Dune Awakening: um mundo sem Paul Atreides

 


Ubirajara Galvão

A TV ATITUDE teve a honra de poder testar a beta do futuro game Dune: Awakening, na Brasil Game Show – BGS. O jogo é um MMO desenvolvido pela Funcon, empresa responsável por títulos conhecidos como Conan Exiles e Metal Hellsinger, e será lançado em 2025.

À primeira vista, o que mais me chamou a atenção foi o visual. Ao começar a beta, o personagem estava parado ao lado de uma nave, quebrada, em meio ao deserto de Arrakis, onde se passa a história dos livros escritos por Frank Patrick Herbert. O jogo então te oferece uma imensa liberdade, em que você pode caminhar para qualquer direção do mapa e explorar cada canto dele da sua própria maneira. Apesar de oferecer um pequeno tutorial no início, grande parte das mecânicas é aprendida por conta própria, no melhor modo “fuçando o inventário”.

Um ponto que me chamou a atenção foi a mecânica de sobrevivência. A medida que você anda ou corre com o personagem, ele sente mais sede, e isto é medido por uma barra no canto da tela, indicando o nível de água no personagem. Ao andar diretamente exposto ao sol, esse medidor desce mais rápido, em comparação se você anda pela sombra. Pude então ver algumas opções interessantes: há plantas que, ao consumir, preenchem um pouco essa barra, ou, ao recolher bastantes recursos, o jogador pode montar equipamentos, e dentre as opções pude notar que há um objeto capaz de extrair sangue, e (acho) que água dos inimigos derrotados. Não consegui comprovar, pois o meu tempo de teste havia terminado.

O clima e o próprio ambiente também são outros tipos de perigo para os jogadores, que devem fugir e tentar sobreviver a tempestades de areia e criaturas do ambiente, dentre elas os famosos vermes da areia. Uma curiosidade que notei é que, ao correr, esses vermes sentem sua localização e um pequeno tremor começa e ao andar abaixado, porém, eles param. Ao perguntar para um dos responsáveis presentes na cabine de imprensa, ele me respondeu que após o lançamento do jogo, uma atualização será feita, possibilitando que os jogadores possam domar estes vermes, mas que ela ainda não está pronta, pois os desenvolvedores querem trazer uma experiência única de poder andar pelo cenário em cima dessas enormes criaturas.

Como todo jogo MMO, infelizmente para alguns o sistema de “crafting” está presente, e ele será essencial para que o personagem produza seus itens, como trajes à prova de radiação, objetos para exploração, armas, dentre outros. Também será possível personalizar o personagem, escolher entre diferentes classes e habilidades, e se alinhar com casas nobres e facções. O game terá suporte para 100 jogadores e será totalmente PvP.

Duna Awakening e Paul Atreides



Bom, meu caro leitor, terei que dar um pequeno spoiler do que acontece nos livros, mas nada que vai estragar sua experiência no futuro.

Nos livros, Paul Atreides é o protagonista dos livros de Duna, interpretado no cinema pelo ator Timothée Chalamet (que também interpretou o Pinocchio no game Lies of P).

Sua mãe, Lady Jessica, pertencia a irmandade Bene Gesserit, uma ordem formada apenas por mulheres e que conseguem determinar o sexo dos filhos já na concepção. Ao contrário do que as outras mulheres da ordem queriam, ela deu à luz a um homem. Após a morte de seu pai pelas mãos da Casa Harkonnen, Paul e sua mãe encontram refúgio entre os Fremen, o povo do deserto de Arrakis.

No povo de Fremen, há uma lenda que diz que uma pessoa, de nome Lisan al-Gaib aparece e que ele será seu salvador, trazendo liberdade para eles. A lenda foi criada pelas Bene Gesserit há milhares de anos, e os Fremen passam a achar que Paul Atreides é Lisan al-Gaib após se adaptar aos seus costumes.

E qual a relação disso com o game? Pois bem, Duna Awakening se passará em uma realidade alternativa em que Lady Jessica não deu à luz a um homem, e sim uma mulher, e isso muda bastante os acontecimentos dos livros. O pouco que sei é que nessa realidade alternativa há uma guerra entre as Casas Atreides e Harkonnen e que o povo de Fremen sumiu e ninguém sabe seu destino.

O game não tem data de lançamento, mas será lançado para PC e para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Comentários

Postagens mais visitadas