Processo de higienização de ambientes industriais aumenta produtividade

 



A higienização de espaços industriais tem sido um tema cada vez mais relevante no mercado, principalmente quando se trata da saúde e segurança dos colaboradores. Com a crescente preocupação com a qualidade do ar, a limpeza profissional tem se tornado essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Segundo a Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp), é fundamental que as empresas invistam em processos de higienização adequados.

A limpeza regular de pisos, máquinas, equipamentos e demais áreas do ambiente de trabalho contribui para a prevenção de doenças, redução de acidentes e melhoria da produtividade dos colaboradores. Além disso, a Abralimp destaca a importância da utilização de produtos de limpeza específicos para cada tipo de superfície, bem como a contratação de profissionais capacitados para realizar a higienização de forma eficiente e segura. A associação ressalta que a limpeza profissional não se resume apenas à estética do ambiente, mas sim à promoção da saúde e bem-estar de todos os envolvidos.

Confira algumas dicas para a higienização de espaços industriais:

1. Contrate profissionais capacitados

Para otimizar a higienização e reduzir custos operacionais, as indústrias devem apostar na contratação de serviços especializados de limpeza, pois a assepsia correta das superfícies que acumulam resíduos como pó, materiais particulados, detritos e manchas de fluidos, por exemplo, contribui para a manutenção das instalações físicas e prolonga a vida útil de máquinas e equipamentos.

2. Não comprometa a operação logística

A equipe de limpeza precisará sempre se adequar aos horários e rotinas do Centro de Distribuição da empresa, pois a prioridade de operação é sempre do cliente. Desta forma, devem ser aproveitados os entre turnos das equipes e também devem ser priorizadas as áreas não utilizadas. Corredores principais e acessos de grande fluxo dificilmente podem ser interditados para realizar a limpeza.

3. Atente para as especificações de limpeza

A limpeza profissional começa com responsabilidades básicas, como a higienização de escritório, cuidados com o banheiro e com o piso, mas podem progredir para áreas mais desafiadoras que exigem o uso de produtos químicos adequados, equipamentos e procedimentos em ambientes de acesso controlado, por exemplo.

4. Separe as equipes para limpeza de diferentes ambientes

Dependendo do tamanho do local, recomenda-se utilizar equipes separadas para a limpeza das áreas críticas e não críticas. Escritórios, refeitórios, áreas comuns e espaço de armazém seriam considerados não críticos. As áreas críticas incluem laboratórios de pesquisa, produção e áreas de manufatura onde o trabalho é especializado e requer mais treinamento e supervisão bem próxima.

5. Segurança para usuários, trabalhadores e clientes

A segurança é a maior preocupação em todos os tipos de instalações, mas assume um significado especial com instalações industriais. A adoção dos devidos equipamentos de proteção individual (EPIs) torna-se essencial para segurança dos operadores. O equipamento adequado será um requisito e deve ser usado em todas as áreas de produção. Os EPIs adequados podem incluir óculos de segurança, luvas, capacete, cintos, coletes, tampões para os ouvidos, calçados antiderrapantes ou de ponta dura, joelheiras, entre outros.

Quer entender mais sobre limpeza profissional? Visite a 28ª Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental – Higiexpo 2024, de 13 a 15 de agosto de 2024, e conheça as principais novidades em produtos, serviços e equipamentos de higiene e limpeza.

Evento: 28ª Higiexpo

Data: De 13 a 15 de agosto de 2024

Local: Pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda)

Horário: 13h00 às 20h00

Entrada: Gratuita Realização: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp)

Mais informações e inscrições em http://higiexpo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas