Schornstein levou 60 mil litros de chope artesanal às Oktoberfests de São Paulo e Blumenau

 


O público presente pôde degustar nove estilos da cervejaria

A maior celebração da cerveja alemã voltou com tudo em 2022 e foi sucesso de público, que estava ávido por festejar a retomada do evento com muito chope artesanal. A Schornstein, tradicional cervejaria artesanal de Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil, marcou presente nas duas principais Oktoberfests brasileiras: de Blumenau e São Paulo.

Ao todo, foram 60 mil litros de chope nas duas festividades. Em São Paulo, o evento aconteceu de 07 a 23 de outubro, às sextas-feiras, sábados e domingos, no Complexo do Ginásio do Ibirapuera e em Blumenau (SC), de 05 a 23 de outubro, no Parque Vila Germânica. A premiada e refrescante IPA Schornstein representou um terço das vendas da cervejaria nos dois eventos que, juntos, registraram um público de cerca de 700 mil pessoas.

Em São Paulo, a Schornstein foi a única cervejaria artesanal da festa e recebeu uma visita especial em seu bar, o chef de cozinha, empresário e apresentador do programa Masterchef Brasil, Henrique Fogaça que, além de se deliciar com os diversos estilos de chope da cervejaria e ressaltar sua qualidade, deu um spoiler de que tem parceria vindo por aí. “É só o começo”, disse Fogaça, em uma publicação na sua rede social, referindo-se à sua presença no local.

Na Oktoberfest de Blumenau as cervejas artesanais foram representadas por sete cervejarias no total. “A expectativa já era muito positiva antes mesmo de as festas começarem, mas os eventos superaram muito o que estávamos esperando, tanto em quantidade de público como em produção, atrações, infraestrutura e organização”, disse Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), grupo ao qual a Schornstein pertence.

A cervejaria levou diversidade ao público cervejeiro ao disponibilizar nove estilos: a tradicional Pilsen, a premiada IPA, a refrescante IPA Tangerina, Witbier, Weiss, Bock, Vienna Lager, New England IPA (NEIPA) e a sazonal Oktoberfest, produzida especialmente para celebrar o evento.

“Quisemos levar diversos estilos para contemplar os mais diversos paladares. No total das duas festas, o tradicional chope pilsen representou apenas um terço das vendas totais, o que mais uma vez demonstra a mudança de gostos e preferências no paladar brasileiro. Diversidade de estilos, refrescância e alta qualidade. Chope com alma!”, comentou Barreira.

Cervejaria Schornstein

A Cervejaria Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode (SC), cidade que tem fortes traços da cultura alemã. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.

Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina.

Com várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais, a marca produz diversos estilos de cerveja como IPA, Bock, Weiss, Pilsen, Stout, APA e Witbier, entre outras. Saiba mais sobre a CBCA e suas marcas em www.cbca.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas