Aproveite datas comemorativas para iniciar seu negócio gastronômico ou fazer uma renda extra


 Dia dos Namorados, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween e Natal ainda estão por vir. Todas essas datas podem (e devem) ser exploradas pelo empreendedor para alavancar as vendas

Empreender é desafiador, mas torna-se ainda mais difícil em tempos de escassez econômica como o que o Brasil está enfrentando. Por este motivo, o empresário precisa estar sempre inovando, não só na diversidade de seus produtos, mas na apresentação e no marketing. Para quem empreende no ramo da gastronomia, uma das formas de manter o negócio sempre em movimento é aproveitar as datas sazonais.

“Não precisa inventar a roda, criar produtos todos os meses. Basta adaptar o seu menu, trocando um sabor ou até uma apresentação. O mesmo bombom que você vende, pode ganhar uma decoração de coração ou letras, formando frases, em uma caixinha para o Dia dos Namorados. Ou quem sabe um recheio de pé-de-moleque para as Festas Juninas”, explica Vera Araújo, especialista da VA Gestão de Negócios.

Vera explica que para ter sucesso é preciso planejamento. “Pegue uma simples folha de papel e escreva as datas comemorativas dos próximos seis meses e rascunhe todas as possibilidades que elas permitem ao seu negócio. A partir daí, veja o que é viável economicamente, tanto em relação a ingredientes disponíveis em cada estação, como em relação às embalagens. Defina seu menu e quando você deverá começar a comprar todos os insumos para estar com tudo pronto em tempo para cada a data”, enfatiza.

Com todas as opções definidas, é hora de planejar as ações. “Para divulgar aos clientes que você tem um produto especial, um combo ou condição diferenciada para aquela comemoração, é preciso começar a anunciar de 20 a 30 dias antes. Assim, ele poderá se preparar para adquirir o seu produto em tempo, principalmente se ele precisar esperar por uma entrega mais demorada”, explica Amanda Sabadell, especialista em Marketing da VA Gestão de Negócios.

No caso de restaurantes que servirão menus especiais e que não necessitem de reserva ou encomenda prévia, pode-se iniciar a divulgação com 15 de antecedência. Se necessitar de maior organização, valem também os 30 dias, como no caso de produtos.  

Vera e Amanda enfatizam, ainda, que algumas datas não podem ficar de fora do calendário do empreendedor, como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal.

Sobre a VA Gestão de Negócios

Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.

A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.

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