Lançamento de cosméticos naturais cresce 23% entre 2018 e 2022

 



57% dos brasileiros se interessam pelos ingredientes utilizados na composição dos produtos, segundo estudo da Mintel

Os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) com ativos naturais estão conquistando o mercado nacional. De acordo com o levantamento da Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, o número de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes verdes ou orgânicos, por exemplo, lançados no Brasil aumentou em 23,1% no período de 2018 a 2023.

“No mercado brasileiro, os consumidores têm se mostrado cada vez mais interessados por produtos que contenham ingredientes naturais e/ou orgânicos. E se, até então, esses produtos eram ‘nichados’ e restritos a empresas de pequeno porte, hoje em dia, mesmo marcas grandes e multinacionais têm passado a empregar mais ingredientes verdes em suas fórmulas”, explica Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, empresa global de pesquisa de mercado.  

Entre os motivos que têm impulsionado esse movimento está o comportamento dos consumidores que buscam utilizar produtos de marcas com compromissos socioambientais e também a atenção com o bem-estar. “O interesse dos brasileiros por produtos formulados com ingredientes naturais e veganos está conectado em sua preocupação com a saúde, mas também no desejo por escolher marcas e produtos alinhados aos seus valores pessoais”, ressalta Caridad.

A executiva ainda acrescenta que ”um estudo publicado pela Mintel em 2021 e intitulado ´Tendências em Ingredientes de Beleza e Cuidados Pessoais´, mostrou que 57% dos brasileiros que se interessam pelos ingredientes empregados nesses produtos se mostram preocupados que determinados ingredientes possam ser prejudiciais à saúde, enquanto 36% dos entrevistados afirmaram que pesquisam esses ingredientes para ter certeza de que são de origem ética, como, por exemplo, se são veganos e de comércio justo”.

Tendências

Cosméticos naturais, tecnologias verdes e processos de sustentabilidade estão entre as tendências do mercado mundial de cosméticos. No mês de setembro, os temas serão um dos pilares do evento líder de matérias-primas e ingredientes para produtos de beleza, perfumaria e cuidados pessoais na América Latina, a in-cosmetics Latin América, nos dias 27 e 28, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O tradicional evento reúne as principais empresas formuladoras do setor, químicos, formuladores, profissionais de marketing e de P&D da indústria de cosméticos e é vitrine de ingredientes e tecnologias que vão influenciar as criações nos próximos anos e os novos rumos do mercado. 

“A edição deste ano tem como foco ‘Ciência e sustentabilidade’ e mais do que um reflexo do atual momento do mercado, buscamos impulsionar a programação em que visitantes poderão ouvir de especialistas nacionais os caminhos da indústria rumo a um futuro mais verde. No espaço expositivo, será possível encontrar fornecedores, com produtos e soluções naturais.  Além disso, contaremos, pela primeira vez, com o Green Ingredient Awards, premiação para reconhecer o ingrediente verde destaque do evento e estimular o mercado”, conta Barbara Robles, gerente de marketing do evento.

O Brasil é considerado o 4º maior mercado consumidor do mundo no setor de HPPC. Em 2022, o País movimentou US$ 26,9 bilhões em cosméticos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 

Serviço

in-cosmetics Latin America

Data: 27 e 28 de setembro

Local: Expo Center Norte

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