Comida di Buteco completa 20 anos de existência
De 12 de abril a 12 de maio acontece o
Concurso Comida di Buteco, que tem como
missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA
COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” .
Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas
décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente
conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo
Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado
em 21 cidades e desde 2016 elege também
o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos
, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do
Concurso.
Um movimento
nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz
Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram
contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um
grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de
raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do
ano ( abril/maio) em todas as cidades,
num esforço de demarcação de ABRIL como
MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à
esse ícone da sociabilidade brasileira:
o Buteco.
Um modelo de negócios
de impacto
O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é
ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como
matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”, que não paga para
participar; a indústria como a
grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco
(gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se
formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o público do
Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em
que o buteco está inserido.
Ele é o primeiro
concurso do gênero no país
Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:
o
21 cidades de
Norte a Sul do País
o
5.163 mil butecos
o
4.868 milhões
de votos
o
3.534 milhões
de petiscos vendidos
o
41.796 mil
empregos gerados
o
80 milhões de
pessoas impactadas
o
R$ 500.892
milhões em mídia espontânea
“ Eu fico muito
impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a
realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e
restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” ( Paulo Solmucci –
Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes )
Sua mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!
Na primeira etapa , em cada uma das cidades, os
butecos pré-selecionados apresentam
os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de
jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e
temperatura da bebida) . O petisco leva
70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O
voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados,
escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada
cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento,
temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da
sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e
premiado no mês de Julho.
Buteco com “u”,
o perfil dos participantes
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados
pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à
frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se
originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na
maioria das vezes , outras pessoas da família
do dono trabalham ali também.
A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS
|
|||
REGIÃO SUDESTE
|
|||
Minas Gerais
|
Belo Horizonte
|
||
Juiz de Fora
|
|||
Montes Claros
|
|||
Uberlândia
|
|||
Poços de Caldas
|
|||
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano )
|
|||
São Paulo
|
São Paulo Capital
|
||
Campinas, Jaguariúna
|
|||
Ribeirão Preto
|
|||
São José do Rio Preto
|
|||
Rio de Janeiro
|
Rio Capital e Baixada Fluminense
|
||
REGIÃO NORDESTE
|
|||
Bahia
|
Salvador e Lauro de Freitas
|
||
Pernambuco
|
Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
|
||
Ceará
|
Fortaleza
|
||
REGIÃO NORTE
|
|||
Amazonas
|
Manaus
|
||
Pará
|
Belém e Ananindeua
|
||
REGIÃO SUL
|
|||
Santa
Catarina
|
FFLFlorianópolis
|
||
Rio Grande do Sul
|
Porto Alegre e Canoas
|
||
Paraná
|
Curitiba
|
||
REGIÃO CENTRO-OESTE
|
|||
Distrito Federal
|
Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga
|
||
Goiás
|
Goiânia e Aparecida de Goiânia
|
||
Patrocinadores 2019
O Comida di Buteco é
100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como
plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante
paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos
patrocinadores.
Empresas patrocinadoras em São Paulo
Apresentador: Perdigão
Patrocinadores: Coca Cola, Mc Cain
Banco Oficial: Santander/Getnet
Apoiadores: Reserva 51, Trident, Chandon, Président, Zero
Cal, Abrasel, Novotel Jaraguá, Grand Mercure , Jornal Metro, Rádio Globo, J
Chebly, Prefeitura de São Paulo/SPTuris, Museu da Casa Brasileira/Secretaria de
Cultura do Estado de SP, Bares SP, Zoom, FAM, Dickies
Promoção: Globo
Banco Oficial: Santander/Getnet
Esta
iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como
objetivo associar
a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente,
gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos
restaurantes e bares, até o consumidor final.
“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza
o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma
Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações
Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa
proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma
grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia
geradora de empregos e renda.”
Durante o
período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes,
inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque
nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.
Clientes Santander que efetuarem o
pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no
valor da batata
frita
participante do concurso.
Comentários
Postar um comentário