Nova geração de software dá mais recursos e tecnologias à família ID.

 

Sistema utiliza dados de “enxame” para dar mais um passo rumo à condução automatizada

Um novo nível de direção: com a geração de software 3.0, a Volkswagen está acrescentando uma grande quantidade de novas funções aos modelos totalmente elétricos ID., melhorando a experiência do usuário e otimizando a capacidade de carga. Com o uso de dados de “enxame” (dados fornecidos por várias fontes simultaneamente, no caso, veículos Volkswagen circulando nas proximidades) e a mais recente geração de sistemas de assistência ao motorista, a Volkswagen está dando também o próximo passo rumo à condução automatizada.

Como parte de sua estratégia ACCELERATE, a Volkswagen está avançando em sua transformação numa provedora de mobilidade baseada em software - e tornando-se especialista em integração de softwares de atualizações over-the-air (OTA). A família ID. é pioneira nesse caminho. Compradores de carros novos serão beneficiados com o novo software imediatamente. Para os proprietários de carros já entregues, a Volkswagen planeja oferecer muitas das otimizações do ID. Software 3.0 gratuitamente através de uma atualização OTA ainda no primeiro semestre de 2022.

“O novo ID. Software 3.0 é um aperfeiçoamento para toda a nossa família ID.. Estamos elevando nossos produtos a um novo nível de funcionalidade porque estamos trabalhando mais rápido, conectados e orientados para o cliente”, diz Thomas Ulbrich, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento Técnico. “Mais uma vez, estamos procedendo de acordo com nossa determinação de oferecer tecnologias de alta qualidade e inovações em todas as classes."

Sistemas inteligentes de assistência ao motorista

O sistema opcional "Travel Assist com Dados de Enxame" mantém o veículo automaticamente no centro da faixa. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista e pode conduzir mais à esquerda ou à direita da faixa, em vez de exatamente no meio. Ele também pode manter a distância até o veículo à frente e manter o limite de velocidade programado. O sistema possui controle preditivo de velocidade de cruzeiro e assistência nas curvas. A velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade locais e às condições da via (esquinas, rotatórias etc.).

Como funciona: Com dois radares na traseira e utilizando ultrassom, o sistema "Travel Assist com Dados de Enxame" pode manter atenção no tráfego próximo ao carro em velocidades até 90 km/h ou mais na estrada, além de apoiar ativamente nas trocas de faixas, caso desejado. Quando ele é ativado, a troca de faixa pode ser iniciada e realizada por indicação. O pré-requisito para isso é que os sensores não tenham detectado objetos na área ao redor e que o volante capacitivo possa sentir as mãos do motorista. O veículo irá então “dirigir-se” sozinho para a faixa desejada. O motorista pode intervir a qualquer momento e assumir o controle da manobra.

Se dados coletados de outros carros da Volkswagen estiverem disponíveis, o novo "Travel Assist" também pode dar apoio em vias onde exista apenas uma demarcação de faixa. O veículo simplesmente se alinha com uma borda da faixa para se manter na mesma como, por exemplo, em estradas vicinais sem marcação de faixa central. Os dados de enxame aumentam ainda mais a disponibilidade do "Travel Assist" e aumentam o conforto e apoio ao cliente.

Park Assist Plus

O assistente inteligente "Park Assist Plus" pode procurar uma vaga de estacionamento após ter sido ativado no menu de estacionamento (até a velocidade de 40 km/h para vagas paralelas adequadas e até 20km/h para espaços perpendiculares) e fazer as manobras de estacionamento apropriadas. Se desejado, o assistente pode estacionar de forma autônoma com a ajuda de sensores de ambiente e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, aceleração, frenagem e trocas de marchas. Para isso, o motorista deve parar junto à vaga escolhida, frear e ativar o processo de estacionamento pelo botão de início do menu de estacionamento.

O "Park Assist Plus" também pode auxiliar em manobras de estacionamento que já foram iniciadas, completando o processo. Ele também pode fazer o carro sair de vagas paralelas.

Função de Memória: Outro item conveniente novo para os modelos ID. é o sistema opcional "Park Assist Plus com Função de Memória". Utilizando esse sistema inovador de assistência ao condutor, o veículo pode ser “ensinado” a fazer cinco diferentes manobras de estacionamento. A função de memória lembra manobras de estacionamento em velocidades abaixo de 40 km/h com uma distância de deslocamento de até 50 metros. Para estacionar numa vaga coberta ou numa garagem, o motorista tem apenas que estacionar uma vez e salvar a manobra de estacionamento. O veículo então “aprende” e irá repetir a manobra de estacionamento de forma autônoma quando condutor selecionar esta função. O motorista tem apenas que monitorar o procedimento.

Novas projeções com realidade aumentada

O ID. Software 3.0 também traz muitas inovações para os displays e sistema de infotainment. O "head-up display com realidade aumentada" opcional, que projeta informações importantes diretamente no campo de visão no para-brisa, foi expandido para incluir agora displays adicionais na zona de longa distância: além de mostrar o assistente de troca de faixas opcional "Travel Assist", ele também mostra novos símbolos, como rotatórias e informações sobre a distância até o destino. As setas direcionais agora aparecem muito mais integradas ao ambiente circundante.

No ID. Cockpit, além da distância até o destino, o nível de carga (State of Charge -SOC) também é exibido em percentagem, próximo a um ícone representando uma bateria que também mostra o nível de carga. "Estamos sempre em contato com nossos clientes através do ID. Drivers Club. Muitos deles, por exemplo, querem a informação em percentagem, então fizemos acontecer", diz Silke Bagschik, CMO da unidade do projeto ID. Digital e Chefe de Vendas e Marketing da série e-Mobility.

O software atualizado também melhora a navegação opcional. Ele agora localiza o veículo precisamente na faixa dentro dos limites do sistema, o que permite que recomende trocas de faixas com boa antecipação em junções e saídas nas estradas. A indicação correspondente para recomendação de troca de faixa também aparece na ID. Light - a faixa luminosa sob o para-brisa. Novas funções foram adicionadas e ela agora também mostra alertas de perigo locais. Esse serviço é baseado na tecnologia Volkswagen Car2X: os carros interagem de forma direta e localmente entre si através do padrão de rádio WLANp. Isso permite que eles avisem uns aos outros em tempo real sobre situações críticas de trânsito, que vão de veículos parados com defeitos a ambulâncias.

Fala que eu te escuto

O comando de voz utiliza uma tecnologia pioneira que eleva seu desempenho a um nível premium. Ele reconhece comandos vocais muito mais rápido e com mais precisão, aumentando tanto a facilidade de uso como o conforto de condução. Sua utilização da linguagem normal torna o carro um parceiro de conversa inteligente. O cliente pode acionar o comando de voz ao tocar no volante ou dizendo "Alô, ID.". O sistema responde em poucos segundos.

Além disso, a qualidade de reconhecimento aperfeiçoada do comando de voz atinge agora cerca de 95%. Com seus microfones digitais, o sistema também reconhece se é o motorista ou o passageiro da frente quem está falando e segue as instruções conforme necessário como, por exemplo, em relação ao ar-condicionado com duas zonas.

O comando de voz entende frases genéricas e perguntas e expressões coloquiais ("Onde fica o restaurante japonês mais próximo?" ou "Estou com calor"), faz perguntas quando necessário e permite que você o interrompa. O sistema responde de duas formas – online, a partir da nuvem e offline, usando informações armazenadas no carro. O processo online garante um alto índice de reconhecimento e qualidade dos resultados, mesmo na procura de destinos especiais. O controle de voz é disponibilizado em todos os modelos ID. no mercado alemão, desde que o serviço We Connect Plus esteja ativado.

Carregando a bateria de forma mais eficiente

O ID. Software 3.0 também traz grandes benefícios no que diz respeito à carga. Modelos com bateria de 77 kWh podem agora carregar um máximo de 135 kW, em lugar de 125 kW, numa estação de carga de corrente contínua com potência suficiente. Melhoramentos no gerenciamento térmico da bateria tornam a condução ainda mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente com tempo frio. Os clientes que quiserem conservar mais suas baterias podem ativar o novo modo Battery Care. Ele limita o nível de carga (SOC - State of Charge) a 80%.

Planejador inteligente de rota elétrica

O menu de carga, que agora aparece na primeira tela do grande display de toque dos modelos ID. está estruturado de uma forma mais clara e informativa. Para longas distâncias, o calculador de rota online do sistema de navegação cria uma rota inteligente com múltiplas paradas, que leva você até seu destino o mais rapidamente possível. Ele leva em conta o tráfego e os dados sobre o caminho, assim como o nível de carga (SOC) desejado nos destinos final e intermediários. As paradas para recarga são avaliadas dinamicamente e são baseadas

na potência das estações de carga. O resultado é que o planejamento da rota pode sugerir dois carregamentos curtos com alta potência em vez de um único processo de carga com baixa potência.

Experiência Digital
À medida que a digitalização do automóvel aumenta, novas interfaces com os clientes estão surgindo, tanto dentro como fora do veículo. Com sua estratégia ACCELERATE, a Volkswagen tem alinhado muitos processos ainda mais perto das necessidades do cliente, desde a primeira fase de desenvolvimento dos carros até a gama de serviços digitais e visitas aos parceiros de serviços. As necessidades dos clientes e seu feedback devem ser incorporadas de forma ainda mais intensa em todos os estágios do veículo e desenvolvimento dos serviços ao longo de toda a sua vida útil. Isto está tornando a integração do software ao veículo e a experiência digital do cliente competências centrais da Volkswagen.
Com sua estratégia ACCELERATE, a marca Volkswagen está se adaptando às mudanças radicais que ocorrem dentro da indústria automotiva rápida e consistentemente. Até 2026, a marca terá investido em torno de 18 bilhões de euros em temas futuros da mobilidade elétrica, hibridização digitalização. Como parte de sua ofensiva elétrica global, a Volkswagen vai aumentar a participação de suas vendas de veículos elétricos na Europa para mais de 70%. Nos Estados Unidos e na China, a corporação tem como objetivo uma participação dos veículos elétricos de 50% no mesmo período. Para isso, a Volkswagen irá lançar pelo menos um novo modelo da plataforma BEV por ano. O objetivo é eletrificar totalmente a linha de modelos. A Volkswagen tem como objetivo produzir toda a energia que consome e ser climaticamente neutra no máximo até 2050. A corporação também está acelerando outros temas futuros importantes: a integração do software no carro e a experiência digital do cliente estão se tornando competências fundamentais. A Volkswagen está usando modelos de negócios baseados em dados para atingir novos grupos de clientes e obter novas fontes de faturamento. E a Volkswagen tornará a condução autônoma amplamente disponível até 2030. Fazendo isso, a Volkswagen está fortalecendo seu posicionamento como a marca mais desejável para a mobilidade sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas