ForMóbile evidencia a versatilidade e potência do setor moveleiro brasileiro

 

10ª edição reuniu público recorde de profissionais da indústria, marcenaria, arquitetura, design, tecnologia e toda cadeia de um dos segmentos que mais cresce no país

10ª edição da ForMóbile foi marcada pelo recorde de visitantes. Mais de 52 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo nos quatro dias de evento, numa feira que reuniu mais de 550 marcas expositoras, ocupando 50 mil metros quadrados e que levou ao pavilhão as últimas novidades e tendências em tecnologia, design e soluções para o setor moveleiro.

"Comemorando 20 anos de ForMóbile, fechamos essa 10ª edição superando todas as expectativas. Seja pela qualificação, seja pelo volume de profissionais presentes ao longo dos quatros dias de visitação, o público visitante tomou o São Paulo Expo em busca das últimas novidades e tendências em tecnologia, design e soluções para o setor moveleiro.", comenta Tatiano Segalin, business manager da ForMóbile.

Mais uma vez destaque, o Palco ForMóbile, espaço dedicado ao amplo conhecimento do setor, apresentou palestras sobre mercado, economia, tecnologia, panorama nacional e internacional, entre outros assuntos de relevância para a cadeia moveleira, ao longo dos quatro dias de evento. Toda a programação do Palco ForMóbile teve intérprete de Libras.

A geração de conteúdo também foi um ponto alto. Além do Palco ForMóbile e do Espaço Maker, que ofereceram uma extensa programação de palestras e demonstrações práticas de técnicas e equipamentos, uma série de outras iniciativas propagaram conhecimento técnico e incentivaram a discussão em torno dos temas centrais do setor. Muitos expositores aproveitaram a maciça presença do público para promover apresentações em seus estandes com especialistas do mercado.

Paralelamente aos palcos principais da ForMóbile, o Sebrae desenvolveu uma ação em parceria com profissionais que despontaram nas redes sociais e se tornaram referências de mercado. A entidade possui grades específicas com cursos que envolvem gestão, comunicação, tendências, oportunidades e planejamento em mídias digitais.

Investimentos para o setor

Um dos pontos alto da ForMóbile 2024 foi o Projeto Comprador ForMóbile, uma iniciativa conjunta da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

O Projeto Comprador reuniu 50 representantes da indústria brasileira de móveis em rodadas estratégicas de negócios junto a 14 compradores internacionais. As reuniões visaram otimizar a interação entre os participantes, promovendo networking, vendas e parcerias duradouras. Isso destaca a força e a diversidade produtiva e criativa do Brasil, maior produtor de móveis da América Latina e o sexto maior do mundo, expandindo fronteiras e abrindo novos horizontes no competitivo mercado global de mobiliário.  

Como entidade representativa do setor moveleiro nacional, formada por indústrias, empresários e profissionais da área, a ABIMÓVEL revelou satisfação com o evento. O presidente da associação, Irineu Munhoz, destacou como pontos positivos a movimentação da feira em relação ao volume e a qualificação do público presente, a quantidade de empresas expositoras, em especial de máquinas e equipamentos, bem como de matérias-primas, revestimentos, ferragens, acessórios e serviços de gestão, demonstrando a força da cadeia de madeira e móvel. Irineu enfatizou que as ações apresentadas contribuem para que a indústria moveleira caminhe por um desenvolvimento cada vez mais tecnológico, sustentável e otimizado da produção.

Nos orgulhamos de apoiar e participar da ForMóbile, ofertando aos nossos associados e parceiros a oportunidade de fazerem networking e terem acesso ao que há de mais atual em matéria de tendências, produtos, serviços e soluções para a fabricação de móveis no Brasil e no mundo”, explica o presidente.

Expositores, em geral, acreditam em um mercado aquecido e classificam a edição de 2024 como um sucesso.

A líder têxtil da América Latina J.Serrano teve uma movimentação intensa em seu estande durante todo o evento. A empresa levou para a feira novas cores e texturas para tecidos de decoração e para colchão (tampo e lateral), além de novas estampas e cores. A marca também apresentou novos desenhos para tapetes e colchas como a Colony e a Montblanc, destaque que não saíram do radar do público durante o evento.

