Limpeza pós-obra: Aprenda como garantir a segurança e durabilidade do espaço após reformas ou reparos



Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional oferece dicas para uma limpeza eficiente e segura após a conclusão de uma obra

Com a finalização de uma obra, é comum que haja uma grande quantidade de sujeira e resíduos no local, o que pode prejudicar a saúde das pessoas que frequentam o ambiente e comprometer a durabilidade dos materiais utilizados na construção. Por isso, a limpeza pós-obra é fundamental para garantir um espaço seguro, saudável e bonito. Para que isso seja feito com sucesso, o ideal é contar com profissionais qualificados, além de equipamentos e produtos adequados, garantindo assim um resultado satisfatório e seguro. Pensando nisso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) destaca informações relevantes para a promoção de uma limpeza eficiente da construção e pós-obra, garantindo um serviço de qualidade na entrega do projeto. Confira:

Conte com empresas especializadas: O processo de limpeza pós-obra é bem mais complexo do que o trivial, de acordo com a Abralimp. Enquanto nos ambientes em geral as sujidades comuns são poeiras ou impurezas domésticas, na obra os profissionais de limpeza se deparam com sujidades diferentes e pesadas, como restos de rejunte de piso. A operação de limpeza, desta forma, precisa de equipamentos e técnicas adequadas para retirada deste tipo sujidades por isso, recomenda-se a contratação de uma equipe especializada.

Utilize um processo de limpeza diferente para cada tipo de resíduo: O uso de produtos de qualidade é uma das garantias para o sucesso da limpeza. Dentre as opções disponíveis, as mais indicadas são fórmulas à base de água que não danificam nem mesmo o mármore mais sensível. Esses produtos podem servir para remoção de resíduos de epóxi, renovação, limpeza ou alisamento do rejunte, mesmo que esteja com superfícies encardidas e ásperas; remoção de manchas de tintas, colas, silicones, entre outras. Siga sempre as orientações apresentadas pelo fabricante do produto e busque informações técnicas para evitar erros e prejuízos.

Planeje cada etapa do processo: Antes de realizar a limpeza, a visitação de um especialista na área é fundamental na obra, pois é ele quem vai dizer o tipo de sujeira e quais os produtos, equipamentos e tempo necessários para a correta remoção. A segunda etapa é montar a metodologia e o planejamento de trabalho, que leva em conta, além dos materiais a serem utilizados, o espaço e o tipo de acabamento.

Não esqueça dos Equipamentos de Proteção Individual: O uso de Equipamentos de Proteção Individual é premissa para os profissionais de limpeza, uma vez que manusearão produtos químicos. Por isso, luvas, máscaras e óculos de proteção são indispensáveis. Além destes cuidados, o uso de uma bota impermeável de PVC também evita o contato dos colaboradores com produtos corrosivos e diminui a probabilidade de derrapagens. Para saber quais equipamentos utilizar para a sua atividade, sempre consulte o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da sua empresa.

Quer entender melhor sobre limpeza profissional neste segmento? Visite a 28ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental – Higiexpo 2024, de 13 a 15 de agosto de 2024, e conheça as principais novidades em produtos, serviços e equipamentos de higiene e limpeza voltados para construção, pós-obra e reformas em geral.

Evento: 28ª Higiexpo

Data: De 13 a 15 de agosto de 2024

Local: Pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda)

Horário: 13h00 às 20h00

Entrada: Gratuita Realização: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp)

Mais informações e inscrições em http://higiexpo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas