Com Daniel Alves e sem Gabigol, Tite divulga lista final para a Copa do Catar
Fique por dentro dos 26 nomes escolhidos para representar a seleção brasileira no maior campeonato do mundo
O campeonato mais importante do futebol se aproxima e nesta segunda-feira, 7, foi a vez do Brasil apresentar quem serão os 26 atletas que irão usar a amarelinha no Catar.
A caminho de sua segunda edição no mundial, o técnico Tite e sua equipe se reuniram com a imprensa na sede CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rio de Janeiro, para divulgar a lista final dos convocados.
Como era de se esperar, não houve tantas surpresas. Porém, como todas as decisões dos técnicos para uma copa, alguns nomes em que o treinador insiste em escalar no elenco, ou deixar de fora, geraram críticas.
Os selecionados terão a oportunidade de marcar seus nomes, não só na história da seleção brasileira, como na da copa, se tornando a primeira a conquistar 6 títulos.
Veja a lista de convocados para o mundial:
Lista dos 26 convocados
- Alisson (Liverpool), Éderson (Manchester City), Weverton (Palmeiras);
- Daniel Alves (Pumas), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Teles (Sevilla);
- Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Bremer (Juventus);
- Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham), Everton Ribeiro (Flamengo);
- Antony (Manchester United), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pedro (Flamengo), Neymar (PSG), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid);
Da expectativa à emoção
É claro que alguns jogadores já sabiam que sua convocação era garantida, como Alisson, Marquinhos, Neymar, entre outros nomes mais confirmados que o do próprio treinador. Porém, alguns atletas ainda viviam a expectativa de jogar um mundial e não estavam em festa.
O lateral-esquerdo do Sevilla, Alex Telles, acompanhou a convocação em casa, ao lado de sua esposa, e ao ouvir seu nome, foi às lágrimas. Já o meia de 24 anos, Bruno Guimarães, assistiu com sua família e seu filho Matteo, de um mês, no colo.
Pedido de casamento
A reação mais inusitada foi do atacante Pedro, do Flamengo, que ao ter seu nome confirmado para o Catar, se ajoelhou e pediu sua namorada, Fernanda Nogueira, em casamento. Acompanhado de um sim, o atleta pôde celebrar as duas conquistas em um só momento.
Ausência de Gabigol
Um nome desejado por muitos para disputar o mundial era o de Gabriel Barbosa, do Flamengo. O atleta se supera ano após ano no futebol brasileiro e já está marcado na história do time carioca.
O que chama atenção na ausência do craque na lista final, é que nenhum dos atacantes selecionados marcou mais gols que Gabriel desde a Copa da Rússia. Ao todo, o camisa 9 anotou 151 gols neste período, com destaque para 4 em 3 decisões diferentes da Libertadores.
O que explica a convocação de Daniel Alves?
Esse, sem dúvidas, foi o jogador mais contestado por fazer parte do plantel da seleção. O atleta de 39 anos tem uma carreira brilhante e já disputou 2 copas com a amarelinha. Porém, sua recém passagem pelo futebol brasileiro deixou os torcedores receosos com a postura e atuação do atleta.
O São Paulo, clube em que ele teve uma passagem de 2 anos, rescindiu com Daniel em setembro de 2021. Com isso ele recebeu uma nova oportunidade no Barcelona, mas ficou apenas 7 meses no clube catalão. Atualmente, o lateral da seleção brasileira atua pelo Pumas, do México.
Atletas que não estiveram na Rússia em 2018
Dos 26 nomes, 17 não estiveram com Tite na última Copa. Uma boa parte deles faz parte de uma nova geração promissora e da reformulação que a seleção precisou passar nesses últimos 4 anos.
Eles são:
- Weverton;
- Daniel Alves, Alex Sandro, Alex Teles;
- Éder Militão, Bremer;
- Bruno Guimarães, Fabinho, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro;
- Antony, Gabriel Martinelli, Pedro, Richarlison, Raphinha, Rodrygo, Vinicius Junior;
Próximos passos
Os jogadores convocados irão se apresentar no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. Por lá haverá treinos no Centro de Treinamento da Juventus.
No país sede do torneio, a seleção brasileira irá se hospedar em Doha e treinar no estádio Grand Hamad e no Westin Doha Hotel e Spa.
O primeiro jogo do Brasil é contra a Sérvia, no dia 24, às 16h (horário de Brasília)
Comentários
Postar um comentário