Prolata e Abeaço participam de primeira reunião com equipe de transição do Meio Ambiente

 


O seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil teve como grande foco estabelecer um melhor diálogo com o governo sobre o setor

Aconteceu na última segunda-feira (12), em Brasília, a primeira reunião entre entidades que se dedicam à logística reversa e a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A principal questão abordada no seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil foi uma interlocução maior entre o setor e o governo, envolvendo todos os elos da cadeia: indústria, municípios, poder público e Ministério Público.

O evento, que tinha como objetivo discutir a implementação de um sistema eficiente e inclusivo para recuperação de embalagens no Brasil, trouxe como representante do Ministério do Meio Ambiente Pedro Ivo, que participa da equipe de transição, principalmente cuidando da parte de resíduos. Representando a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e a Prolata, estava a presidente executiva das entidades, Thais Fagury, que ressalta a importância da discussão do tema logística reversa em conjunto. “O evento nos deu visibilidade e oportunidade de ampliar o diálogo com setores públicos. Como próximos passos, a lição de casa dos envolvidos é manter esse canal aberto, passada a transição e assumido a nova presidência”, explica.

Prolata foi primeira entidade gestora do Brasil a assinar um termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) para logística reversa de embalagens. Somente de janeiro a setembro de 2022, a associação reciclou mais de 51 mil toneladas de latas de aço, volume 11% maior do que o do mesmo período do ano passado.

Em dez anos de atividades, a Prolata já conta com 226 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de latas usadas e 70 cooperativas em 18 estados, totalizando 1.693 cooperados. Além disso, há 40 entrepostos parceiros e o apoio de fabricantes de latas de aço, tintas, alimentos, redes de varejo e grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.

Também apoiaram a iniciativa a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), A Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE), Boomera Ambipar, eureciclo, Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Limpezas Urbanas e Manejo de Resíduos Sólidos, Giro, Instituto de Logística Reversa (ILOG), Instituto Rever, Mapa.Sa, Polen, Pragma, Recicleiros e Viraser.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Comentários

Postagens mais visitadas