Paranaense é a quarta geral no Triathlon nos Jogos Sul-Americanos de Praia

Gabrielle Lemes, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, fez a melhor corrida da prova, nesta quinta-feira (14). Atletas da equipe ainda disputam a Copa Continental, no sábado (16), com os mais rápidos das Américas


Gabrielle Lemes
A estreia na temporada 2019 veio com uma conquista internacional para Gabrielle Lemes, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Representando o Brasil, Gabrielle foi a quarta colocada geral na disputa do Sprint Triathlon, nesta quinta-feira (14), na abertura dos Jogos Sul-Americanos de Praia de Rosário, Argentina. A paranaense, de apenas 16 anos, enfrentou atletas de elite e sub-23, fez a melhor corrida da prova e foi a primeira da categoria Júnior a cruzar a linha de chegada.
Os Jogos Sul-Americanos de Praia reúnem 13 modalidades, entre esportes olímpicos e outros disputados na praia, como surfe e handebol de praia. Cerca de 2.000 atletas estão em Rosário para a competição, que segue até o dia 23. Nesta quinta, após a cerimônia oficial, o sprint triathlon marcou a abertura dos jogos, com uma disputa de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.
"Foi uma prova de recuperação. Saí da água entre a oitava e a décima colocação e fiquei no segundo pelotão da bike. Fui retomando algumas posições e saí da transição para a corrida já em sexto. Fiz uma corrida muito forte e consegui terminar em quarto lugar", conta Gabrielle.
A atleta da Escolinha de Triathlon tem mais um desafio no Sul-Americano de Praia, neste sábado (16). Gabrielle integrará o quarteto brasileiro com Pedro Boff, também da Escolinha, Giovanna Lacerda e Luiz Shianti, para a disputa do revezamento. A prova terá 300m de natação 8km de bicicleta e 1,6km de corrida, e marcará o encerramento do triathlon nos Jogos.

Copa Continental de Triathlon
O fim de semana também terá uma disputa internacional em solo brasileiro. Matheus Martinhaki, Pedro Henrique Gomes, Alice Forti Tinelli, Roberto Licheski e Renan Antônio Bot serão os representantes da Escolinha na Copa Continental de Triathlon, em Brasília, neste domingo (18). A competição reúne alguns dos triatletas mais rápidos das Américas para a prova na modalidade sprint, e vale pontos para o ranking internacional.
"É uma prova muito forte, de alto nível técnico, e todos estão bem preparados, depois desse período incial de treinos. A expectativa é de ótimos resultados em Brasília" avalia Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Formando Campeões
Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

Comentários

Postagens mais visitadas