítimas de homofobia, gordofobia e mulheres que sofrem violência”, explica.
Os desfiles do Carnaval UESP 2026 acontecerão entre os dias 7 e 8 de fevereiro na Vila Esperança e nos dias 14, 15 e 16 simultaneamente na Vila Esperança e no Butantã. Confira na programação a ordem e os horários dos desfiles.
Para a UESP, o Carnaval vai além do espetáculo na avenida. Ele representa geração de trabalho e renda, fortalecimento dos territórios, preservação da memória do samba e valorização das escolas de bairro, que mantêm viva a tradição carnavalesca ao longo de todo o ano.
Sobre a UESP
A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) é a entidade responsável por organizar, representar e fortalecer as agremiações de base do Carnaval da cidade de São Paulo. Fundada em 1973, com o objetivo de preservar e valorizar o samba como expressão cultural, social e histórica, a UESP atua na promoção do Carnaval paulistano, garantindo espaço, visibilidade e estrutura para as agremiações filiadas.
Reconhecida por seu papel fundamental na democratização do Carnaval, a UESP organiza os desfiles das escolas de samba e blocos de fantasia, agremiações que mantêm viva a tradição do samba nas comunidades. Única entidade no Brasil a realizar desfiles simultâneos em duas pistas (sambódromo), Butantã e Vila Esperança, a instituição amplia o acesso e a participação popular na maior manifestação cultural do país. A UESP também atua na articulação com o poder público, na defesa das escolas e no fortalecimento das políticas culturais voltadas ao Carnaval.
Com uma trajetória marcada pela resistência cultural e pelo compromisso com as manifestações populares, a UESP segue como uma das principais instituições do samba em São Paulo, promovendo inclusão, identidade e pertencimento por meio da cultura carnavalesca.

Comentários
Postar um comentário