Inovações em climatização automotiva e perspectiva econômica otimista são destaques no 2º dia de FEBRAVA



Empresas que fornecem soluções em sistemas de ar-condicionado para o setor automotivo ganham espaço exclusivo na Ilha Temática do AC Automotivo, na  FEBRAVA - 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água. O espaço de 240 m² reúne 12 empresas que apresentam produtos que são destaque em inovação para esse segmento.

Arnaldo Rosa Junior, diretor comercial da TEXA do Brasil comenta que "aproveitamos a oportunidade para mostrar todos os produtos da empresa relacionados à reparação de ar-condicionado automotivo, desde scanners de diagnóstico eletrônico até recicladoras que retiram o gás refrigerante do veículo e recolocá-lo. Recebemos o selo de inovação porque fomos a primeira companhia do mundo a propor uma máquina de reciclagem para CO2 líquido. É um novo sistema para cilindragem acima de 2.4. É a primeira vez que participamos da Febrava, estamos empolgados com essa abertura da feira para o setor automotivo.

Outro exemplo é a Globus Electronics, que mostra aos visitantes as linhas MID, SLIM E NEO 2+, que permitem controle não apenas dos aparelhos de ar-condicionado, mas de outras funções nas cabines. "A vantagem é mais conforto para o usuário. Em veículos agrícolas, é possível controlar limpadores, farol e outros acessórios. Para o motorista, é ergonomicamente mais fácil controlar todo o sistema. Também facilita economia por conta do acionamento de compressores de forma mais exata, acionamento de blowers, etc”, explica o representante comercial Mateus Spatt Pereira.

Para o setor automotivo, ar-condicionado já deixou de ser um item opcional e se tornou de série na maioria dos veículos de passeio. O equipamento também ganhou espaço nas frotas de caminhões e em tratores e máquinas agrícolas. A opinião é de Sérgio Eugênio da Silva, presidente do Departamento Nacional de Ar-Condicionado Automotivo da ABRAVA. Durante a palestra “Oportunidades do setor e reparação consciente passa por proteção ambiental”, na Arena do Conhecimento, que acontece em paralelo à Febrava 2019, Silva detalhou o bom momento do segmento e lembrou que as mudanças climáticas são o principal fator.

“O consumidor também passou a aceitar melhor o equipamento e já exige sua instalação de fábrica”, disse Silva. “Até mesmo as grandes transportadoras perceberam que seus motoristas têm menos estresse e trabalham com melhor qualidade se o caminhão for equipado com ar-condicionado. E na área rural, uma lei determina que tratores e máquinas têm que ter cabines refrigeradas”. Diante deste quadro Silva conseguiu convencer a diretoria da ABRAVA a criar o DN Ar-Condicionado Automotivo. “O setor não tinha voz e nem representatividade. Mas isso mudou, tanto que a Ilha da Cadeia Automotiva é um sucesso na Febrava, e deverá crescer muito na próxima edição da feira”.


Eficiência é fundamental no desenvolvimento AVAC-R, diz especialista da Carrier/Midea

O XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), aberto nesta quarta-feira (11), no São Paulo Expo, recebeu entre os especialistas Cristiano Brasil, engenheiro e coordenador de Aplicações da Midea/Carrier. Ele tratou da eficiência energética em novos equipamentos AVAC-R.

"Imagine as edificações do futuro. Quais tecnologias estarão embarcadas nos equipamentos? Na verdade, já estamos em uma era de tecnologia avançada de compressão, de trocadores de calor, de nova geração de fluidos refrigerantes. Mas, no final das contas, o que precisamos entregar aos clientes é uma maneira de conseguir uma conta de energia mais barata. Precisamos mostrar que o nosso equipamento é eficiente”.

Entre os destaques da apresentação esteve o novo AquaEdge Carrier 19 DV, chiller centrífugo a água, com baixo consumo de energia em operações de carga parcial ou carga cheia, IPLV reduzido até 0.295, e facilidades como controle touchscreen e compatibilidade com Carrier Comfort Network® (CCN).


Crescimento na construção civil pode destravar segmento AVAC-R diz economista da ABRAVA

A programação de conteúdo da Febrava 2019 recebeu palestra do economista Guilherme Moreira, (ABRAVA), durante o XIX Encontro Nacional de Projetistas. Moreira apresentou um panorama de mercado para o setor AVAC-R para este ano e o futuro próximo.

