Cuidado com a saúde dos pets na primavera

 

Estação do ano é mais nociva para reações alérgicas em animais de estimação.

Que todas as estações do ano têm sua beleza, todos nós concordamos, mas devemos reconhecer que a primavera tem uma beleza exuberante. Além de anunciar as altas temperaturas, é um espetáculo à parte a manifestação da natureza, colorindo as ruas com flores, folhas verdes e muito mais vida.

Só que para alguns, a primavera também é o anuncio de uma temporada de cuidados extras com alergias, principalmente em pets que ficam com a pele, sistema respiratório e até digestivo mais vulneráveis.  Entre os perigos da estação estão o pólen (comum no ar durante a estação), a multiplicação de plantas nocivas expostas na rua e também o aumento da proliferação de carrapatos e pulgas devido a umidade e temperatura do ar. 

Alguns sinais de alerta podem ser observados. Fique atento se o seu animal apresenta vermelhidão, vergões, manchas, descamação, excesso de oleosidade ou odor forte na pele, além de inflamação nas patas, vermelhidão ao redor dos olhos, ouvidos e focinho, coceira intensa, falhas nos pelos e pelame opaco. Embora a queda de pelos, seja normal pela troca da estação, em excesso pode ser uma reação alérgica forte. “A troca de pelos, não altera o brilho da pelagem do animal”, afirma a veterinária Analice Munhoz, do hospital WeVets.

Mesmo com todos estes riscos, é possível que o pet aproveite a temporada para curtir mais a rua, depois de enfrentar longos períodos dentro de casa, se protegendo do frio, basta que o tutor tome alguns cuidados simples.

Durante os passeios, evite que o animal entre em áreas de mata mais fechada, lá pode existir além de plantas, uma maior incidência de carrapatos e pulgas. Campos mais abertos são ideais. Após o passeio, escove os pelos do animal e higienize as patinhas. Aproveite as temperaturas mais altas para aumentar a frequência dos banhos com água morna, evitando higienizações simples.

Se mesmo assim o animal estiver apresentando com frequência crises de tosse, espirros, e coceiras, o ideal é procurar um médico veterinário para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas