Prêmio eSports Brasil divulga indicados nas categorias técnicas e anuncia mudanças
Com foco nas questões relevantes para as comunidades de games e de eSports no Brasil, PeB avança no processo de evolução da premiação
A criação de duas categorias exclusivas para mulheres em 2021, por exemplo, foi efetiva na ampliação da representatividade feminina. Nesse movimento, o Prêmio saiu de três mulheres indicadas em 2020 para 18 indicadas em 2021. Embora as iniciativas indiquem sucesso na última edição, os organizadores do PeB reconhecem que é preciso seguir em constante evolução.
Por meio da escuta de representantes da indústria (conversas com a comunidade, players e patrocinadores), os realizadores do Prêmio entenderam que ações concretas precisam continuar sendo implementadas a longo, médio e curto prazos para promover a participação e o envolvimento de grupos plurais.
E com base nisso, para este ano os organizadores decidiram incluir mais três categorias femininas no PeB: Melhor Atleta Feminina de CS:GO, Melhor Atleta Feminina de Valorant e Melhor Atleta Feminina de Rainbow Six Siege.
1ª etapa: o superjúri indica as candidatas e a curadoria do Prêmio verifica as oito candidatas mais votadas por categoria Técnica;
2ª etapa: a votação é aberta ao público em geral por 12 dias para as categorias técnicas (04/11 a 16/11) e, das oito candidatas selecionadas por categoria, a mais votada em cada uma delas será automaticamente uma finalista;
3ª etapa: o superjúri seleciona mais duas finalistas para compor o pódio.
4ª etapa: o superjúri elege a vencedora de cada categoria escolhendo uma entre as três finalistas.
Nas três novas categorias serão premiadas as melhores atletas profissionais brasileiras ou atuantes no Brasil, do gênero feminino, que competiram profissionalmente em pelo menos um campeonato profissional de CS:GO, Valorant e Rainbow Six Siege. O desempenho técnico e esportivo deverá ser analisado durante o período explicitado no item do Artigo 3° do regulamento (o link está no final deste texto). A divulgação dos nomes do superjúri das novas categorias e dos nomes das indicadas será feita em breve.
“Estamos atentos à importância de estar sempre atualizando o Prêmio. Nosso foco não está apenas nos ajustes das regras e na ampliação das categorias de indicados e indicadas, mas também na escuta. Queremos que as críticas e sugestões sejam acolhidas para nos orientar no nosso contínuo processo de renovação", enfatizou Marina Stoll, a nova head do projeto que chegou em agosto deste ano para liderar a premiação.
A atualização das regras, a diversidade e a inclusão também estão entre as prioridades do PeB, que anunciou a criação de um Comitê de Diversidade para orientar sobre estas pautas já a partir de 2022. A proposta é que o grupo amplie as questões da comunidade e instrua os organizadores na construção de um prêmio ainda mais diverso e inclusivo. O PeB quer se renovar sem perder a sua essência, que se baseia na ética, na autonomia e na isenção do superjúri na tomada de decisões.
“Queremos ouvir e amplificar a voz das comunidades de games e de eSports no Brasil para atualizar o Prêmio e impulsionar o processo de transformação. Nossa meta é melhorar cada vez mais e, de forma transparente, aproximar o Prêmio da comunidade,” afirmou Marina Stoll.
Como é feita a votação:
1ª etapa: o superjúri indica os candidatos e a curadoria do Prêmio seleciona oito candidatos por categoria Técnica;
2ª etapa: a votação é aberta ao público em geral por 17 dias para as categorias técnicas (22/10 a 07/11) e, desses oito candidatos selecionados por categoria, o mais votado em cada uma delas será automaticamente um finalista;
3ª etapa: o superjúri seleciona mais dois finalistas para compor o pódio.
4ª etapa: o superjúri elege o vencedor de cada categoria escolhendo um entre os três finalistas.
Fazem parte do Prêmio, ainda, as categorias abaixo, denominadas como semipopulares:
Melhor Organização;
Melhor Jogo;
Melhor Streamer;
Melhor Caster.
A premiação das categorias semipopulares é dividida em duas etapas:
1ª etapa: a votação é aberta ao público que, por meio do voto popular na Plataforma, indica possíveis candidatos para cada categoria semipopular. Além do público, participam desta etapa os membros do superjúri, indicando até oito nomes por categoria, e o júri composto por Portais de eSports, que também indicam até oito nomes por categoria.Os votos são realizados diretamente no site da Plataforma oficial do Prêmio e o público poderá votar quantas vezes quiser nesta etapa.
2ª etapa: a curadoria do Prêmio eSports Brasil seleciona os cinco candidatos mais votados em cada um dos três grupos da 1ª etapa: público, superjúri e Portais. Os indicados (15) são ranqueados de acordo com a quantidade de votos recebidos e recebem a pontuação da tabela disponível no regulamento.
Após a divulgação dos finalistas, o júri composto por Portais deverá votar em um entre os cinco finalistas para decidir o vencedor. O finalista que receber mais votos nesta etapa será o campeão de sua respectiva categoria. O campeão somente será revelado durante a cerimônia de premiação do Prêmio eSports Brasil.
Categoria Popular
Um dos prêmios mais celebrados, o Craque da Galera tem votação 100% popular e foi criado para, com base na opinião do público, homenagear o melhor atleta profissional de esporte eletrônico. A votação popular começou no dia 22 de outubro. A premiação das categorias Populares será dividida em duas etapas:
1ª etapa: a votação é aberta ao público que, por meio do voto popular na Plataforma, indica possíveis candidatos para cada categoria Popular;
2ª etapa: a curadoria do Prêmio selecionará os cinco candidatos mais votados na 1ª etapa e o público votará, durante o período estabelecido no item 10 do regulamento, para escolher o finalista.
Personalidade do Ano
Na categoria denominada “Personalidade do Ano”, não são considerados os desempenhos técnico ou esportivo dos indicados, mas sim a sua contribuição para o desenvolvimento das indústrias de games e de esporte eletrônico no Brasil. Podem ser indicados atletas profissionais, streamers, integrantes da indústria no setor ou qualquer pessoa física, independente do gênero (masculino, feminino ou quaisquer outros), que tenha desempenhado papel relevante para o desenvolvimento do mercado de games e do eSports no Brasil durante o período explicitado no item b do Artigo 3.
Novas categorias
Os detalhes das regras, do superjúri e da votação das novas categorias incluídas no Prêmio, CS:GO, Valorant e R6 Femininas, serão divulgados ainda nesta semana. Aguarde!
Para acompanhar as outras datas e votar, é só visitar o site e seguir as redes sociais do PeB.
Veja o regulamento do Prêmio: https://premioesportsbrasil.com.br/regulamento
Comentários
Postar um comentário