GameCon promove painéis, palestras e workshops sobre o universo gamer



De 7 a 9 de novembro a GameTalks vai reunir grandes nomes do mercado para debater temas relacionados ao eSport



De 7 a  9 de novembro, a GameCon realiza, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, a GameTalks, uma série de painéis, palestras e workshops sobre o universo gamer.
Participam do debate grandes nomes do mercado como Leo Di Biase, CEO da ESL Brasil; Beto Vides, fundador da eBrainz; Alessandra Dutra, psicóloga da Red Canids e preparadora mental do Comitê Olímpico Brasileiro, Roberto Iervolino, CEO da Riot Games no Brasil.
Também estarão presentes os ministros da Cultura e dos Esportes, representantes da Secretaria de Esporte Turismo e Lazer do Distrito Federal, representantes de times e da mídia especializada.
A proposta é reunir empresas, agências, jornalistas, formadores de opinião e entusiastas com o objetivo de fomentar o mercado nacional. Uma oportunidade única para troca de experiências e compartilhamento de informações sobre o tema fora do eixo Rio-São Paulo.
“O eSports é um fenômeno global e o Brasil, que possui a 3ª maior massa de entusiastas do segmento, é protagonista neste cenário. A GameTalks oferece ao público de Brasília uma oportunidade inédita e única de acompanhar debates e discussões entre os maiores nomes do mercado, seja para conhecer ou aprofundar conhecimento sobre o esporte eletrônico”, resume Théo Azevedo, curador da GameCon.

Tão importante quanto jogar é falar sobre jogos
O mercado de games está em ampla expansão no Brasil e  no mundo. No país são 7,8 milhões de entusiastas de eSports, ou seja, pessoas que assistem a torneios mais de uma vez por mês), o que nos deixa atrás apenas da China e dos EUA. Trata-se de uma audiência de 17,7 milhões de pessoas, equivalente a 8,5% da população brasileira.
No Brasil 75,5% da população joga em diferentes plataformas, sendo que 26,4% destes, se consideram “gamers”. Entre os jogadores as mulheres são maioria, representando 58,9% da comunidade. Em relação a faixa etária,  35,2% dos entrevistados têm entre 25 a 34 anos de idade e 32,7% têm entre 35 a 54 anos.

O evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro com entrada gratuita mediante inscrição pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/gametalks).
A GameTalks tem patrocínio da Vivo via Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal.
Programação
Quarta-feira – 07 de novembro

9:00 – Coffee Break / Networking

10:00 - O futuro do eSport no Brasil
Segundo a Newzoo, há no Brasil 7,8 milhões de entusiastas dos eSports, o que nos deixa atrás apenas de China e Estados Unidos. O Brasil já é sede de grandes torneios e filiais de empresas do segmento, e vê cada vez mais marcas não-endêmicas querendo entrar no jogo. E daqui pra frente, o que esperar do eSport na região?

Participantes: Leo de Biase (ESL), Carlos Fonseca (CNB), Roberto Lervolino (RIOT- LOL), Cleber Fonseca (CNB)

11:00 - eSport: É esporte ou não?
Enquanto os Jogos de Paris 2024 discutem a inclusão do eSports como esporte demonstração, em nações como a Coreia do Sul os pro players já são considerados atletas. No Brasil, ainda é um debate em andamento e cujos benefícios e oportunidades, caso o eSport torne-se oficialmente, um esporte, ainda não estão claros.

Participantes: Representante do Ministério do Esporte, representante da Secretaria do Esporte do Distrito Federal, Dra. Kátia Rubio

12:00 - Intervalo

14:00 - Quem é o gamer Brasileiro: Comportamento, tendências e consumo
Em sua 5ª edição, a Pesquisa Game Brasil monta um painel para traçar o cenário atual do mercado de games: 75,5% dos brasileiros jogam, seja como for - celular, videogame, computador ou mesmos jogos de cartas ou tabuleiro. A pesquisa aponta ainda diversas abordagens dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos no país onde todo mundo joga. Entenda, afinal, quem é o jogador brasileiro.
Participante: Guilherme Camargo (Sioux)

15:00 -  Porque as grandes marcas devem investir no eSport
Num contexto em que é cada vez mais desafiador para a publicidade e a propaganda impactarem as gerações mais jovens, o eSport representa uma oportunidade e tanto, especialmente para as marcas não-endêmicas, ou seja, aquelas que não fazem parte do universo de games.
Participantes: Beto Vides (E-brainz), Lucas Marduk (Webedia), Daniela Branco (CyberStars)

16:00 – Coffee Break

16:30 - Todo mundo joga
Celular, PC, videogame, tabuleiro, cartas ou mesmo nas ruas: todo mundo joga. Os eSports são apenas uma das modalidades entre tantas que englobam a atividade de jogar. No mundo gamificado dos dias atuais, que oportunidades existem para explorar?
Participantes: Théo Azevedo, Marcelo Minutti, Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão


17:30 -  Level Up: A evolução técnica do eSport no Brasil
O Brasil entrou de vez no mapa das grandes produções do eSport: os torneios sediados por aqui contam com milhares de pessoas que, ao final, vão para casa encantadas com as estruturas de 1º mundo. O que poucos vêem são o trabalho envolvido em criar tais experiências inesquecíveis.
Participantes: Moacyr Alves (Talent Experts) e Philipp Bomm (Talent Experts)


Quinta-feira – 08 de novembro

9:00 – Coffee Break / Networking

10:00 - Da Psicologia ao Direito: Como é gerir uma equipe de eSport
Montar e administrar uma equipe de eSport é um desafio nível Hard. Mais que isso, envolve um trabalho multidisciplinar, contemplando diferentes especialidades e funções. Muito aos moldes dos times esportivos, a infra-estrutura dos bastidores é fundamental para assegurar bons resultados nos gramados - mesmo que virtuais.
Participantes: Alessandra Dutra (Red Canids), Renan Phillip (Pain), Dr. Felipe Alves Rodrigues

11:00 - Porque as grandes equipes estão se interessando pelo Brasil
Pro players brasileiros de renome internacional, como Fallen e Coldzera, que jogam Counter-Strike, colocaram o Brasil na elite do eSport. Isso, somado a outros fatores como o público apaixonado por jogos, atraiu olhares das grandes equipes globais para o Brasil. Elas contam porque o país é a bola da vez.
Participantes: Faze Clan - Ivan Roichman, Optic Gaming – Leonardo Murakami

12:00 - Intervalo

14:00 - O que as equipes de futebol podem trazer ao jogo
De olho no público jovem, engajado e apaixonado dos games, cada vez mais times de futebol investem no eSport, montando equipes com suas marcas e patrocinando pro players. Quem tem mais a dar: o eSport ao futebol, ou o futebol ao eSport?
Participantes: Renan Philip (Pain), Frederico Tannure (Flamengo), Leonardo Di Prado (Santos eSports)

15:00 – O eSport e a mídia
Parte cada vez maior da grade de emissoras esportivas é dedicada ao eSports. Já há, inclusive, uma disputa entre emissoras pelos torneios mais populares. Neste painel jornalistas discutem o desafio de levar o videogame pra telinha.
Participantes: Rodrigo Guerra (ESPN) e Leandro Valentim (Globo)

16:00 – Coffee Break

16:30 - De ProPlayer a dona do time
Case CherryGumms
Participante: CherryGumms

17:30 - Elas jogam no hard
Mais da metade do público que joga é formado por mulheres e, mesmo assim, elas ainda sofrem com o assédio online. Conheça o movimento que está tentando mudar esse jogo e ouça o que eles dizem sobre preconceito, ofensas e estereótipos
Participantes: Barbara Gutierrez (Versus), CherryGumms, Daniela Branco

Sexta-feira – 09 de novembro

9:00 -  O que ninguém fala sobre a carreira de ProPlayer
Jogar videogame profissionalmente é o sonho de muita gente: é uma carreira que promete dinheiro, glamour, viagens... mas será que é isso mesmo? Conheça o que de fato envolve a decisão de tentar se tornar um pro player
Participantes: Vivo Keyd

10:00 - É tetrakill!!: Vida de narrador
Sim, narrar e comentar partidas de videogame é uma profissão. Estas pessoas colocam a voz a serviço da emoção e têm a missão de traduzir o que acontece no jogo a quem entende ou não. Saiba o que eles fizeram pra chegar lá.
Participantes: Toboco e Tixinha

11:00 - Mãe, quero ser streamer
Jogador de futebol? Astronauta? Guitarrista? Que nada: a profissão mais desejada entre os jovens é a de youtuber. Porém, não se trata apenas de ligar a câmera e sair falando; é preciso técnica, preparação, edição, roteiro etc. Venha aprender a melhorar sua performance no vídeo.
Participante: Gordox

Serviço:
Gamecon – Gametalks
Data: 07 a 09 de novembro (quarta a sexta)
Local: Centro de Convenções Ulysses  Guimarães - St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental - Brasília, DF
Entrada gratuita. Inscrições pelo www.sympla.com.br/gamecon


Conheça os convidados:
Leo de Biase (ESL) 
Com 20 anos de experiência nas áreas de games, eSports e tecnologia foi pioneiro no segmento das “Lan Houses” no Brasil. Ex-jogador de CS 1.6 e entusiasta dos eSports, tornou-se referência no mercado para consultas, palestras e narrações.  Atualmente é CEO da filial brasileira da ESL, maior empresa do mundo no ramo de eSports. Anteriormente foi responsável pelas áreas de Consumer Marketing e Relações Públicas para a América Latina da NVIDIA e trabalhou também na Bigpoint e Level Up! Games.  Para saber mais: https://play.eslgaming.com/brazil/

Carlos Fonseca (CNB) 
Administrador de empresas atuante no mercado de eSports desde 2001. Co-fundador e CEO do CNB eSports e também de co-fundador do portal de notícias MyCNB. Em 2017 concretizou uma das negociações mais importantes para o eSports mundial vendendo parte do CNB para o ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário e para o campeão mundial de Poker, André Akkari. É Presidente da Associação Brasileira de Clubes de eSports - ABCDE, entidade que visa fomentar o segmento e representar os principais clubes de eSports do Brasil. Para saber mais: https://cnb.gg/o-clube/

Roberto Lervolino (RIOT/LOL) 
Formado em Engenharia Mecânica, com MBA na Tuck Business School at Dartmouth College. É CEO da empresa Riot Games no Brasil  desde 2013 e atua no desenvolvimento e nas tomadas de decisões estratégicas da operação brasileira. Com 20 anos de experiência internacional esteve à frente de times globais de marketing em empresas como The Boston Consulting Group, Philips e Microsoft desenvolvendo estratégias e campanhas de lançamento internacionais de produtos baseadas no conhecimento do consumidor. Para saber mais: https://www.riotgames.com/pt-br
Cleber Fonseca (CNB)
Profissional de Propaganda e Marketing, é Co-fundador e Diretor de Operações do CNB eSports, uma das mais famosas organizações de esportes eletrônicos da América Latina e co-fundador e  Diretor Executivo do portal de notícias MyCNB. É também membro fundador da Associação Brasileira de Clubes de eSports - ABCDE e Consultor de eSports pela empresa EZ Consultoria , Projetos e Conteúdo. Para saber mais: http://mycnb.uol.com.br

Rodrigo Guerra (ESPN)
Jornalista há 20 anos, trabalhou nos principais veículos especializados em games no Brasil,  tais como a Gamers, EGM Brasil, Nintendo World e UOL Jogos e fez coberturas internacionais como E3 e Gamescom, além de dezenas de campeonatos internacionais. Atualmente é editor de eSports na ESPN Brasil, coordena equipes em São Paulo e no Rio de Janeiro e vem consolidando o veículo como a principal fonte de informação sobre o cenário esportivo eletrônico. Para saber mais: http://www.espn.com.br/esports/

Beto Vides (E-brainz)
Profissional de  Marketing, Publicidade, Comercial e Tecnologia, sócio fundador e responsável pela direção geral da E-Brainz Consultoria, a primeira agência de inovação em negócios por meio de Games & eSports de São Paulo. Atuou à frente de grandes projetos como o Red Bull Player One 2017 e o patrocínio da equipe Vivo Keyd Stars. Recentemente atuou na direção da organização de eSports Pain Gaming e na fundação da Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE).Para saber mais:http://agenciaebrainz.com.br.

Lucas Marduk (Webedia)
Um dos nomes mais conhecidos entre a comunidade de Hearthstone. Foi narrador, produtor de conteúdo e jogador profissional do game de cartas da Blizzard. Autodidata, atualmente é Head de eSports da Webedia, à frente dos campeonatos do IGN Brasil e do Versus, na coordenação de equipes para o desenvolvimento de novos produtos, vendas, operação e transmissão de eventos. Anteriormente foi fundador e CEO da MKTV Conteúdo Digital, empresa de entretenimento e conteúdo de eSports, de 2013 a 2016. Para saber mais: https://vs.com.br/artigo/de-ajudante-de-pintor-a-empresario-hearthstone-mudou-a-minha-vida

Daniela Branco (CyberStars)
Formada em Propaganda e Marketing, é criadora e CEO da agência CyberStars, uma rede de conexões especializada em games e eSports. Consultora do projeto Vivo Game Changers na Vice e do projeto Expo Influenciador Digital - Games Edition para a YDreams, onde também fez a curadoria de conteúdos e captação de patrocínios. Participante ativa do desenvolvimento do mercado de esportes eletrônicos do Brasil ao lado dos principais players do ecossistema gamer: ESL, TeamOne, INTZ, RedCanids, ABCDE, Max5, Twitch, Razer, DxRacer, LG, Ubisoft, entre outros. Para saber mais: https://www.cyberstars.com.br.

Moacyr Alves (Talents Experts)
Administrador de Empresas e Bacharelado em Contabilidade, é  consultor estratégico para empresas de games há mais de sete anos e palestrante internacional sobre o eSports no Brasil. Já atuou na Eletronic Sports League (ESL) como diretor de parcerias; atualmente é diretor de negócios da Agência Talent Experts, uma empresa de consultoria especializada em e-Sports. É também presidente da Associação Comercial e Industrial dos Jogos Eletrônicos do Brasil – Acigames; diretor acadêmico do Brasil para ILAU (International Latin America University), curador da Campus Party na área de games e coordenador do curso de Jogos Digitais da Impacta Faculdades (SP). Para saber mais: https://www.talentexperts.com.br

Alessandra Dutra (Red Canids)
Mestre em Psicologia Social pela PUC /SP, especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Manoel Fajardo, de Cuba. Uma das coordenadoras de preparação mental do Comitê Olímpico Brasileiro e de grandes equipes e atletas de alto rendimento. Pioneira nos estudos sobre Combatividade na Psicologia do Esporte, recentemente atuou na preparação da equipe de gamers Red Canis. Para saber mais: https://www.maisesports.com.br/psicologa-red-canids/ 

Filipe Alves Rodrigues
Fundador e CEO do IGIE Sports, empresa de consultoria e estímulo à autorregulação eficiente do esporte no Brasil. É também Diretor de Governança da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico – FERJEE; membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e já foi advogado no Comitê Olímpico Brasileiro. Atuou também como professor convidado nas Universidade Veiga de Almeida, UFRJ e Escola Superior de Advocacia visando introduzir o esports no currículo das mais variadas formações.

Guilherme Camargo (Sioux)
Publicitário, especialista em consumo e tecnologia é CEO do Sioux Group, agência de tecnologia interativa, prestação de serviços multidisciplinares e desenvolvimento de produtos próprios, uma das principais referências em gamificação, advergames e propulsora de desenvolvimento de jogos no Brasil. Atua também como professor na pós-graduação da ESPM e coordenador da Pesquisa Game Brasil. Anteriormente, foi  gerente geral da divisão de Games da Microsoft, responsável por trazer a produção local de consoles e jogos para o Brasil. Para saber mais: www.siouxgroup.com.br.

Barbara Gutierrez
Jornalista de games e esportes eletrônicos formada em Letras Português e Língua Alemã. Editora-chefe do Versus - Grupo Webedia, maior site especializado em eSports do Brasil, atuou também nos sites Omelete, IGN Brasil, UOL Jogos e também já realizou trabalhos em mídias impressas, como a Revista eSports  (Ed. Europa); revista Mundo Estranho (Ed. Abril), entre outras.  Para saber mais: https://vs.com.br/artigo/chegamos

Frederico Tannure (Flamengo)
Profissional de Design com Habilitação em Comunicação Visual com Ênfase em Marketing e MBA em Gestão de Marketing Esportivo. Coordenador de Marketing e Branding do Clube de Regatas do Flamengo, entrou como designer, passou a analista e, atualmente, atua no gerenciamento e gestão de eSports junto com a Go4it, na captação direta dos patrocínios, no atendimento de projetos, na aprovação e fiscalização de centenas de produtos licenciados do Flamengo, na implementação e padronização de licenciamento de franquias do Clube, identidade e comunicação visual e, também, na logística de lançamentos.

Théo Azevedo
Profissional de Comunicação com MBA em Gestão Empresarial, especialista em videogames, eSports, comunicação e assessoria de imprensa é um dos curadores da GameCon. Com mais de 21 anos de atuação na indústria de games atualmente é CEO da Theo Games, empresa de criação de conteúdo gamer. Profundo conhecedor dos mercados no Brasil e América Latina, atuou no UOL Jogos, levando-o a se tornar um dos sites especializados em games mais respeitados do país e a integrar o Game Critics Awards, considerado o Oscar dos Videogames”. Participou de mais de 60 eventos internacionais, incluindo E3, Gamescom, Tokyo Game Show e Game Developers Conference e foi palestrante em eventos como Campus Party, SBGames, BiG e Brasil Game Show. Para saber mais: http://www.theogames.biz.

Marcelo Minutti 
Um dos Curadores da GameCon, é palestrante, consultor, mentor, professor e pesquisador nas áreas de inovação, tecnologias disruptivas, marketing, gamificação e design de negócios. Graduado em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, Master’s Certificate em Gestão de Projetos Digitais, especialização em Social Network Analysis e em Gamification, atua no mercado de mídia digital há mais de 20 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil. Em 2016 e 2017, recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica IBMEC como melhor professor de gestão e inovação na área de soluções corporativas. Como executivo foi Head de Inovação e Prática Digital da MSL (Publicis Groupe), Diretor de Comunicação Digital na FSB Comunicação e Head de Jogos Digitais do Portal iG. Também ocupou cargos de liderança em empresas dos setores financeiro (Bradesco/Unibanco/Itaú), telecomunicações (Brasil Telecom/Oi) e mídia digital (BrTurbo/iBest/iG). Para saber mais: http://www.marcelominutti.com.br

Renan Philip (paiN Gaming)
Considerado um dos profissionais mais atuantes do setor é o atual CEO da paiN Gaming, considerada a organização de eSports mais influente e envolvente da América Latina e a quarta em todo o mundo. Possui a primeira equipe brasileira de League of Legends criada para representar a marca no cenário competitivo. Bacharel em Direito, anteriormente atuou como diretor geral e vice presidente da Keyd Gaming e como executivo da Twich e da KaBum Comércio Eletrônico SA. Entre suas ações nos eSports está liderar equipes, orientar o planejamento estratégico e de negócios, desenvolver e entrar em novos mercados, gerenciar jogadores, contas, patrocinadores, marcas,  desenvolvedores de jogos e, também, orientar o processo de criação de produtos. Para saber mais: https://br.lolesports.com/times/pain-gaming e https://soupain.com.br

Ivan Roichman - FaZe Clan
Gerente Regional para o Brasil da FaZe Clan, uma das organizações de eSports mais populares do mundo nas mídias sociais. Gamer desde sempre, autodidata como desenvolvedor de web, músico e também atleta, após um ano de estudos em Comunicação e Design, aos 21 anos, abriu sua própria empresa onde atuou no mercado de entretenimento por 7 anos. Em 2017, montou a Gorilla Cores eSports (equipes de PUBG CSGO e COD) com um sócio investidor dos EUA. O sucessos das equipes e o trabalho de branding chamaram a atenção FaZe Clan que adquiriu o time de PUBG e convidou os sócios para ingressarem na empresa. Hoje conta com a line Campeã Brasileira de R6 e trabalha a expansão para novas oportunidades.

Leonardo Murakami (Optic Gaming)
Gerente nacional da OpTic Gaming no Brasil, uma organização profissional americana de eSports, que tem equipes competindo em Call of Duty, Counter-Strike: Ofensiva Global, Gears of War, League of Legends, Overwatch e Battlegrounds do PlayerUnknown. É também fundador do Bootkamp Gaming, o primeiro Centro de Treinamento profissional em eSports do Brasil e um dos melhores centros de treinamento colaborativo da américa do sul. A BootKamp é composta por times profissionais consolidados em diversas modalidades que representam o país em competições nacionais e internacionais. Para saber mais: http://bootkamp.com.br

Leonardo Di Prado (Santos eSports) 
Após 7 anos empreendendo em Engenharia, em 2016, conheceu o e-Sports na BGS e decidiu mergulhar de cabeça no ramo. Após um ano atuando na gestão da Team One e-Sports, onde conseguiu conquistar o Brasil nas duas principais modalidades (CS:GO e League of Legends), decidiu criar a empresa Select e-Sports Management empresa com foco na Gestão em e-Sports e enfrentar desafios maiores. Hoje atua à frente do projeto do Santos FC, fazendo a gestão do Santos e-Sports. Para saber mais: https://www.santosfc.com.br/category/esports/

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