Ele explica que "estamos em um momento de grandes mudanças na economia brasileira, passando por dificuldades, mas ao mesmo tempo há oportunidades surgindo: reformas a serem aprovadas, o setor de construção civil retomando crescimento, tudo isso vai ter um impacto significativo. Dessa forma, as empresas que conseguiram chegar até aqui, neste pós-crise, terão um bom momento pela frente. Primeiro, as famílias têm uma demanda reprimida muito grande. Com a retomada necessária de emprego e renda, é possível reativar de maneira consistente o setor da construção civil. E os indicadores estão consistentes, com lançamentos e concessões de infraestrutura sendo discutidas. É por isso que enxergamos uma retomada”.

Outros indicadores são linhas de crédito que estão voltando aos poucos, com juros baixos. Esse elemento, junto de inflação baixa e demanda baixa, deve proporcionar oportunidades de ampliar crédito e consumo. “Isso quer dizer, novas casas, apartamentos e novos projetos de ar condicionado. Olhamos o futuro com otimismo”, conclui o economista.

XVI Conbrava  propõe amplo debate sobre novas Tecnologias e Eficiência Energética em sistemas AVAC-R

Na manhã desta quarta-feira, foi aberto o 16º Conbrava - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, evento que ocorre junto com a Febrava 2019, no São Paulo Expo. Com o tema “Novas Tecnologias e Eficiência Energética em Sistemas AVAC-R”, a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 1,5 mil  congressistas.

O evento já faz parte do calendário dos profissionais que acompanham a Febrava e reúne especialistas das principais empresas e universidades do país. São 50 palestras ministradas nos três dias do Congresso, fruto da avaliação de 120 trabalhos inscritos. Além da relevância sobre o tema proposto, o principal critério de seleção dos palestrantes envolveu a ligação às novas tecnologias, eficiência energética e suas tendências.

“O Conbrava é o maior evento técnico do setor de AVAC-R da América Latina. Todo profissional do setor que busca aprimorar seu conhecimento técnico deve participar, momento único de conhecer novidades e tendências do setor aliado com networking com a comunidade técnica e acadêmica”, afirmou Leonardo Cozac, presidente da Comissão Organizadora do Congresso. “No último dia vamos premiar os três melhores trabalhos apresentados com votação dos participantes”.


As construções precisam priorizar o ser humano, segundo a ASHRE

Alcançar a eficiência operacional dos equipamentos AVAC-R com foco no ser humano. Este é o objetivo da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRE na sigla em inglês), segundo o presidente da entidade, Carryl K. Boyce, que proferiu a palestra “Building for People and Performan - Achieving Operational Excellence” na abertura do 16º Conbrava, evento que integra a programação de conteúdo da Febrava, que prossegue até sexta-feira (13), no São Paulo Expo.

Boyce defende a promoção de boas práticas que permitam adaptabilidade, resiliência e recuperação de prédios e comunidades relacionadas aos desafios do processo de projeto e construção. “Queremos que os designers e os construtores tenham o entendimento da qualidade do ambiente interno e suas implicações para a saúde e o bem-estar dos ocupantes”. Ele acredita que somente desta forma é possível garantir o desempenho operacional para as pessoas que vivem, trabalham e interagem em edifícios.

“Você pode perguntar por que os membros do ASHRAE deveriam se preocupar com o desempenho operacional? Existem quatro razões. Primeiro, possuímos edifícios que projetamos, construímos, comissionamos e operamos. Segundo, eles se alinham à nossa missão de promover o bem-estar humano? Terceiro, os operadores de construção precisam de nossa ajuda. Finalmente, precisamos reduzir o impacto ambiental das operações de construção para o bem do planeta”, conclui Boyce.


Internet das Coisas garante eficiência nos sistemas de AVAC-R

Os sistemas de ar-condicionado estão constantemente se modernizando, com o objetivo de criar no ambiente proposto um conforto térmico de qualidade, com maior eficiência e menor custo. E nesse quadro de desenvolvimento tecnológico, os sistemas de monitoramento remoto de instalações de ar-condicionado estão progressivamente tomando espaço e credibilidade no mercado.

É a Internet das Coisas ou IoT (Internet Of Things) chegando ao setor de AVAC-R, segundo Tom Deenzer, da Belimo Américas, que falou sobre “IoT – uma nova forma de se conectar ao sistema AVAC”, durante o XIX ENPC – Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA, evento integrado à  FEBRAVA - 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água que termina nesta sexta-feira (13) no São Paulo Expo.

