GameCon promove painéis, palestras e workshops sobre o universo gamer
De 7 a 9 de
novembro a GameTalks vai reunir grandes nomes do mercado para debater temas
relacionados ao eSport

De 7 a 9 de novembro, a GameCon
realiza, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, a GameTalks,
uma série de painéis, palestras e workshops sobre o universo gamer.
Participam do debate grandes nomes do mercado como Leo Di Biase, CEO da
ESL Brasil; Beto Vides, fundador da eBrainz; Alessandra Dutra, psicóloga da Red
Canids e preparadora mental do Comitê Olímpico Brasileiro, Roberto Iervolino,
CEO da Riot Games no Brasil.
Também estarão presentes os ministros da Cultura e dos Esportes,
representantes da Secretaria de Esporte Turismo e Lazer do Distrito Federal,
representantes de times e da mídia especializada.
A proposta é reunir empresas, agências, jornalistas, formadores de
opinião e entusiastas com o objetivo de fomentar o mercado nacional. Uma
oportunidade única para troca de experiências e compartilhamento de informações
sobre o tema fora do eixo Rio-São Paulo.
“O eSports é um fenômeno global e o Brasil, que possui a 3ª maior massa
de entusiastas do segmento, é protagonista neste cenário. A GameTalks oferece
ao público de Brasília uma oportunidade inédita e única de acompanhar debates e
discussões entre os maiores nomes do mercado, seja para conhecer ou aprofundar
conhecimento sobre o esporte eletrônico”, resume Théo Azevedo, curador da
GameCon.
Tão importante quanto jogar
é falar sobre jogos
O mercado de games está em ampla expansão no Brasil e no mundo. No país são 7,8 milhões de
entusiastas de eSports, ou seja, pessoas que assistem a torneios mais de uma
vez por mês), o que nos deixa atrás apenas da China e dos EUA. Trata-se de uma audiência
de 17,7 milhões de pessoas, equivalente a 8,5% da população brasileira.
No Brasil 75,5% da população joga em diferentes plataformas, sendo que
26,4% destes, se consideram “gamers”. Entre os jogadores as mulheres são
maioria, representando 58,9% da comunidade. Em relação a faixa etária, 35,2%
dos entrevistados têm entre 25 a 34 anos de idade e 32,7% têm entre 35 a 54
anos.
O evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro com entrada
gratuita mediante inscrição pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/gametalks).
A GameTalks tem patrocínio da Vivo via Lei de Incentivo à Cultura do
Distrito Federal.
Programação
Quarta-feira – 07 de novembro
9:00 – Coffee Break / Networking
10:00 - O futuro do eSport no Brasil
Segundo a Newzoo, há no Brasil 7,8 milhões de
entusiastas dos eSports, o que nos deixa atrás apenas de China e Estados
Unidos. O Brasil já é sede de grandes torneios e filiais de empresas do
segmento, e vê cada vez mais marcas não-endêmicas querendo entrar no jogo. E
daqui pra frente, o que esperar do eSport na região?
Participantes: Leo de Biase (ESL), Carlos Fonseca
(CNB), Roberto Lervolino (RIOT- LOL), Cleber Fonseca (CNB)
11:00 - eSport: É esporte ou não?
Enquanto os Jogos de Paris 2024 discutem a inclusão
do eSports como esporte demonstração, em nações como a Coreia do Sul os pro
players já são considerados atletas. No Brasil, ainda é um debate em andamento
e cujos benefícios e oportunidades, caso o eSport torne-se oficialmente, um
esporte, ainda não estão claros.
Participantes: Representante do Ministério do Esporte,
representante da Secretaria do Esporte do Distrito Federal, Dra. Kátia Rubio
12:00 - Intervalo
14:00 - Quem é o gamer Brasileiro: Comportamento,
tendências e consumo
Em sua 5ª edição, a Pesquisa Game Brasil monta um
painel para traçar o cenário atual do mercado de games: 75,5% dos brasileiros
jogam, seja como for - celular, videogame, computador ou mesmos jogos de cartas
ou tabuleiro. A pesquisa aponta ainda diversas abordagens dos hábitos de
consumo nas principais plataformas de jogos no país onde todo mundo joga.
Entenda, afinal, quem é o jogador brasileiro.
Participante: Guilherme Camargo (Sioux)
15:00 - Porque as grandes marcas devem investir no
eSport
Num contexto em que é cada vez mais desafiador para
a publicidade e a propaganda impactarem as gerações mais jovens, o eSport
representa uma oportunidade e tanto, especialmente para as marcas
não-endêmicas, ou seja, aquelas que não fazem parte do universo de games.
Participantes: Beto Vides (E-brainz), Lucas Marduk (Webedia), Daniela
Branco (CyberStars)
16:00 – Coffee Break
16:30 - Todo mundo joga
Celular, PC, videogame, tabuleiro, cartas ou mesmo
nas ruas: todo mundo joga. Os eSports são apenas uma das modalidades entre
tantas que englobam a atividade de jogar. No mundo gamificado dos dias atuais,
que oportunidades existem para explorar?
Participantes: Théo Azevedo, Marcelo Minutti,
Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão
17:30 - Level Up: A evolução técnica do eSport no
Brasil
O Brasil entrou de vez no mapa das grandes
produções do eSport: os torneios sediados por aqui contam com milhares de
pessoas que, ao final, vão para casa encantadas com as estruturas de 1º mundo.
O que poucos vêem são o trabalho envolvido em criar tais experiências
inesquecíveis.
Participantes: Moacyr Alves (Talent Experts) e
Philipp Bomm (Talent Experts)
Quinta-feira – 08 de novembro
9:00 – Coffee Break / Networking
10:00 - Da Psicologia ao Direito: Como é gerir uma
equipe de eSport
Montar e administrar uma equipe de eSport é um
desafio nível Hard. Mais que isso, envolve um trabalho multidisciplinar,
contemplando diferentes especialidades e funções. Muito aos moldes dos times
esportivos, a infra-estrutura dos bastidores é fundamental para assegurar bons
resultados nos gramados - mesmo que virtuais.
Participantes: Alessandra Dutra (Red Canids), Renan
Phillip (Pain), Dr. Felipe Alves Rodrigues
11:00 - Porque as grandes equipes estão se
interessando pelo Brasil
Pro players brasileiros de renome internacional,
como Fallen e Coldzera, que jogam Counter-Strike, colocaram o Brasil na elite
do eSport. Isso, somado a outros fatores como o público apaixonado por jogos,
atraiu olhares das grandes equipes globais para o Brasil. Elas contam porque o
país é a bola da vez.
Participantes: Faze Clan - Ivan Roichman,
Optic Gaming – Leonardo Murakami
12:00 - Intervalo
14:00 - O que as equipes de futebol podem trazer ao
jogo
De olho no público jovem, engajado e apaixonado dos
games, cada vez mais times de futebol investem no eSport, montando equipes com
suas marcas e patrocinando pro players. Quem tem mais a dar: o eSport ao
futebol, ou o futebol ao eSport?
Participantes: Renan Philip (Pain), Frederico
Tannure (Flamengo), Leonardo Di Prado (Santos eSports)
15:00 – O eSport e a mídia
Parte cada vez maior da grade de emissoras
esportivas é dedicada ao eSports. Já há, inclusive, uma disputa entre emissoras
pelos torneios mais populares. Neste painel jornalistas discutem o desafio de
levar o videogame pra telinha.
Participantes: Rodrigo Guerra (ESPN) e Leandro Valentim (Globo)
16:00
– Coffee
Break
16:30
- De ProPlayer a dona do time
Case CherryGumms
Participante: CherryGumms
17:30 - Elas jogam no hard
Mais da metade do público que joga é formado por mulheres e, mesmo
assim, elas ainda sofrem com o assédio online. Conheça o movimento que está
tentando mudar esse jogo e ouça o que eles dizem sobre preconceito, ofensas e
estereótipos
Participantes: Barbara
Gutierrez (Versus), CherryGumms, Daniela Branco
Sexta-feira – 09 de novembro
9:00 - O que
ninguém fala sobre a carreira de ProPlayer
Jogar videogame profissionalmente é o sonho de
muita gente: é uma carreira que promete dinheiro, glamour, viagens... mas será
que é isso mesmo? Conheça o que de fato envolve a decisão de tentar se tornar
um pro player
Participantes: Vivo Keyd
10:00 - É tetrakill!!: Vida de narrador
Sim, narrar e comentar partidas de videogame é uma
profissão. Estas pessoas colocam a voz a serviço da emoção e têm a missão de
traduzir o que acontece no jogo a quem entende ou não. Saiba o que eles fizeram
pra chegar lá.
Participantes:
Toboco e Tixinha
11:00 - Mãe, quero ser streamer
Jogador de futebol? Astronauta? Guitarrista? Que
nada: a profissão mais desejada entre os jovens é a de youtuber. Porém, não se
trata apenas de ligar a câmera e sair falando; é preciso técnica, preparação,
edição, roteiro etc. Venha aprender a melhorar sua performance no vídeo.
Participante: Gordox
Serviço:
Gamecon – Gametalks
Data: 07 a 09 de novembro (quarta a sexta)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental - Brasília, DF
Entrada gratuita. Inscrições pelo www.sympla.com.br/gamecon
Gamecon – Gametalks
Data: 07 a 09 de novembro (quarta a sexta)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental - Brasília, DF
Entrada gratuita. Inscrições pelo www.sympla.com.br/gamecon
Conheça os convidados:
Leo de Biase (ESL)
Com 20
anos de experiência nas áreas de games, eSports e tecnologia foi pioneiro no segmento
das “Lan Houses” no Brasil. Ex-jogador de CS 1.6 e entusiasta dos eSports,
tornou-se referência no mercado para consultas, palestras e narrações. Atualmente é CEO da filial brasileira da ESL, maior empresa do
mundo no ramo de eSports. Anteriormente foi responsável pelas áreas de Consumer
Marketing e Relações Públicas para a América Latina da NVIDIA e trabalhou
também na Bigpoint e Level Up! Games. Para saber mais: https://play.eslgaming.com/brazil/
Carlos Fonseca (CNB)
Administrador
de empresas atuante no mercado de eSports desde 2001. Co-fundador e CEO do CNB
eSports e também de co-fundador do portal de notícias MyCNB. Em 2017
concretizou uma das negociações mais importantes para o eSports mundial
vendendo parte do CNB para o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário e para o
campeão mundial de Poker, André Akkari. É Presidente da Associação Brasileira
de Clubes de eSports - ABCDE, entidade que visa fomentar o segmento
e representar os principais clubes de eSports do Brasil. Para saber mais: https://cnb.gg/o-clube/
Roberto Lervolino
(RIOT/LOL)
Formado
em Engenharia Mecânica, com MBA na Tuck Business School at Dartmouth College. É
CEO da empresa Riot Games no Brasil desde 2013 e atua no desenvolvimento e nas
tomadas de decisões estratégicas da operação brasileira. Com 20 anos de experiência internacional esteve à frente de times globais de marketing em empresas
como The Boston Consulting Group, Philips e Microsoft desenvolvendo estratégias e campanhas de lançamento internacionais de
produtos baseadas no conhecimento do consumidor. Para saber mais: https://www.riotgames.com/pt-br
Cleber Fonseca (CNB)
Profissional
de Propaganda e Marketing, é Co-fundador e Diretor de Operações do CNB eSports, uma das mais famosas
organizações de esportes eletrônicos da América Latina e co-fundador e Diretor Executivo do
portal de notícias MyCNB. É também membro fundador da Associação Brasileira de Clubes de eSports - ABCDE e
Consultor de eSports pela empresa EZ Consultoria , Projetos e Conteúdo. Para saber mais: http://mycnb.uol.com.br
Rodrigo Guerra (ESPN)
Jornalista há 20 anos, trabalhou nos principais
veículos especializados em games no Brasil, tais como a Gamers,
EGM Brasil, Nintendo World e UOL Jogos e fez coberturas internacionais como E3
e Gamescom, além de dezenas de campeonatos internacionais.
Atualmente é editor de eSports na ESPN Brasil, coordena equipes
em São Paulo e no Rio de Janeiro e vem consolidando o veículo como a principal
fonte de informação sobre o cenário esportivo eletrônico. Para saber mais: http://www.espn.com.br/esports/
Beto Vides (E-brainz)
Profissional de Marketing,
Publicidade, Comercial e Tecnologia, sócio fundador e responsável
pela direção geral da E-Brainz Consultoria, a primeira agência
de inovação em negócios por meio de
Games & eSports de São Paulo. Atuou à frente de grandes projetos como o Red
Bull Player One 2017 e o patrocínio da equipe Vivo Keyd Stars. Recentemente
atuou na direção da organização de eSports Pain Gaming e na fundação da
Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE).Para saber mais:http://agenciaebrainz.com.br.
Lucas Marduk (Webedia)
Um dos nomes mais conhecidos entre a comunidade de
Hearthstone. Foi narrador, produtor de conteúdo e jogador profissional do game
de cartas da Blizzard. Autodidata, atualmente é Head de eSports da Webedia, à
frente dos campeonatos do IGN Brasil e do Versus, na coordenação de equipes
para o desenvolvimento de novos produtos, vendas, operação e transmissão de
eventos. Anteriormente foi fundador e CEO da MKTV Conteúdo Digital, empresa de
entretenimento e conteúdo de eSports, de 2013 a 2016. Para saber mais: https://vs.com.br/artigo/de-ajudante-de-pintor-a-empresario-hearthstone-mudou-a-minha-vida
Daniela Branco
(CyberStars)
Formada
em Propaganda e Marketing, é criadora e CEO da agência CyberStars, uma rede de
conexões especializada em games e eSports. Consultora do projeto Vivo Game
Changers na Vice e do projeto Expo Influenciador Digital - Games Edition para a
YDreams, onde também fez a curadoria de conteúdos e captação de patrocínios. Participante
ativa do desenvolvimento do mercado de esportes eletrônicos do Brasil ao lado
dos principais players do ecossistema gamer: ESL, TeamOne, INTZ, RedCanids,
ABCDE, Max5, Twitch, Razer, DxRacer, LG, Ubisoft, entre outros. Para saber mais: https://www.cyberstars.com.br.
