Mulheres do 'Anzol Rosa' miram Guinness Book de pesca esportiva no Pantanal
Anzol Rosa, ação exclusiva para mulheres ocorre em Corumbá (MS), entre 1 e 5 de novembro deste ano
Durante a 14ª edição do Pesca & Cia Trade Show, a Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul em parceria com a Joice Pesca & Tur lançou o evento Anzol Rosa, que tem o objetivo de reunir mais de 500 mulheres pescadoras em Corumbá (MS), entre os dias 1º e 5 de novembro. A iniciativa quer incentivar a pesca esportiva feminina, estimulando a participação das meninas na modalidade.
A campanha Anzol Rosa deve acomodar as participantes por quatro dias em 15 barcos hotéis, se tornando o maior encontro da pesca feminina no Brasil e talvez do mundo. Outra meta da organização é quebrar o recorde do Guinness Book (livro dos recordes), com mais mulheres pescando ao mesmo tempo nas águas do Pantanal.
O evento foi lançado neste sábado (19) no estande do Ministério do Turismo e contou com as representantes do campanha Anzol Rosa e os organizadores do Pesca e Companhia Trade Show como Marcelo Claro e Cris Claro.
''Pescaria sempre foi para as mulheres, elas só não sabiam disso. Agregar as mulheres na pescaria faz bem para toda uma cadeia econômica e para a união familiar'', disse Andrea Orro, pescadora e turismóloga do Mato Grosso do Sul.
A ação visa também revisitar a cidade de Corumbá como centro de pesca esportiva do País. E a chegada das mulheres no segmento aumentou nas últimas temporadas. Antigamente, há 15 anos, 95% dos praticantes eram homens. Atualmente, a média segundo dados locais é de 30% de mulheres.
Outro ponto alto do Anzol Rosa é o lado sustentável do evento, que estimula a prática do “pesca e solte”, protegendo as espécies de peixes presentes no Pantanal e evitando períodos no ano de desequilíbrio e escassez de peixes.
''Hoje em dia a gente tem um mês a mais na pescaria por conta do “pesca e solte”, temos o novembro inteiro para pescar! Isso agrega muito ao turismo ecológico também, todos os nossos pacotes agregados à pescaria têm essa responsabilidade ambiental'', contou Andrea Orro.
A divulgação da iniciativa durante o Trade Show também serviu para inspirar mulheres amantes da pesca a seguirem firmes na modalidade. É o caso da jovem Raquel Rabelo, de apenas 12 anos, que foi à feira e encontrou representatividade nas mulheres presentes.
''Pratico pesca desde muito pequena, eu gosto muito, vejo a quantidade de mulheres aqui e isso me deixa muito feliz. Fico muito orgulhosa com isso. Ver outras mulheres nesse meio me estimula muito, eu vejo que nós estamos conquistando muitos direitos, cada vez mais'', comemorou a jovem pescadora.
As praticantes da pesca esportiva que se interessarem pelo evento podem entrar em contato com os organizadores para obter mais informações sobre como participar. Os canais de contato são os perfis no Instagram da campanha Anzol Rosa (@anzolrosa) e da Joice Pesca & Tur (@joicetur), além do Whatsapp pelo número (67) 99912-0265.
Sobre a Pesca & Companhia Trade Show
O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente-a-frente com o mercado varejista.
É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria, da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.
Comentários
Postar um comentário