Lucia Santaella, Rene Silva, Serginho Groisman, Martha Gabriel, Augusto Cury, Gil Giardelli, Tião Rocha são alguns dos destaques da Bett Brasil 2023

 


Evento que acontece de 9 a 12 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo, apresenta programação de conteúdo

com a participação de profissionais que são referências em áreas como educação, cultura, esporte e literatura

Bett Brasil, maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, que será realizada de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, confirma a participação de renomados profissionais e especialistas nas palestras do Congresso Bett Brasil, que acontecem durante os quatro dias de evento. 

Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, apresentará a palestra “Vozes que Conectam”, no dia 10 de maio, às 17h, com a participação especial do apresentador do Altas Horas (Rede Globo), Serginho Groisman. Ele vem para o evento como parte do Movimento LED - Luz na Educação, que é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho. Também no dia 10 de maio, às 17h, Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil e premiada palestrante internacional apresentará a palestra “Inteligência Artificial: impactos na educação”. 

O jornalista Iberê Thenório marcará presença no evento com a palestra “O que eu aprendi construindo um submarino”, no dia 9 de maio, às 17h. Ele é um dos criadores do canal Manual do Mundo no Youtube, que soma mais de 17,5 milhões de inscritos e é um dos maiores do mundo a abordar Ciência e Tecnologia. 

Outro destaque desta edição da Bett Brasil será a palestra inspiradora “Quem ousa, vence!”, ministrada pelo jogador Cafu, capitão da Seleção Brasileira de Futebol no pentacampeonato de 2002. A palestra será no dia 12, às 17h, junto com a Mariah Morais, jornalista, escritora e presidente do Instituto Brilhante. Mariah foi a primeira mulher a comentar partidas de futebol na televisão brasileira. 

Juntam-se à lista de confirmados Augusto Cury, psiquiatra, escritor e idealizador da Escola da Inteligência, com a palestra “Gestão da emoção para o mercado de trabalho: como se tornar um profissional emocionalmente mais saudável”, no dia 10 de maio, às 17h; Enio Ohmaye, CXO da EF Education First e ex-cientista da Apple, apresentará a palestra “O paradoxo da IA na Educação: por que a tecnologia é tanto o problema como a solução", no dia 11 de maio, às 17h; Adriana Fóz discutirá o tema “Escolas mobilizando pais e alunos pela aprendizagem e saúde mental”, no dia 10 de maio, às 17h; Amanda Costa, fundadora e diretora executiva do Instituto Perifa Sustentável, palestrará sobre “Justiça climática, racismo ambiental e crise ecológica. O que está acontecendo com o mundo?”, no dia 12 de maio, às 17h.

 

ChatGPT, Minecraft, Fake News, Saúde Mental e muito mais

Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação da Unicamp, é uma das palestrantes que traz para a Bett Brasil um dos temas centrais para a educação brasileira: saúde mental e a avaliação psicológica de adolescentes. No painel, que acontecerá dia 10, às 14h30, Vinha vai abordar também questões relacionadas aos recentes ataques que aconteceram em escolas no país. 

Discussão atual e essencial para a Educação, o uso da Inteligência Artificial e do ChatGPT nas escolas e instituições de ensino não poderia deixar de ser uma das temáticas mais aguardadas do evento. Os especialistas da Microsoft BrasilVera Cabral, diretora EDU-Skilling, e Ricardo Wagner, diretor de Marketing e Operações, apresentarão o painel “ChatGPT e Open AI… a transformação da educação agora se impõe”, no dia 9, às 10h30.

Já no dia 12, às 15h30, acontecerá o painel “ChatGPT: Herói ou Vilão?”, com a participação de Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais da SAS - Plataforma de Educação, Ivan Seidel Gomes, Chief Product Officer da Layers Education, e Erika Iagallo, da consultoria “O Poder Da Colaboração”.

Outro assunto que terá espaço no evento é a gamificação na educação. Um exemplo é a participação do professor, mestre e doutor sobre aplicação de videogames na educação e comunicação pela ECA-USP, Francisco Tupy, que participará do painel “É possível jogar, engajar e aprender ao mesmo tempo?”, junto com o Tiago Eugênio, cofundador e diretor executivo da Plataforma Educacional Neurons e fundador do Aula Em Jogo, e Paula Manzotti Scramin, sócia da Kailo Desenvolvimento Humano. O painel será no dia 9, às 14h.

Tupy é um dos consultores do projeto educacional “A Terra Não Minerável”, que será apresentado pela primeira vez ao público durante a Bett Brasil. A ideia é ensinar e conscientizar sobre a preservação das terras indígenas com a criação de um mapa inédito no Minecraft, jogo mais vendido do mundo. 

educação midiática nas escolas também será amplamente debatida na Bett Brasil. Alexandre Le Voci Sayad, conselheiro da Bett Brasil, diretor da ZeitGeist (Educação, Cultura e Mídia) e copresidente da aliança internacional da UNESCO para educação midiática, a UNESCO MIL Alliance, conduzirá três painéis que vão abordar como a  disseminação de fake news devem ser tratadas nas escolas, bem como o olhar sobre as redes sociais e a importância da educação midiática pelos educadores. Os painéis contarão com as participações de Patricia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta; Beto Silva, editor da revista Isto É Dinheiro; Sandhra Cabral, jornalista e CEO da Educar para Ser Grande; Alessandra Borelli, sócia e CEO da Opice Blum Academy, e Januaria Cristina Alves, diretora da Entrepalavras Produção de Textos.

A Bett Brasil 2023 receberá ainda especialistas em Educação e Tecnologia, reconhecidos no Brasil e no exterior. Entre eles:

Luciano Meira, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia, professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco e professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados), do Recife. Meira foi o único palestrante brasileiro na Bett UK, maior evento de Educação e Tecnologia do mundo.

O mineiro Tião Rocha, idealizador e diretor-presidente do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, antropólogo, educador popular, folclorista. 

Dado Schneider, doutor em Comunicação pela PUC/RS, professor, pesquisador, conselheiro de empresas e palestrante nacional e internacional. Foi o criador da marca Claro e evangelista digital do Magalu em sua virada digital.

Gil Giardelli, professor, colabora com a Fundação Dom Cabral, PUC/RS, ESPM, Insper, e nos últimos anos lecionou nos MBAs da ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR e da INEPAD-USP. Lecionou como professor convidado em Stanford University, Imperial College e MIT. Faz parte do MediaX da Universidade de Stanford, onde pesquisa o impacto da inovação, o futuro do trabalho, Robots e Humanóides e a transformação digital no mundo dos negócios. 

Lucia Santaella, pesquisadora 1A do CNPq e professora titular da PUC-SP. Foi pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Publicou 54 livros e organizou 29, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). 

Rossandro Klinjey, cofundador e embaixador da Educa, é psicólogo, palestrante e escritor especializado em saúde mental e desenvolvimento humano. Klinjey é professor do mestrado em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoal na PUC-RS e professor convidado do curso de Felicidade da UNICAMP (SP). Consultor da Rede Globo em assuntos relacionados a comportamento, educação e família e colunista da Rádio CBN, onde apresenta as colunas "O Divã de Todos Nós" e "Saúde Integral".

Edgard Gouveia, diretor da Epic Treinamento e Desenvolvimento Humano. Palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia, onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oasis.

Sidnei Shibata, responsável pela operação da Khan Academy na América Latina, tem como objetivo disseminar a plataforma como um recurso educacional suplementar para redes, professores e estudantes. Traz experiências das indústrias de telecomunicações, tecnologia e consultoria em empresas nacionais e multinacionais. 

 

Bett Brasil 2023

Data: 9 a 12 de maio.

Local: Transamerica Expo Center (São Paulo).

Horário: 9 às 19 horas.

Site: Bett Brasil

Agenda/Programação Completa: Clique aqui

Comentários