Os estudos e avanços na área de monitoramento remoto de sistemas de ar-condicionado vêm sendo constantes, segundo Deenzer, acompanhando a evolução tecnológica tanto na área computacional quanto no segmento de ar-condicionado. “Com exigências cada vez mais rígidas no controle de qualidade, estes sistemas aparecem como uma ferramenta eficiente, que registra e documenta continuamente vários parâmetros dos equipamentos monitorados que são armazenados em nuvem, sendo capaz de identificar os problemas existentes. E por estar integrado às redes de comunicação, o sistema é capaz de solicitar a qualquer tempo auxílio técnico especializado para realização de eventuais reparos”.

Esses sistemas são compostos de um programa que auxilia na aquisição de dados, podendo ser composto por vários módulos, cada qual com sua finalidade, de acordo com o engenheiro. “O sistema tem como função receber os dados, avaliá-los e compará-los em tempo real às informações pré-estabelecidas. Os parâmetros monitorados podem ser visualizados através de gráficos no próprio terminal ou ainda em um terminal remoto”, explicou. “Havendo qualquer alteração significativa nesses parâmetros, que os tire da normalidade, o computador imediatamente e automaticamente aciona o suporte técnico responsável via SMS, onde o computador envia um e-mail para o telefone celular do técnico de plantão ou via Web, onde o computador local trabalha como uma Web Server, utilizando a rede para disponibilizar as informações através de qualquer computador com acesso a Internet”.


Ilha SENAI estimula novos projetos para o setor de Climatização e Refrigeração

Ao criar as ilhas temáticas, a organização da Febrava vislumbrou oferecer as melhores experiências para os visitantes da feira. Por esse motivo, o SENAI (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial) ganhou um espaço próprio para apresentar seus cursos e treinamentos no setor de Climatização e Refrigeração.

Dividida em duas partes, a Ilha SENAI, em parceria com a ABRAVA, realiza o Hackathon, uma competição em que os alunos da escola receberão proposta das empresas Sauter e Trox para o desenvolvimento de projetos em AVAC-R, segundo Mauro Cáceres, Coordenador Técnico do SENAI.  “Agora os alunos vão analisar as propostas e preparar os projetos”, explica.

A vantagem da competição é que os participantes podem buscar subsídios junto aos expositores da Febrava. “Eles também podem validar suas ideias com essas empresas”, lembra Cáceres. O resultado será conhecido nesta quinta-feira (12).

A outra parte da Ilha SENAI é a carreta escola, que possui equipamentos compactos semelhantes aos utilizados nos cursos oferecidos pela escola em suas unidades fixas. “A unidade móvel é usada para atendermos demandas de escolas locais que não possuem condições de oferecer treinamento em Climatização e Refrigeração”, explica Cáceres.


Sobre a FEBRAVA

A FEBRAVA conta com apoio de cerca de 30 associações dos setores alimentício, hospitalar, transporte, hospedagem, automotivo, distribuição, engenharia civil e mecânica, o maior número de parcerias já registrado em todas as suas edições. São esperados 25 mil visitantes qualificados entre atacadistas, compradores, consultores, distribuidores, engenheiros, instaladores, projetistas, técnicos e varejistas.

Os números do setor mostram a importância de se ter um evento que possa mostrar as novidades e também debater soluções viáveis. Para este ano, segundo levantamento da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), a previsão é de crescimento de 5% no faturamento, totalizando R$ 32,11 bilhões.
Nos últimos dez anos (de 2008 a 2018), o faturamento cresceu 61,8%, indo de R$ 18,9 para R$ 30,58 bilhões. Para 2019, a previsão é que os 4 setores (atendidos pela Abrava) voltem ao patamar de 2015 quando teve início a crise econômica no Brasil.

Eventos simultâneos

Em sintonia com as novidades tecnológicas que serão apresentadas pelas empresas durante a FEBRAVA, ocorrerão o XVI Conbrava (Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar), a Arena do Conhecimento (espaço destinado para palestras gratuitas com profissionais do setor durante os 4 dias de evento), além do XIX Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava, quando serão debatidos os temas de interesse do mercado na atual conjuntura econômica

Serviço:
FEBRAVA 2019
Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h 
Local: São Paulo Expo 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo, SP
Mais informações: www.febrava.com.br
CONBRAVA 2019
Data: 10 a 13 de setembro
Horário: dia 10 das 14h às 18h. Do dia 11 ao dia 13, das 8h30 às 18h30
Local: São Paulo Expo 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo, SP
Mais informações: www.conbrava.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas