Dia do Vira-lata: saiba como cuidar do pet mais amado do Brasil
Veterinária explica quais são os cuidados de saúde para cães e gatos sem raça definida
Divulgação Guiavet
Nesta segunda, 31 de julho, é comemorado o Dia do Vira-lata. E o título não é à toa, já que os animais SRD (sem raça definida) são os preferidos dos brasileiros, segundo revelou o levantamento exclusivo da plataforma de saúde saúde para cães e gatos Guiavet, realizado com mais de 3.500 tutores de todo o país. Os gatos vira-lata saíram na frente com 51%, enquanto os cachorros ganharam o coração e o lar de 39% dos brasileiros.
Para celebrar essa data especial e incentivar a adoção, a médica veterinária Renata Pinheiro explica as vantagens de ter um animal SRD como companheiro: “Cães e gatos sem raça definida são mestiços, ou seja, provenientes da mistura de duas ou mais raças. Para adotar um animal SRD, você pode procurar uma ONG da sua confiança ou até mesmo resgatar da rua, pois eles são muito populosos, em todo lugar você encontra um! Os vira-latas são muito parceiros, além disso, um pet adotado sabe ser grato, fiel e carinhoso”, explica. Confira três dicas da profissional para cuidar do seu vira-latinha!
1 - Consulta Veterinária
Após adotar um animalzinho, especialmente se vier das ruas, a primeira orientação é levar a um veterinário para fazer os exames complementares e verificar se tem anemia, algum indício de infecção e se as funções renais e hepáticas estão normais. O veterinário também pode pedir exames para doenças mais comuns na sua região, como leishmaniose e doença do carrapato, para já garantir um tratamento.
2 - Cuidados preventivos
Invista na saúde preventiva, com a aplicação e atualização das vacinas, vermífugo, controle de pulga e carrapato e visitas periódicas ao veterinário para fazer o acompanhamento de saúde do seu novo animal.
3 - No dia a dia
Em casa, os vira-latas vão precisar de água filtrada fresca, que deve ser trocada pelo menos 1 vez ao dia, ração de qualidade, acesso à sombra, um lugar para abrigo de chuvas e dias frios, uma cama quentinha, brinquedos, petiscos, além dos cuidados com a higiene, brincadeiras, passeios diários e muito amor.
Comentários
Postar um comentário