Efeito Memphis ou efeito Corinthians? A relação simbiótica do Timão com seu novo astro
Após sua contratação pelo Corinthians, Memphis Depay ganhou mais de 1.6 milhão de novos seguidores em suas redes sociais – 86% deles brasileiros. No serviço de resultados Flashscore, o resultado foi semelhante, com um crescimento consistente alavancado pelo mercado nacional. |
Em 1º de setembro de 2023, Memphis Depay tinha cerca16,8 milhões de seguidores em suas redes sociais. Em 31 de agosto de 2024, poucos dias antes de ser contratado pelo Corinthians, Memphis tinha por volta de 16,9 milhões, um aumento de pouco mais de 100 mil pessoas no período de um ano. Vinte e um dias depois, já contratado e jogando na vitória por 3 x 0 contra o Atlético Goianiense, Depay contabilizava mais de 18,5 milhões de seguidores em suas redes, um aumento superior a 1,6 milhões, mais de 13 vezes o crescimento que conseguiu no ano anterior. Os números são um levantamento de Mario Leo, CEO da Result Sports, em colaboração com o portal de resultados Flashscore. Mas o espanto do ‘efeito Memphis’ é ainda maior quando se analisa a origem dos novos seguidores. Mais de 1,4 milhões deles, ou 86% do total, são brasileiros. “Normalmente a chegada de um grande jogador causa um efeito no clube, que aqui chamaríamos de ‘efeito Memphis’. Mas creio que o mais correto é dizer ‘efeito Corinthians’, já que claramente a massa alvinegra invadiu a rede social do jogador”. A constatação é de Alexandre Vasconcellos, Diretor Regional do Flashscore no Brasil. Resultados expressivos também no Flashscore Quando se analisa as buscas pelo jogador Memphis Depay no Flashscore, também é nítida a influência dos corinthianos no aumento dos números. Desde setembro de 2023, a porcentagem de brasileiros nas buscas pelo atleta raramente chegava a dois dígitos, oscilando entre 3% e 5% do total, em média. Porém, no final de agosto deste ano, os brasileiros atingiram, pela primeira vez, mais de 20% do total de buscas. E, em setembro, quase todos os dias tiveram maioria brasileira, chegando a 77,37% em 21/09, o dia da vitória do Corinthians sobre o Atlético Goianiense, com Depay em campo. Em números absolutos, também houve crescimento sensível nas buscas do Flashscore. Em geral, Memphis tinha números entre 1000 e 5000 buscas ao dia no Flashscore, com alguns picos em dias específicos. Em setembro, porém, chegou a ter mais de 100.000 buscas em uma única data (25/09, após a vitória por 3 x 0 sobre o Fortaleza na Sul-americana). “Memphis faz bem para o Corinthians, mas o Corinthians também faz bem para Memphis. É uma relação simbiótica que está trazendo ganhos para ambos – ao menos no que diz respeito às redes sociais” – finaliza Vasconcellos. |
Comentários
Postar um comentário