ESCOLAR OFFICE BRASIL: Feira destaca parcerias entre marcas relevantes de diferentes setores para encantar os clientes da papelaria




Grupo Leonora em parceria com a marca Fini: produtos com experiência ofaltiva (Foto: Divulgação/Grupo Leonora) 

 

Alguns dos destaques da Escolar Office Brasil, a maior feira de papelaria das Américas, estão nas collabs (parcerias) entre marcas relevantes de diferentes setores para encantar os clientes da papelaria. Entre as novidades mais badaladas está a primeira colaboração de produtos eletrônicos com a marca Fini, líder em balas de gelatina no Brasil. A linha inclui mouse, teclado, mouse pad, apoio de pulso para teclados, calculadoras e fones de ouvido. Já para a linha de papelaria estão itens como kit de lápis de cor, lápis de escrever, borracha, colas, canetas, marca-textos e até marmitas. 
 

Para o lançamento oficial da linha, a marca aposta em ativações, incluindo o envio de press kits para influenciadores e conteúdo interativo nas redes sociais, além de explorar o ponto de venda para gerar conexão e atração dos consumidores para a collab. Todos os produtos poderão ser vendidos nos mais de 14 mil pontos de vendas atendidos pelo Grupo Leonora.  
 

Seguindo a linha de parcerias com marcas alimentícias, a JANDAIA se juntou com a Mentos para desenvolver uma linha de cadernos com cheirinho da bala, oferecendo uma experiência olfativa para o consumidor. Além da ação, a marca trouxe para a Escolar Office Brasil mais de 30 lançamentos, 54 coleções de com licenciamentos e 46 de marcas próprias.
 



JANDAIA em parceria com a marca Mentos (Foto: Divulgação/JANDAIA) 

A marca CADERNO INTELIGENTE eleva seu padrão de autenticidade e originalidade com o lançamento da nova Monogram Collection, elaborada com crystals by Swarovski. Nesta coleção exclusiva, a essência do Caderno Inteligente se funde com o brilho dos cristais da Swarovski. Cada peça é cuidadosamente elaborada para criar uma combinação única, transformando os cadernos em verdadeiras “joias”. Disponível em breve nas lojas e no site oficial.



CADERNO INTELIGENTE em parceria com a marca Swarovski (Foto: Instagram/CADERNO INTELIGENTE)

  
Com produtos cheios de cores, formas e novas estampas, a Cícero e Melissa se juntaram para o mesmo propósito: estimular a expressão pessoal de cada um. A parceria possibilita que cada pessoa explore sua criatividade e originalidade, seja pela escrita ou do vestir. Os produtos carregam o cheirinho característico da sandália Melissa com a aplicação de um verniz localizado, acabamentos em hot stamping dourado e estampas que exaltam as características das duas marcas. Os produtos serão vendidos nas papelarias e no e-commerce da Cícero, e também no site da própria Melissa e em suas lojas oficiais.  
 

Cícero em parceria com a marca Melissa (Foto: Divulgação/Cicero) 

 
Já a STAEDTLER e Alexandre Herchcovitch vieram com uma grande novidade para 2024, uma collab entre as marcas que apresenta a criação de nove kits de produtos pensados para alguns públicos consumidores da marca: estudantes, profissionais e hobby art’s. Além disso, para cada um dos kits, Herchcovitch desenvolveu um estojo exclusivo, que apresentam desde criações lúdicas até designs minimalistas. Os kits chegam ao mercado com preços entre R$ 90,00 e R$ 1.500,00.  
 

As marcas iniciaram a parceria em dezembro de 2023, durante o desfile da coleção de verão 23/24 do estilista. O sucesso inicial fortaleceu os laços entre as marcas, dando início a uma parceria de grande potencial para futuras criações. 
 

Fotos dos kits da STAEDTLER em parceira com Alexandre Herchcovitch (Foto: Divulgação Escolar/Recs Filmes) 


Com um produto inédito no mercado, o caderno de atividades caixa-encaixa da Diskô, em parceria com o influencer Felipe Calixto, promete virar febre entre a garotada. São três modelos com estampas de personagens famosos do influenciador como o “Chamador desconhecido”, com a novidade que a capa brilha no escuro, e a capa com o próprio Felipe, acompanhado do Kindinho, o seu cachorrinho inseparável.
 

O produto traz, além do caderno pautado, diversas atividades interativas e educativas, como caça-palavras, liga-pontos, além de jogos diversos. Os cadernos acompanham elementos que brilham no escuro, metalizados, adesivos variados, refis de folhas avulsas e acessórios conectáveis que transformam o produto e deixam o dia a dia das crianças mais divertido.
 

Diskô em parceria com o influenciador Felipe Calixto (Foto: Divulgação/Diskô) 


Após ganhar o mundo digital e expandir sua fama para os palcos, o youtuber Natan Lopes lança em parceria com a Animativa sua primeira coleção de cadernos. Ao todo serão quatro cadernos que ressaltam as cores do influenciador, a colmeia e, claro, a personalidade de Natan.

 

cadernos da Animativa em parceria com o youtuber Natan Lopes (Foto: Divulgação/Animativa) 

PALCO EXPERIENCE 
 

HISTÓRIAS DE PAPELARIA: Depoimentos e ensinamentos de vidas moldadas entre canetas e papéis 
 



 Rosangela Feitosa, Nivaldo e Juliana Madureira, Rômulo Pais, Paulo Freire e Ângela Pereira no palco Escolar Experience (Foto: Divulgação/Recs Filmes) 

O painel "Histórias de papelaria" foi mediado por Rosangela Feitosa, editora da Revista da Papelaria. O evento contou com a participação de Ângela Pereira, Rômulo Pais, Paulo Freire, Nivaldo e Juliana Madureira, todos experientes profissionais do setor. Em um clima descontraído, eles compartilharam suas histórias e os ensinamentos adquiridos ao longo dos anos, destacando as diferentes estratégias de vendas utilizadas por suas lojas, desde a disposição dos produtos até o foco em marcas específicas.
 

Rosangela enfatizou que as histórias dos empreendedores convidados proporcionaram um grande aprendizado ao público. Ângela Pereira falou sobre o apoio familiar que sempre teve, enquanto Paulo Freire relembrou os desafios enfrentados para modernizar o Atacadão MEC. O público descobriu que todos os participantes são sucessores de gerações no setor, o que tornou a discussão mais íntima e divertida. Os discursos ressaltaram a importância de adquirir conhecimento e apresentar novidades no mercado.
 

Apesar do sucesso alcançado, os painelistas lembraram que o empreendedorismo não é fácil e que há sempre algo a ser melhorado. Rômulo Pais mencionou que controlaria melhor o estoque se pudesse voltar no tempo, enquanto Nivaldo Madureira destacou o desafio de oferecer todos os itens da lista escolar completa em sua loja. O painel mostrou que a criatividade e a habilidade de adaptação são essenciais para se destacar no mercado papeleiro e agradar os consumidores sem comprometer os preços e o faturamento.

Maratona de Marketing e Vendas:

  • Aula 1 – Como usar o Tiktok para aumentar as vendas;
  • Aula 2 – Domine o Mercado Livre: estratégias para anúncios de sucesso;
  • Aula 3 – Encante deus clientes usando o visual merchandising para transformar sua papelaria em um destino de compras irresistível.

Na aula “Como usar o TikTok para aumentar as vendas”, André Vernareccia, gerente de estratégia do TikTok na América Latina, exemplificou que para conseguir lucrar por meio da rede social é preciso saber qual a linguagem de cada rede para assim criar publicidades que se não destoam da mídia.
 

Durante o talk, Vernareccia trouxe os principais pontos do TikTok: a diversão e a informação, enquanto ensinava sobre o marketing explicava com vídeos do TikTok as lições que transmitia como collabs com influenciadores, a importância do storytelling, o aproveitamento de trends e a necessidade de imersão. Vernareccia aproveitou e mostrou ferramentas que o TikTok oferece ao usuário para criar conteúdo que são o TikTok creator center, TikTok for business, a disponibilizou um e-book para quem estivesse presente na aula explicando como usar o ADS Manager do aplicativo.
 

A segunda aula foi ministrada por Ednéia Fiori, executiva comercial do Mercado Livre, que demonstrou a importância dos vendedores criarem seus anúncios já dentro da Rede do Mercado Livre trazendo a informação de que 80% das pesquisas sobre os produtos começam dentro dos e-commerce. A executiva ofereceu dicas para que as vendas crescessem dentro do algoritmo do Mercado Livre que apresenta dois tipos de reputação, sendo uma referente a loja e outra ao anúncio do produto, o qual precisa ter uma boa foto, uma descrição simples e um título objetivo. Ressaltou que a geração Z tem uma preferência por comprar o produto após assistir um vídeo sobre ele, e que o próprio Mercado Livre tem uma Escola de Vídeo para que os vendedores saibam como utilizar Clips, a ferramenta de vídeo do Mercado Livre.
 

A última aula foi realizada por Niara Coelho, trade marketing da Disney, que apresentou a temática ‘Encante seus clientes: Usando o visual merchandising para transformar sua papelaria em um destino de compras irresistível’. O talk mostrou toda a força do licenciamento no aumento do faturamento final, atentou a todos que o foco deve ser no consumidor e que no nicho de papelaria as crianças são prioridade.
 

Niara desmembrou os três tópicos principais sobre o encantamento do cliente: cenário, elenco e o atendimento. O cenário consiste na elaboração da vitrine, na sinalização, iluminação, a forma como os produtos estão expostos. O elenco são os funcionários que precisam estar dispostos a ajudar os clientes e estarem bem treinados e o atendimento é a vontade dos funcionários para tornarem a compra especial, com atenção e fazendo um diferencial para o dia da clientela. Para uma linguagem de fora da Disney os conceitos utilizados são design visual, psicologia do consumidor e técnicas de marketing que, respectivamente, correspondem cenário e atendimento.
 

Etiquetas com tecnologia: uma nova forma de organizar a vida e as memórias
 


O engenheiro de soluções Roger Davanso e a Influenciadora Marcela Moura falaram como as etiquetas inteligentes da Pimaco, chamadas Pimatag, funcionam. Davanso falou sobre o uso de NFC no desenvolvimento destas etiquetas e como tudo que for salvo nela se torna instantaneamente virtual e interativo através do aplicativo da etiqueta.
 

O executivo realizou uma demonstração tirando uma foto com a plateia que ficou salva no Pimatag, enquanto explicava os passos para cadastrar o que deseja na etiqueta, mostrando que é possível compartilhar com quem não tem o aplicativo. Já Marcela mostrou ao público exemplos de como utilizar as Pimatags, como na catalogação de produtos para lojas, objetos pessoais entre outras coisas.

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