Sergio Quintanilha lança livro sobre Jornalismo Automotivo
O jornalista e mestre em Comunicação, Sergio Quintanilha, lança
o livro “Revolução do Jornalismo Automotivo: a
reinvenção da mídia especializada em carros”, na quarta-feira, dia 18 de
julho, no Tubaína Bar, em São Paulo.
O livro traça um panorama sobre o mercado jornalístico
especializado em automóveis, desde a transição do impresso para o digital, a
técnica, a rotina e perfil dos jornalistas especializados no mercado
automotivo. Quintanilha traça a narrativa sob o pano de fundo da
pós-modernidade, passando por Anthony Giddens e da modernidade líquida de Zygmunt
Bauman.
Sob um olhar atento e crítico, o jornalista destaca fatores
importantes desta transição como o papel social dos jornalistas profissionais, credibilidade
e amadorismo. “As tecnologias que permitiram a divulgação de notícias por
qualquer pessoa criaram uma tensão entre os especialistas e os amadores”,
afirma o autor.
O jornalista descreve também a evolução da história do
jornalismo e a mudança tecnológica provocada com a internet, trabalha o
simbolismo e permite uma reflexão sobre o consumo de carros. Um interessante
estudo de caso permite comparar a abordagem editorial de duas revistas
especializadas, um site profissional e um blog amador por ocasião do lançamento
de um novo carro. É uma boa pedida para jornalistas da área e pesquisadores. “Para
quem deseja trabalhar no Jornalismo Automotivo, o livro mostra como nesse
segmento os jornalistas são divididos em castas pelas montadoras, com maior ou
menor acesso aos carros de acordo com a sua relevância editorial ou segundo
critérios dos fabricantes”, finaliza.
O livro foi produzido com apoio da área de Classificados do
site Mercado Livre.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Revolução do Jornalismo Automotivo: a
reinvenção da mídia especializada em carros”
Autor: Sergio Quintanilha
Editora: Fontenelle Publicações
Local: Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César,
São Paulo)
Dia e horário: Quarta-feira, 18 de julho de 2018, das 19 às
22 horas
Entrada gratuita. No evento, o livro será vendido por R$
30.
Sobre o autor
Sergio Robinson Quintanilha é Mestre em Comunicação pela
Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, onde deu aulas de Jornalismo (2007) e o Curso
de Jornalismo Automotivo entre 2017 e 2018. Atualmente é professor de Pós-Graduação
na Universidade Anhembi-Morumbi, redator-chefe da revista Motor Show e assina o
blog República do Automóvel no portal iG, além de Aluno Especial do Doutorado
na ECA-USP. Em 2004, publicou o livro “O Gordini Mal-assombrado – a saga de uma
revista de automóveis”.
Comentários
Postar um comentário