São Paulo Expo movimentou R$ 1,5 bilhão na cidade de São Paulo em 2023, gerou 40 mil empregos e atraiu 280 mil turistas

 



Equipamento representa 11% do impacto econômico no turismo de negócios do país desde a sua inauguração, e contribuiu com a geração de mais de 40 mil empregos no ano passado

 

Principal destino de eventos da América Latina e um dos mais completos e versáteis centros de exposições do mundo, o São Paulo Expo é um aliado fundamental para fomentar a economia do país. Em sete anos desde a sua fundação, o equipamento movimentou R$ 11,2 bilhões, o que gerou cerca de 294 mil empregos e atraiu mais de 2 milhões de visitantes de fora da capital paulista. Isso representa um impacto econômico de 11% no segmento de turismo de negócios e eventos do Brasil.

Somente no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), estima-se que o turismo de negócios faturou, R$ 13,5 bilhões (U$ 2,7 bilhões). Na cidade de São Paulo, segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) e a SPTURIS, o segmento teve um impacto econômico de R$ 9,3 bilhões (U$ 1,86 bilhão), atraindo pelo menos 5 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão de fora do estado.

Resultados em 2023

Nesse universo, o São Paulo Expo recebeu 69 eventos, em 2023. Administrado pela multinacional francesa GL events, o equipamento foi responsável por movimentar R$ 1,5 bilhão (U$ 375 milhões), com a geração de mais de 40 mil empregos. Para esses eventos, a cidade de São Paulo registrou a participação de 280 mil turistas de fora do município. Esse impacto econômico equivale a 16% do montante relacionado ao setor de eventos e turismo de negócios na cidade de São Paulo.

“Em geral, os eventos de negócios impactam cerca de 50 subcategorias ligadas ao setor e o que percebemos, ao longo desses anos de concessão, é que a cidade de São Paulo exerce influência global, sendo o principal centro financeiro e de negócios da América Latina. Graças a equipamentos como o São Paulo EXPO, a capital paulista pode explorar essa capacidade, o que ainda tem enorme potencial de crescimento e de desenvolvimento”, afirma Milena Palumbo, CEO da GL events.

Segundo levantamento da companhia, os visitantes do mesmo estado gastam, em média, R$ 500 por evento na cidade para viabilizar a sua participação. Essas despesas estão relacionadas à hospedagem, deslocamento e alimentação. Já aqueles que vêm de outras regiões investem cerca de R$ 3.500 (excluindo passagens aéreas).

De acordo com a Abracorp, a capital paulista representa 69% do faturamento de viagens corporativas (R$ 13,5 bilhões) do setor de eventos e turismo de negócios como um todo.


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