Transportadora testa 1ª caçamba 'meia cana' feita em aço inox especial Endur 300, que tem vida útil até três vezes maior
Material, que já vem sendo aplicado com sucesso em outros tipos de caminhões basculantes, retarda desgaste com cargas altamente corrosivas, como escórias, minérios e resíduos sólidos
Maior produtora de aços planos especiais na América Latina, a Aperam South America fechou uma parceria inédita com a CRC Engenharia e a Rosseti Equipamentos Rodoviários para o desenvolvimento da primeira caçamba “meia-cana” em aço inoxidável Endur 300 do mundo, voltada exclusivamente para transporte de cargas altamente corrosivas.
O produto inovador, que começou a circular nesta semana em um projeto piloto da CRC, está levando escória de alto-forno siderúrgico recolhida da usina da Gerdau, em Ouro Branco, para unidades da CSN Cimentos, como a de Barroso.
A gerente da CRC, Daniela Maia da Silveira, conta que procurou a Aperam em busca de uma solução que aumentasse a vida útil das caçambas da empresa, que sofrem com o alto desgaste provocado pelas cargas e precisam ser substituídas ou reconstituídas frequentemente. Essa deterioração precoce ocasiona um gasto excessivo com manutenção e obriga a empresa a realizar paradas constantes da frota.
“Com seis meses de uso eu já tenho um alto desgaste dos componentes dos equipamentos. Quando recebi um email da Aperam divulgando o uso do Endur em caminhões de limpeza urbana, me interessei em buscar uma solução semelhante para o nosso caso, uma vez que também transportamos cargas extremamente corrosivas”, conta a executiva.
A caçamba desenvolvida para o projeto piloto é do tipo meia-cana, e espera-se que tenha durabilidade até três vezes mais que os modelos tradicionais do mercado, feitos em aço carbono. Além disso, é mais leve, o que deve resultar na economia de combustível por parte da transportadora. Características que fazem do material um aliado ainda maior do meio ambiente, além de ter o Aço Verde Aperam em sua composição.
O engenheiro de aplicações da Aperam, João Paulo Porto, explica que essa caçamba é a primeira do tipo "meia-cana" sobre chassis do mundo feita em aço inox de alta resistência, o Endur 300. Essa caçamba terá o seu desempenho acompanhado pelo Centro de Pesquisa e Inovação da Aperam, em Timóteo, para validar a nova aplicação.
"Já temos experiências com caçambas semi-reboque, que tem chassis próprio e são puxadas por um caminhão trator e até mesmo em caçambas sobre chassis convencionais, com costelas, mas essa é a primeira do tipo 'meia-cana'", afirma Porto.
O Endur, primeiro aço inoxidável de alta resistência do mundo, foi criado pela Aperam a partir do programa de aumento consumo per capita do aço inox, MTP como o objetivo de ser uma solução para problemas de desgaste em ambientes corrosivos. O material une as propriedades dos Aços Avançados de Alta Resistência (já muito utilizados em caçambas basculantes) com a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Isso se tornou realidade com a alta dureza de 300 Brinell e a adição de 11% em peso de Cromo na composição química, assegurando alta resistência mecânica e ao desgaste.
O ENDUR agrega a alta resistência mecânica dos aços AHSS (Advanced High Strength Steel) com a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Padronizado em chapas com espessuras na faixa de 3,00 a 4,75mm, e podendo alcançar ainda espessuras de 1,50 a 6,30 mm, esse aço inoxidáveis é indicado para aplicações que necessitam de alta resistência mecânica e resistência à abrasão, em ambientes agressivos e úmidos.
O produto foi lançado em 2019 e tem tido excelentes resultados no mercado de caçambas basculantes, que são usadas nos segmentos do agronegócio, mineração e construção.
"Observamos que os produtos em aço, principalmente os usados no transporte de cargas molhadas (minérios, areia, brita ou grãos com umidade, lamas, lodos, esterco, lixo urbano) sofrem com a oxidação, que leva à corrosão. Desse modo, constatamos que a utilização do aço inoxidável seria a melhor solução, devido à sua alta resistência à corrosão”, acrescenta João Porto.
O Endur oferece essa resistência e outros atributos, como eliminação do desperdício de carga causado por furos, redução da espessura das chapas e do peso das caçambas e facilidade de limpeza e manutenção, além melhorar o escoamento durante a descarga..
Segundo a gerente da CRC, a primeira caçamba chegou na semana passada, e a expectativa é que seja adotada em toda a frota da empresa. "Estamos muito animados porque essa é uma demanda antiga de todo o setor", diz Daniela da Silveira.
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