Fundador do Orkut vem ao Brasil para falar sobre os desafios e bastidores da rede social e da criação de produtos inovadores
O desenvolvedor e empresário participará do maior evento de Product Management da América Latina, o Product Camp, no dia 13 de dezembro, em São Paulo
Orkut Buyukkokten, desenvolvedor de software e fundador do Orkut.com - rede social que ganhou os brasileiros no início dos anos 2000 - tem presença confirmada na 6ª edição do Product Camp, maior evento de Product Management da América Latina, que acontece na cidade de São Paulo. No dia 13, o empresário vai palestrar no maior palco da conferência, que é organizada pela PM3, escola referência em educação de produtos digitais do Brasil.
Na palestra, Orkut contará a história de criação, crescimento e desfecho da plataforma batizada com o seu nome, explicando como alguns fatores comportamentais dos brasileiros em relação ao resto do mundo fizeram dela um sucesso retumbante no Brasil. Além disso, Orkut também abordará tópicos como a estrutura do time na época, como era feita a priorização de features e a história desde a inspiração para lançar até sua saída do projeto.
De acordo com Marcell Almeida, CEO da PM3, a participação de Buyukkokten no evento é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a criação dos produtos que usamos no dia a dia como iFood, Nubank, Uber e tantos outros. No evento será abordado os processos utilizados por essas grandes empresas, bem como as dificuldades enfrentadas e muitos outros detalhes que serão revelados pela primeira vez pelo Orkut durante a época em que criou e escalou a rede social. “As pessoas gostam de se inspirar em negócios e histórias que deram certo, mas são os erros que ensinam e potencializam as pessoas a se desafiarem e saírem do convencional”, diz.
Antes de criar a plataforma em 2004, Orkut Buyukkokten era programador e trabalhou por anos com o Google como desenvolvedor front-end em projetos internos da empresa. O ponto de virada para o surgimento da rede social foi a sua ideia de construir um espaço no qual as pessoas poderiam comunicar, engajar e interagir. Quando saiu do papel, a rede social explodiu e, por 10 anos, foi uma das mais usadas - sendo que, só no Brasil, chegou a ter 30 milhões de usuários ativos.
Já em 2008, o empresário migrou de área e se tornou Product Manager do Google, trabalhando em outros projetos da companhia. Naquele mesmo ano, a organização também comprou a rede social e anunciou o seu fim em 2014. No entanto, no último mês de abril, o domínio oficial do site (orkut.com) foi reativado com um comunicado do próprio fundador com a seguinte mensagem: “Estou construindo algo novo”.
Também fundador de empresas como Club Nexus, Affinity Engines e, agora, Hello, Orkut falará pela primeira vez dos bastidores de sua carreira, seu envolvimento no mundo dos negócios e sua veia criativa para construção de produtos inovadores. “Essa é uma chance única para os profissionais da área de Produto e vai marcar a história do Product Camp”, completa Marcell Almeida.
Comentários
Postar um comentário