Torta Valinhense de figo roxo é dica da Chef Gourmet Valinhos para aproveitar o início da colheita da fruta na cidade
A receita exclusiva do Chef Marcelo Chaggas tem preparo fácil e prático, além disso, a torta valinhense fica linda e para lá de saborosa
Valinhos, na região metropolitana de Campinas, é considerada a Capital do Figo Roxo. Essa história começou em meados da década de 1990, com o surgimento do Circuito da Frutas, que inclui os municípios de Valinhos, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo. Como era esperado, o figo roxo produzido em Valinhos se destacou pela quantidade, tamanho e sabor. Daí surgiu o “título” de cidade do figo roxo.
A fruta, que na verdade é uma flor invertida, é muito importante para a cidade. Desde 1939, Valinhos realiza anualmente a tradicional Festa do Figo entre os meses de janeiro e fevereiro. Mas a colheita da fruta se inicia no fim de outubro, começo de novembro. A partir dessa data já é possível encontrar as frutas fresquinhas para venda em Valinhos.
Para aproveitar esse período, o Chef Marcelo Chaggas, professor da escola de gastronomia Chef Gourmet Valinhos, divulgou uma receita exclusiva: a Torta Valinhense de Figo Roxo. O preparo dessa receita deliciosa é realizado em duas partes: massa e recheio. Siga o passo a passo abaixo e surpreenda os familiares e amigos.
Ingredientes para a massa:
- 240g de farinha de trigo
- Uma “pitada” de sal.
- 100g de açúcar de confeiteiro
- 130 g de manteiga gelada cortada em cubos
- 1 ovo.
Modo de preparo da massa:
Peneire a farinha, o sal e açúcar juntos, depois disso, acrescente a manteiga sobre a mistura. Em seguida, misture com a ponta dos dedos até formar um farelo da mistura. Acrescente o ovo e amasse tudo até formar a massa. Faça uma bola com a massa, achate e embrulhe em plástico filme. Reserve na geladeira por uma hora, abra a massa, enforme e asse na forma por 10 minutos.
Ingredientes para o recheio:
- 3 ovos
- Raspas de um limão
- 120g de açúcar
- 180g de farinha de amêndoas
- 30g de manteiga derretida.
- Uma xícara de vinho do porto
- 4 figos roxos
Modo de preparo do recheio:
Misture todos os ingredientes, coloque sobre a base da torta assada e leve ao forno por 40 minutos à 180 graus. O último passo é cortar quatro figos roxos e acrescentar uma xícara de vinho do porto. Leve ao fogo e cozinhe até ficar na consistência de geleia. Coloque a calda sobre a torta assada e cubra com pedaços de figos.
Pronto. Sua torta valinhense de figos roxos está pronta. Sirva gelada!
Comentários
Postar um comentário