CARTA DO PRODUTOR E CO-FUNDADOR DO ESTÚDIO
Meu nome é Calebe Motta, sou um desenvolvedor de jogos, músico, escritor, amante de livros, fanático de academia e um dos criadores do “Back Then".
A minha história é longa, então vou resumir! Sou Brasileiro - filho de um pai paraíbano e uma mãe gaúcha - mas nasci em Portugal, em 1999. Moramos no Canadá (2004-2006); Depois fomos para Curitiba, PR (2007); Campina Grande, PB (2008); e Anápolis, GO (2009-2015). Voltamos para Portugal em 2015, onde ainda estamos.
Sonhava fazer jogos desde criança. Mas além disso, eu também sempre quis ser escritor e músico. Agora faço os três! Após o ensino médio, fiz um curso de Animação e Videojogos em Lisboa (2017-2019), onde conheci meus colegas e a equipe do Back Then.
Em 2019, participamos da Global Game Jam, o tema era "Casa". Foi aqui que surgiu a premissa inicial do Back Then: um idoso com Alzheimer, preso em um lar de idosos, restrito a uma cadeira de rodas, tem que interagir com as coisas para poder se lembrar.
Vimos o potencial do jogo, então após concluirmos o curso, continuamos o projeto, mas infelizmente, a pandemia chegou alguns meses depois. Enfrentamos desafios no desenvolvimento e em nossas vidas pessoais. Eu perdi dois dos meus avôs nesse período, incluindo aquele que me inspirou para escrever o personagem de Thomas. A sua esposa, a minha avó, já havia falecido de alzheimer em 2016. Apesar de tudo, nós persistimos — e em Dezembro de 2023, lançamos o Back Then para PC. Hoje, em 5 de Novembro de 2024, lançamos o jogo para PlayStation 5.
Este lançamento carrega um enorme peso emocional para a nossa pequena equipe. Cada experiência moldou não apenas o jogo, mas também quem somos hoje. Agora, com o jogo disponível em múltiplas plataformas, esperamos que essa história toque ainda mais vidas, trazendo algum conforto àqueles cujos familiares foram afetados pelo alzheimer. |
Comentários
Postar um comentário