Moacyr Alves (Talents
Experts)
Administrador
de Empresas e Bacharelado em Contabilidade, é consultor estratégico para empresas de games há mais de sete anos e palestrante internacional
sobre o eSports no Brasil. Já atuou na Eletronic Sports League (ESL) como
diretor de parcerias; atualmente é diretor de negócios da Agência Talent
Experts, uma empresa de consultoria especializada em e-Sports. É também
presidente da Associação Comercial e Industrial dos Jogos Eletrônicos do Brasil
– Acigames; diretor acadêmico do Brasil para ILAU (International Latin
America University), curador da Campus Party na área de
games e coordenador do curso de Jogos Digitais da Impacta
Faculdades (SP). Para saber mais: https://www.talentexperts.com.br
Alessandra Dutra (Red
Canids)
Mestre
em Psicologia Social pela PUC /SP, especialista em Psicologia do Esporte pelo
Instituto Manoel Fajardo, de Cuba. Uma das coordenadoras de preparação mental
do Comitê Olímpico Brasileiro e de grandes equipes e atletas de alto
rendimento. Pioneira nos estudos sobre Combatividade na Psicologia do Esporte,
recentemente atuou na preparação da equipe de gamers Red Canis. Para saber mais: https://www.maisesports.com.br/psicologa-red-canids/
Filipe Alves Rodrigues
Fundador
e CEO do IGIE Sports, empresa de consultoria e estímulo à autorregulação eficiente do esporte no
Brasil. É também Diretor de Governança da Federação do Estado do Rio de Janeiro
de Esporte Eletrônico – FERJEE; membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e já foi advogado no Comitê Olímpico Brasileiro. Atuou também como professor convidado nas Universidade Veiga de
Almeida, UFRJ e Escola Superior de Advocacia visando introduzir o esports no
currículo das mais variadas formações.
Para saber mais: https://multiversomais.com/2018/07/26/entrevista-filipe-rodrigues-fala-sobre-a-esports-weekend-nova-cartada-da-igie-no-mercado-de-esports/
Guilherme
Camargo (Sioux)
Publicitário,
especialista em consumo e tecnologia é CEO do Sioux Group, agência de
tecnologia interativa, prestação de serviços multidisciplinares e
desenvolvimento de produtos próprios, uma das principais referências em
gamificação, advergames e propulsora de desenvolvimento de jogos no Brasil.
Atua também como professor na pós-graduação da ESPM e coordenador da Pesquisa
Game Brasil. Anteriormente, foi gerente geral da divisão de Games da Microsoft, responsável por trazer a
produção local de consoles e jogos para o Brasil. Para saber mais: www.siouxgroup.com.br.
Barbara Gutierrez
Jornalista
de games e esportes eletrônicos formada em Letras Português e Língua Alemã.
Editora-chefe do Versus - Grupo Webedia, maior site especializado em eSports do
Brasil, atuou também nos sites Omelete, IGN Brasil, UOL Jogos e também já
realizou trabalhos em mídias impressas, como a Revista eSports (Ed. Europa); revista
Mundo Estranho (Ed. Abril), entre outras. Para saber mais: https://vs.com.br/artigo/chegamos
Frederico Tannure
(Flamengo)
Profissional
de Design com Habilitação em Comunicação Visual com Ênfase em Marketing e MBA
em Gestão de Marketing Esportivo. Coordenador de Marketing e Branding do Clube
de Regatas do Flamengo, entrou como designer, passou a analista e, atualmente,
atua no gerenciamento e gestão de eSports junto com a Go4it, na captação direta
dos patrocínios, no atendimento de projetos, na aprovação e fiscalização de
centenas de produtos licenciados do Flamengo, na implementação e padronização
de licenciamento de franquias do Clube, identidade e comunicação visual e,
também, na logística de lançamentos.
Théo Azevedo
Profissional de Comunicação com MBA em Gestão
Empresarial, especialista em videogames, eSports, comunicação e assessoria de
imprensa é um dos curadores da GameCon. Com mais de 21 anos de atuação na
indústria de games atualmente é CEO da Theo Games, empresa de criação de
conteúdo gamer. Profundo conhecedor dos mercados no Brasil e América
Latina, atuou no UOL Jogos, levando-o a se tornar um dos sites especializados
em games mais respeitados do país e a integrar o Game
Critics Awards, considerado o “Oscar dos Videogames”. Participou de
mais de 60 eventos internacionais, incluindo E3, Gamescom, Tokyo Game Show e
Game Developers Conference e foi palestrante em eventos como Campus Party,
SBGames, BiG e Brasil Game Show. Para saber mais: http://www.theogames.biz.
Marcelo Minutti
Um dos Curadores da GameCon, é palestrante,
consultor, mentor, professor e pesquisador nas áreas de inovação, tecnologias
disruptivas, marketing, gamificação e design de negócios. Graduado em
Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, Master’s Certificate
em Gestão de Projetos Digitais, especialização em Social Network Analysis e em Gamification, atua no
mercado de mídia digital há mais
de 20 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil. Em 2016 e 2017, recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica IBMEC
como melhor professor de gestão e inovação na área de soluções corporativas. Como
executivo foi Head de Inovação e Prática Digital da MSL (Publicis Groupe), Diretor de Comunicação Digital na FSB Comunicação e Head de Jogos
Digitais do Portal iG. Também ocupou cargos de liderança em empresas dos
setores financeiro (Bradesco/Unibanco/Itaú), telecomunicações (Brasil
Telecom/Oi) e mídia digital (BrTurbo/iBest/iG). Para saber mais: http://www.marcelominutti.com.br
Renan Philip (paiN
Gaming)
Considerado um dos
profissionais mais atuantes do setor é o atual CEO da paiN Gaming, considerada
a organização de eSports mais influente e envolvente da América Latina e a
quarta em todo o mundo. Possui a primeira equipe brasileira de League of
Legends criada para representar a marca no cenário competitivo. Bacharel em
Direito, anteriormente atuou como diretor geral e vice presidente da Keyd
Gaming e como executivo da Twich e da KaBum Comércio Eletrônico SA. Entre
suas ações nos eSports está liderar equipes, orientar o planejamento
estratégico e de negócios, desenvolver e entrar em novos mercados, gerenciar
jogadores, contas, patrocinadores, marcas, desenvolvedores de
jogos e, também, orientar o processo de criação
de produtos. Para saber mais: https://br.lolesports.com/times/pain-gaming e https://soupain.com.br
Ivan Roichman - FaZe Clan
Gerente Regional para o Brasil da FaZe Clan, uma
das organizações de eSports mais populares do mundo nas mídias sociais. Gamer
desde sempre, autodidata como desenvolvedor de web, músico e também atleta,
após um ano de estudos em Comunicação e Design, aos 21 anos, abriu sua própria
empresa onde atuou no mercado de entretenimento por 7 anos. Em 2017, montou a
Gorilla Cores eSports (equipes de PUBG CSGO e COD) com um sócio investidor dos
EUA. O sucessos das equipes e o trabalho de branding chamaram a atenção FaZe
Clan que adquiriu o time de PUBG e convidou os sócios para ingressarem na
empresa. Hoje conta com a line Campeã Brasileira de R6 e trabalha a expansão
para novas oportunidades.
Leonardo Murakami (Optic
Gaming)
Gerente nacional da OpTic Gaming no Brasil, uma
organização profissional americana de eSports, que tem equipes competindo em
Call of Duty, Counter-Strike: Ofensiva Global, Gears of War, League of Legends,
Overwatch e Battlegrounds do PlayerUnknown. É também fundador do Bootkamp
Gaming, o primeiro Centro de Treinamento profissional em eSports do Brasil e um
dos melhores centros de treinamento colaborativo da américa do sul. A BootKamp
é composta por times profissionais consolidados em diversas modalidades que
representam o país em competições nacionais e internacionais. Para saber mais: http://bootkamp.com.br
Leonardo Di Prado (Santos
eSports)
Após 7 anos empreendendo em Engenharia, em 2016,
conheceu o e-Sports na BGS e decidiu mergulhar de cabeça no ramo. Após um ano
atuando na gestão da Team One e-Sports, onde conseguiu conquistar o Brasil nas
duas principais modalidades (CS:GO e League of Legends), decidiu criar a
empresa Select e-Sports Management empresa com foco na Gestão em e-Sports e
enfrentar desafios maiores. Hoje atua à frente do projeto do Santos FC, fazendo
a gestão do Santos e-Sports. Para saber mais: https://www.santosfc.com.br/category/esports/
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