Informa Markets lança prêmio que vai destacar estandes mais sustentáveis em 11 grandes feiras de negócios
Iniciativa faz parte do FasterForward, programa global de sustentabilidade do Grupo Informa e busca atender a meta de reduzir pela metade os resíduos gerados em seus eventos até 2025
Principal promotora e organizadora de eventos e soluções digitais B2B do mundo, a Informa Markets acaba de anunciar o lançamento do Prêmio Estande Sustentável 2023, uma iniciativa para incentivar e valorizar as práticas sustentáveis das empresas expositoras e de suas montadoras. A premiação vai divulgar e premiar as marcas com os estandes mais sustentáveis, ou seja, aqueles feitos por exemplo com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, com menos consumo de energia e menor geração de resíduos na montagem e desmontagem.
O Prêmio Estande Sustentável nasceu em 2011, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), na ABF Franchising Expo, evento do qual a Informa Markets Latam é organizadora. O sucesso da ação, que já premiou empresas como Água de Cheiro, Bioflora, Banco Safra e iGUi, mostrou que é possível ampliar seu impacto. Por isso, em 2023 o Prêmio Estande Sustentável ocorrerá em 11 grandes eventos de negócios do país: ABF Franchising Expo, Brazil WindPower, Concrete Show, Fi South America, Fispal Food Service, Fispal Sorvetes, Fispal Tecnologia, FuturePrint, Futurecom, Hospitalar e TecnoCarne.
A adesão destas marcas à premiação revela o compromisso da Informa Markets com a sustentabilidade, buscando conscientizar e engajar seus stakeholders, principalmente as empresas expositoras e as montadoras, nas pautas ESG.
Programa global de sustentabilidade
A ampliação do prêmio faz parte das iniciativas do FasterForward, programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que tem o objetivo de oferecer aos mercados eventos mais sustentáveis e de impacto positivo para clientes e comunidades. A empresa está incorporando a sustentabilidade em tudo o que faz e aproveitando as oportunidades de ajudar seus clientes e mercados a fazerem o mesmo.
O programa é estruturado em 3 pilares – Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier - com compromissos ambiciosos e uma ampla gama de atividades, abrangendo as operações de negócios da Informa, suas marcas e produtos e seu impacto mais amplo na sociedade.
No pilar Faster to Zero, uma das metas globais é reduzir pela metade os resíduos gerados por meio de seus produtos e eventos até 2025. Para atingi-la, o Grupo Informa lançou o programa Better Stands (Melhores Estandes), que por sua vez tem dois objetivos: eliminar o uso de estruturas descartáveis, sendo substituídos por estruturas reutilizáveis, e zerar a geração de resíduos.
De acordo com um levantamento interno, aproximadamente 80% dos estandes utilizados nas feiras de negócios realizadas pela Informa Markets no Brasil são descartáveis, ou seja, são construídos e utilizados apenas para aquele evento específico, gerando uma grande quantidade de resíduos que não são reaproveitáveis para outros eventos.
“Queremos mostrar que os estandes reutilizáveis podem ser melhores e criar uma experiência ainda mais relevante em nossos eventos. O Prêmio Estande Sustentável 2023 é um convite para que expositores e montadoras juntem-se a nós em direção ao futuro dos eventos no Brasil e no mundo, mais sustentável para todos e para o meio ambiente”, explica Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets Latam.
Características e benefícios dos estandes sustentáveis
Além de gerarem menos impacto ambiental, estandes reutilizáveis são construídos com materiais projetados para serem usados várias vezes. Há variações de suportes de uso múltiplo para atender a todos os tamanhos e aparência desejada. Os custos podem, inclusive, ser menores em comparação aos estandes descartáveis.
É possível adotar o uso de estandes pré-fabricados, aqueles que chegam ao evento em peças prontas para serem montadas. Ao final, ele é desmontado e suas peças são guardadas para reutilização em outros eventos. Esse modelo reduz o desperdício de materiais, o custo de produção e o tempo de montagem e desmontagem, além de aumentar a segurança dos montadores, expositores e visitantes.
Inscrições e critérios de avaliação
Para participar do Prêmio Estande Sustentável, a empresa expositora deve fazer inscrição até 1 mês antes da data de realização do evento do qual vai participar e, até 15 dias antes, responder a um questionário com informações que serão verificadas e avaliadas no evento por uma consultoria externa contratada pela Informa Markets. O questionário contém 21 questões de múltipla escolha com pontuações que valem de 0 a 5 pontos. As expositoras podem atingir no máximo 121 pontos e o vencedor do prêmio será aquele que obtiver a maior pontuação na sua categoria, que varia conforme o porte do estande.
Entre as perguntas que devem ser respondidas estão: “Qual é a porcentagem aproximada de material reutilizado de outros eventos no estande?”, “Qual é a porcentagem de materiais reciclados no estande?”, “O estande possui sistema de gestão de resíduos?”, “O estande possui recipiente para descarte de lâmpadas?”, “Qual o tipo de lâmpadas usadas no estande?”, “A empresa expositora possui certificações?” e “Há neutralização do carbono gerado pela empresa?”
As empresas vencedoras e suas respectivas montadoras receberão um certificado de vencedores do Prêmio Estande Sustentável 2023. Todos os participantes que obtiverem nota igual ou superior a 60 (50%) receberão o selo Estande Sustentável 2023, que poderá ser usado após o evento em qualquer meio de comunicação.
Além disso, todas as empresas que se inscreverem e responderem ao questionário receberão o selo Empresa participante do Prêmio Estande Sustentável 2023. Neste caso, as empresas poderão usar este selo antes, durante e após o evento.
No site da Informa Markets Latam é possível acessar a lista de eventos participantes do Prêmio Estande Sustentável: https://bit.ly/3LUcNCX
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br
Comentários
Postar um comentário