Entre os destaques no setor de painéis, a Berneck, empresa referência no Brasil e no mundo na produção de painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca, apresentou sua nova textura Alumi. Inédita no cenário brasileiro de painéis decorativos, a linha metalizada é um diferencial que chega para ampliar as possibilidades de criação para os profissionais de arquitetura e design de interiores.

Quando o assunto é tinta, a Lechler, multinacional presente em 65 países, apresentou ao setor industrial moveleiro o lançamento Outdoor Pleasure Collection, um projeto dedicado ao mobiliário de madeira para áreas externas. A coleção foi desenvolvida para oferecer proteção à madeira com o Italian Styled da marca Ive, promovendo além do conforto e do design, práticas sustentáveis em cada detalhe.

A ForMóbile reuniu empresas de diversos países. Nos quatro dias de feira foi possível encontrar companhias alemãs, italianas, árabes e brasileiras. A alemã HOMAG, fornecedora mundial de hardware e soluções, apresentou 11 máquinas, expostas em pleno funcionamento para demonstração. Entre elas, os visitantes conheceram a Coladeira de Bordas, Seccionadoras, Centros de Furação e Usinagem, todas com variedades em tamanhos, funções e possibilidades.

Consciência sustentável

Uma ação sustentável vai além da questão ambiental, envolve também economia circular, responsabilidade social e inclusão. Por isso, a ForMóbile 2024, assim como Milão, focou na sustentabilidade da cadeia, priorizando a redução de materiais descartáveis e o uso inteligente e racional dos recursos.

A Informa Markets, organizadora do evento, fez um trabalho completo de ações, desde credenciamento online até doação de móveis fabricados durante a feira. Cerca de 20% de todo o carpete usado no pavilhão também foi de reuso. Como sustentabilidade é mais do que questões ambientais, a Informa Markets contratou para esta última edição um amplo e diversificado quadro de colaboradores, incluindo pessoas com deficiência. As marcas expositoras não ficaram para trás e levaram diversas soluções para o tema, como estandes reaproveitáveis e projetos sociais que se beneficiam da marcenaria.

Prêmio Top Móbile - A cerimônia da 19ª edição do Prêmio Top Móbile, promovido pela Alternativa Editorial/Revista Móbile, aconteceu no segundo dia de evento. A premiação entrevistou 800 empresas em todos os estados do Brasil, de fabricantes a distribuidores e produtores. Cerca de 200 empresários de móveis e de fornecedores da indústria que possuem marcas que estão na mente de seus clientes estiveram presentes no evento, que teve pesquisa da Segmento Pesquisas, patrocínio da ForMóbile e Phorma Design, além de apoio da Abimóvel. Nesta edição da premiação foram consideradas 44 categorias, distribuídas nos segmentos “Fabricantes de Móveis” (22 categorias) e “Fornecedores da Indústria” (24 categorias).

Próxima edição - A próxima ForMóbile já tem data para acontecer: de 30 de junho a 03 de julho de 2026, no São Paulo Expo, mas quem não pôde estar presente nesta edição ainda tem chance de se inteirar sobre as novidades. A Jornada ForMóbile Xperience continua, com eventos digitais, conteúdo exclusivo e muita interação entre as empresas do setor e seus profissionais.

Em agosto, acontece a cobertura da ForMóbile, evento digital que traz os conteúdos produzidos na feira. "É uma forma de viabilizar a participação de quem não conseguiu visitar a ForMóbile 2024 e poder se aprofundar nas temáticas discutidas no evento, fortalecendo o networking.", finaliza Segalin.

Sobre a ForMóbile

A ForMóbile se tornou uma plataforma de negócios completa para toda a indústria de móveis e madeira, nacional e internacionalmente, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, de forma sinérgica. Atualmente, possui um banco de dados qualificado, com mais de 100 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, site, redes sociais e uma ferramenta de conteúdo e negócios exclusiva, com a qual é possível promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obter um melhor retorno sobre investimentos, com mais foco e assertividade.

Comentários

Postagens mais visitadas