Age of Empires IV: Dicas para ajudá-lo a colocar seu exército em dia
Há toneladas de estratégias para se dominar em Age of Empires IV – de filas de construção, a administração de tropas e avanço de eras. Você pode demorar muitas horas para encontrar um caminho para o sucesso que combine com você e seu estilo de jogo (isso sem mencionar o tempo até encontrar a civilização com a qual mais gosta de jogar).
Em nossa experiência, descobrimos que no centro de cada estratégia de Age of Empires IV, em particular no modo Combate, estão algumas dicas que podem ser úteis quando embarcar para dominar tudo o que o Age of Empires IV tem a oferecer.
Depois de ler nossas dicas, confira os excelentes tutoriais disponíveis em Age of Empires IV, incluindo as desafiadoras missões de Arte da Guerra, para ajudá-lo a dominar outras técnicas e estratégias conforme se prepara para a batalha. Aproveite!
Recursos de Ponto de Reunião
No início da partida, você se concentrará principalmente em coletar recursos, como Madeira, Comida, Pedra e Ouro. Para ajudá-lo a colocar rapidamente os Aldeões para coletar estes recursos, é possível pré-determinar suas tarefas antes que saiam correndo do Centro Urbano ao posicionar os Pontos de Reunião nestes recursos.
Para fazer isso, selecione o seu Centro Urbano e clique com o botão direito do mouse em cima do recurso desejado (selecione uma floresta para coletar Madeira, animais/fazendas para Comida, uma fonte de ouro para Ouro, etc.). Os Aldeões criados com o Ponto de Reunião devidamente posicionado vão coletar o recurso desejado automaticamente. Porém, lembre-se de reposicionar o Ponto de Reunião para outro recurso quando necessário.
Quando avançar de Era
É possível combinar esta dica com a de “Recursos de Ponto de Reunião” acima, mas uma parte crucial de se jogar Age of Empires IV é saber como e quando avançar de Era. Cada Era vem com novas unidades e contruções que lhe garantem mais opções estratégicas – como realizar a troca de Ouro e outros recursos com seus aliados ou com pontos de troca neutros via Mercado (desbloqueável na Era Feudal). Outro exemplo é produzir Armas de Cerco e unidades por meio da Oficina de Cerco (desbloqueável na Era dos Castelos), as quais deixarão seus inimigos apavorados.
Para avançar de Era, é necessário cumprir um conjunto de requisitos de recursos e construir um Marco – ou, no caso da Dinastia Abássida, uma ala da Casa da Sabedoria. É vital saber o que é necessário para avançar seu império, e é possível checar quais são os requisitos necessários a qualquer momento na Árvore de Tecnologia ou ao selecionar um Aldeão e o ícone de “Avançar de Era” no cartão de unidade. Dica: Para a maioria das civilizações, Comida e Ouro são vitais para deixar a Era das Trevas.
Batedor!
Informação é conhecimento, conhecimento é poder e poder é tudo. Não subestime o poder do seu Batedor, especialmente nos modos de Combate e multiplayer, em que você recebe um de graça (de graça!). É incrivelmente importante utilizar esta unidade na fase inicial do jogo para ter visão geral do terreno, encontrar recursos e determinar gargalos estratégicos. Além disso, enquanto está construindo seu império, tenha em mente que seus oponentes estarão fazendo o mesmo. Use seu Batedor para ter visão de onde seus adversários estão localizados no mapa e quais estruturas (e exércitos!) estão produzindo.
Os Batedores não são muito poderosos e devem ser usados raramente (se não, nunca) para batalhar inimigos na fase inicial da partida. Porém, eles são fantásticos em rebanhar ovelhas (uma excelente fonte de Comida) para trazê-las de volta a sua Vila, de forma a auxiliar sua coleta inicial de Comida. E as ovelhas não estão localizadas apenas perto de você. Se conseguir se esgueirar no território inimigo e roubar os rebanhos de ovelha do seu oponente, será uma vantagem a menos que eles terão no processo de coleta inicial.
O poder do counter
Depois que tiver gasto certo tempo investigando o terreno com seu Batedor, você provavelmente terá noção de como seu oponente planeja atacá-lo. Quando for possível, foque em fazer construções militares para produzir unidades que conseguem derrubar as forças inimigas. Quando começar a produzir unidades especiais e de cerco e embarcar em batalhas navais, você encontrará uma gama de estratégias criativas que pode aplicar. Porém, em relação às unidades terrestres, existem alguns princípios básicos de mecânica de pedra/papel/tesoura que é bom ter em mente:
- Arqueiro derruba Lanceiro
- Lanceiro derruba Cavaleiro
- Cavaleiro derruba Arqueiro
Há muito ainda o que se aprender, mas isso lhe ajudará a visualizar o princípio basico em que as batalhas de Age IV foram construidas.
Fila de produção
Conhecer seus counters é uma coisa, mas reunir um exército que fará seu oponente tremer de medo é outra. Assim que tiver estabelecido sua economia, considere colocar várias construções na fila de produção de uma vez só. Isso garante que você produzirá unidades mais rapidamente conforme reune suas forças. Descobrimos que é útil designar um único Aldeão para começar a construir multiplos Campos de Arqueiros, Quarteis e Estábulos, de forma que possa dar início a sua fila de produção de unidades mais rapidamente.
Assim que suas estruturas militares estiverem prontas, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse em um mesmo tipo de construção (por exemplo, Quartel, Campo de Arqueiros, etc.) para selecionar várias ao mesmo tempo e então comece a produzir unidades. Além disso, com o mesmo tipo de construção selecionado, é possível atualizar seus pontos de reunião, de forma a reforçar um ponto de enforcamento no mapa ou preparar-se para uma batalha.
Ações em grupo
Muitas teclas do seu teclado (F1, F2, etc.) podem ser usadas para navegar rapidamente pelas construções do seu vilarejo, como Quarteis, Campos de Arqueiros, etc. Porém, algo que descobrimos ser muito útil é designar estas construções para um grupo, de forma que sua camera não retorne para o seu vilarejo. Isso é especialmente util quando estiver controlando muitos elementos ao mesmo tempo, geralmente durante batalhas, e sentir a necessidade de repor seu exército em tempo real.
Para fazer isso, clique com o botão esquerdo na construção produtora de unidades (você também pode clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse para selecionar todas construções do mesmo tipo) e então pressione Ctrl+1-9 para designar aquela estrutura para um grupo de acordo com os números do seu teclado. Ao navegar por essas estruturas agrupadas, você notará que é possível controlar suas filas de produção a qualquer momento em sua barra de navegação, sem a necessidade de reposicionar sua câmera no vilarejo, longe do que você estava controlando no momento (tropas, Batedores, etc).
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