Silver Week: A grande data do calendário varejista de 2022

 


Conjunto de ações de marketing, com promoções e descontos exclusivos para o público 50+, 60+ e 70+ em shoppings centers e estabelecimentos comerciais em todos o país, acontecerá durante a semana de realização da Longevidade Expo+Fórum 2022


Não há mais dúvidas: os seniores, longevos, ‘prateados’, (ou idosos, para os que ainda não se atualizaram nos novos conceitos ligados à longevidade) estão fazendo valer seus direitos, preferências e demandas. O gerúndio aqui é necessário, pois trata-se de um processo em curso. Mesmo ganhando mais expressão quantitativa – a participação dos 50+ cresce a cada ano na sociedade brasileira – e qualitativa, ainda há uma perniciosa resistência à percepção do indivíduo longevo como ser atuante, crítico, colaborativo e consumidor. Entretanto, a revolução ‘prateada’, como definiu-se, ganha ritmo acelerado à medida que as estatísticas confirmam as evidências. 


Os consumidores ‘prateados’ são cada vez mais numerosos. De acordo com dados compilados pela Organização Pan-americana da Saúde, organização internacional especializada em saúde, criada em 1902, até 2030 o número de pessoas com 60 anos ou mais será 34% maior, passando de 1 bilhão em 2019 para 1,4 bilhões. E, em 2050, a população global de pessoas idosas terá mais do que dobrado, alcançando a marca de 2,1 bilhões de pessoas. 


Embora esse horizonte cada vez mais próximo lance desafios estruturais para todas as sociedades, o fato de vivermos mais deve ser celebrado. Serão necessárias ações de melhoria do envelhecimento saudável em múltiplos níveis e em múltiplos setores, de modo a prevenir doenças, promover a saúde, manter a capacidade intrínseca e viabilizar a habilidade funcional. Todas essas intervenções são o cerne da chamada Economia Prateada. 


O que chama a atenção é o potencial de crescimento deste segmento consumidor. Até 2030, a Economia Prateada ganhará ainda mais força, porque o número de idosos cresce 3,2% a cada ano (em comparação com 0,8% de toda a população) e 76% deles participarão ativamente de algum grupo de consumidores. Ainda segundo a Organização Pan-americana da Saúde, até 2030 esses consumidores prateados devem gastar por volta de US$ 15 trilhões, contra US$ 8,7 trilhões em 2020. Não tê-los no radar parece ser uma estratégia fadada ao fracasso.


Brasil ganha expressão


As cinco maiores economias ‘prateadas’ em 2030 são projetadas para serem as mesmas que as de agora. Os Estados Unidos devem continuar na liderança global. O país controla atualmente 74% de todo o poder de gasto (são US$ 3,4 trilhões, do total de US$ 4,6 trilhões) nas Américas. No entanto, espera-se que a silver economy na América Latina cresça muito mais rápido do que nos EUA na próxima década. De acordo com as estimativas da consultoria World Data Lab, por exemplo, a economia 'de prata' no Brasil deve crescer 60%, passando de US$ 358 bilhões para US$ 572 bilhões, enquanto a Economia Prateada da Colômbia deve aumentar 82%, crescendo de US$ 76 bilhões para US$ 138 bilhões até 2030.


Para atender as demandas e necessidades dessa numerosa população, todo um contingente de serviços e profissionais deverá estar preparado para compreender e antecipar soluções que viabilizem segurança, autonomia, beleza e bem-estar ao público 60+. A oportunidade que se abre para toda a iniciativa privada é marcante pelo ineditismo e pelo potencial. O momento é,  agora, de ganhar a preferência destes exigentes consumidores. 

 

Nova data no calendário do varejo brasileiro

 

“Foi com essa realidade em mente que desenvolvemos a Silver Week, que deve se tornar um novo marco do calendário varejista”, antecipa o empreendedor e presidente do Conselho da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos. “Será uma semana estendida de promoções e descontos exclusivos para os consumidores 'prateados'. Uma realização conjunta com a Longevidade Expo+Fórum (de 29 de setembro a 1º de outubro de 2022), ampliada até o dia 9, com o objetivo de alavancar as vendas em outubro e entrar no radar do segmento de mercado que mais cresce no Brasil”, diz Francisco Santos.

 

Ações em shoppings e centros comerciais 

 

Estão programadas, durante os 11 dias (com dois finais de semana) da Silver Week, promoções, campanhas publicitárias, atividades e interações com live marketing que vão movimentar os shoppings e centros comerciais em todo o País para atrair e cativar o público sênior e incentivá-lo a participar de novas experiências de compra e atividades junto ao varejo e aos serviços. 


"Podemos dizer que, atualmente,  Longevidade Expo+Fórum catalisou ações em diversas frentes, conquistando o respeito e a parceria de instituições e associações em todo o país. Dessa forma, o tema do viver mais e melhor ganhará capilaridade no Brasil, assim como relevância em todas as esferas, públicas e privadas. O conteúdo proposto pela Longevidade Expo+Fórum será transmitido para clubes sociais, por meio da parceria com o SindiClube, para shopping centers e outros centros comerciais, além de promover benefícios e vantagens para os consumidores longevos", comentou o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman. 


E com uma atração especial: todo o conteúdo da Longevidade Expo+Fórum, que acontece de 29 de setembro a 1° de outubro de 2022, em São Paulo, poderá ser exibido simultaneamente nos shoppings que participarem da Silver Week, envolvendo público e lojistas em um ambiente focado nas demandas dos consumidores 50+. Serão mais de 250 palestras e atividades apresentadas nas áreas de eventos de cada centro comercial e geridas pelo departamento de Marketing de cada complexo. “O mercado já percebeu que os longevos constituem um perfil consumidor atrativo e com grande poder de compra, merecendo uma data especial”, conclui Francisco Santos. 


Serviço:

Evento: Longevidade Expo+Fórum 2022.

Quando: 29 de setembro a 1° de outubro de 2022.

Onde: Centro de Convenções Rebouças - São Paulo / SP




Sobre a Longevidade Expo + Fórum

A Longevidade Expo + Fórum é um evento no formato Feira de Negócios, Experimentação, Fórum de Tendências e Maratona Digital, voltado para o público 50+ e a cadeia de produtos, tecnologia, serviços e soluções para estes consumidores nos mais variados segmentos da economia, como saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; e moda, beleza e pro age. O evento é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com gestão e realização da São Paulo Feiras Comerciais, ambas empresas do Grupo Couromoda, e é realizado em cooperação com a Informa Markets, organização global líder no setor de feiras, congressos e eventos B2B. Na edição de 2019, o evento ofereceu mais de 150 palestras sobre os diferentes aspectos da longevidade, inovações em produtos e serviços de 153 expositores e público de mais de 10 mil pessoas. 

 

Sobre o Grupo Couromoda

O Grupo Couromoda é o criador e realizador de eventos de referência nos setores de calçados, moda, beleza e saúde: Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda; Hair Brasil Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética; São Paulo Prêt-à-Porter; e *Hospitalar – Evento Internacional de Soluções, Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para a Cadeia da Saúde. *Desde 2015 Hospitalar é parte do Informa Group e da Informa Markets.

*Em 2015 a Hospitalar foi adquirida pela UBM plc e hoje faz parte do Informa Markets, maior organizadora de feiras e congressos do mundo, presente em mais de 60 países.

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