“EDUCAÇÃO, PRESENTE PARA O FUTURO” TEM PRÉ-ESTREIA NA BETT 2022

 


Realizado pela Prosa Press, o documentário faz uma reflexão sobre o impacto da tecnologia na educação, sob o ponto de vista dos estudantes.

A Bett Brasil 2022, maior evento de educação e tecnologia da América Latina é o palco da primeiríssima exibição pública de uma versão compacta do documentário “Educação, presente para o futuro”, produzido pela Prosa Press com o patrocínio da 3M e da IBM. No primeiro dia do evento, 10 de maio, uma edição de 20 minutos do filme será exibida de forma gratuita, seguida de um bate papo com Patricia Travassos, diretora criativa da Prosa Press e dois dos jovens que protagonizam o documentário.

Com a tecnologia presente 24 horas por dia em todos os aspectos da vida das crianças, não é mais possível que elas ainda sejam educadas seguindo modelos baseados na era industrial. Por isso, o documentário tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o impacto da tecnologia na educação. Para isso, tenta responder a algumas questões que estão se tornando cada vez mais urgentes: como preparar as crianças de hoje para um futuro tão incerto e volátil? A tecnologia pode aumentar o prazer, a retenção do aprendizado e reduzir a evasão escolar?

“Não adianta falar de tecnologia sem buscar uma conexão com a realidade. Os equipamentos eletrônicos servem para potencializar as habilidades dos alunos e, por isso, são eles que devem estar no centro do processo. Não foi à toa que escolhemos os estudantes como protagonistas do nosso filme”, explica Patricia. Além de cases gravados em escolas de norte a sul do país, o documentário tem como fio condutor um debate realizado por jovens ativistas pela educação sobre como deve ser a escola do futuro.

Equilíbrio com propósito

Um dos pontos principais de discussão no documentário é a busca do equilíbrio no uso da tecnologia na Educação. Patricia lembra que as crianças estão expostas desde muito cedo à vida virtual e elas precisam ser ensinadas a tirar o melhor proveito disso para que suas atitudes e pensamentos possam ganhar potência. “Muitas famílias apresentam sérias dúvidas relacionadas ao impacto da tecnologia na vida dos filhos. Este trabalho vai trazer algumas respostas na direção do uso da tecnologia com propósito”, disse.

Foram justamente essas dúvidas e preocupações que levaram a diretora a iniciar as pesquisas que resultaram desse trabalho — um total de quatro anos em busca de respostas. Mãe e jornalista que atua no ramo da inovação e tecnologia, uma dor sentida pela Patricia era acompanhar de muito perto os avanços tecnológicos e as mudanças que isso causa no mundo e no modo de vida da sociedade, mas não perceber um reflexo dessa nova realidade na educação.

“Muitas das profissões que conhecemos hoje não existirão mais quando as crianças que estão iniciando sua jornada escolar chegarem ao mercado de

trabalho. Como as escolas devem se adaptar aos novos tempos? Qual o papel dos pais? Este documentário lança luz e dá voz a jovens para uma discussão sobre o que eles esperam de uma escola do futuro”, explica.

Para aprofundar a discussão, o documentário apresenta exemplos reais de escolas brasileiras, que estimulam alunos a aprender de acordo com o futuro que eles mesmos estão criando. Outros desafios abordados passam pelo contraste educacional do Brasil e pelo novo papel dos professores, hoje auxiliados por recursos tecnológicos. A ideia é apresentar projetos bem-sucedidos que podem inspirar outras escolas a aumentar o prazer, a qualidade, a retenção do aprendizado e reduzir a evasão de alunos.

Os interessados em assistir à íntegra do documentário podem se cadastrar em www.doceducacao.com.br para receber um link direto para o filme.

Sobre a Prosa Press

Fundada em 2012, a Prosa Press é um hub de conteúdo especializado em inovação. Cria produções audiovisuais autorais que refletem sobre novas tendências tecnológicas e de comportamento que vêm transformando vários aspectos da nossa vida: da rotina pessoal à profissional. Além de “Educação presente para o futuro”, a Prosa é responsável pelas produções: “Projeto Upload” (programa de TV / CNN Brasil), “Inspira” (longa-metragem documentário), “Inovar é um Parto” (documentário em fase de finalização), “Sem Excesso” (websérie), “Pílulas da Longevidade” (série de TV), “Fominha” (GNT), “Tristezas Não Pagam Dívidas” (Globonews) e “Mãe S.A.” (TV Globo e Globonews). A expertise da Prosa em inovação nutre também projetos de comunicação corporativa, atraindo clientes de tecnologia, empresas da nova economia e também as mais tradicionais que querem ajuda para traduzir a transformação digital para o seu público. Saiba mais em: https://www.prosapress.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas