Dia Mundial da Saúde Digestiva: relação entre saúde intestinal, imunidade e a boa nutrição dos pets



Uma alimentação de alta qualidade é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, a saúde e o bem-estar de cães e gatos

Dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo, e essa atenção e cuidado também devem se estender aos nossos pets.

A saúde digestiva é afetada por diversos fatores, como a fase da vida. Animais filhotes e idosos são particularmente vulneráveis, sendo recomendada uma atenção especial.  Outros fatores são as doenças que afetam órgãos como o estômago, intestino, fígado, assim como as infecções por vírus e bactérias que podem causar alterações graves na saúde digestiva, sendo fundamental o diagnóstico rápido, tratamento e acompanhamento pelo médico-veterinário.

O papel do sistema digestivo vai muito além da digestão e aproveitamento dos alimentos, ou da absorção de medicamentos tomados por via oral. Ele desempenha papel central sobre a imunidade e regulação hormonal. 

Muita gente não sabe, mas a maior barreira de defesa do organismo, capaz de produzir maior quantidade e qualidade de células de defesa, está localizada no intestino. Isso acontece porque o intestino tem a importante função de absorver os nutrientes oriundos da dieta, ao mesmo tempo que defende o organismo de eventuais substâncias nocivas que possam ter sido ingeridas juntamente com o alimento.  É um órgão que está em contato direto com o conteúdo externo que o animal recebeu e precisa estar preparado para eventuais contaminações. Sendo assim, a saúde do intestino é de extrema importância para a manutenção da saúde e imunidade dos pets. 

Alguns cuidados são fundamentais para manter a boa saúde do sistema digestivo de cães e gatos: 

- manter a vacinação e a vermifugação em dia;

- observar as características das fezes diariamente. As características ideais são: consistência firme, formato cilíndrico, aspecto brilhante e que não deixa marca no solo;

- ficar atento aos sinais de problemas digestivos, como vômitos e diarreias;

- fazer visitas regulares ao médico veterinário; 

- garantir uma nutrição adequada, completa e balanceada, com ingredientes de alta qualidade, específica para a fase da vida. Lembrando que para um animal ser bem nutrido, seu sistema digestivo precisa estar saudável e, por outro lado, a boa nutrição é fundamental para promover essa saúde digestiva.

Fornecer um alimento de fácil digestão e alto aproveitamento, que contenha fibras especiais e prebióticos, irá auxiliar para o equilíbrio da microbiota intestinal, nutrição e saúde das células intestinais, bom aproveitamento de todos os nutrientes vindos da dieta e, consequentemente, melhor desempenho do sistema imunológico do pet.

Todos os alimentos para cães e gatos da linha Fórmula Natural Fresh Meat são formulados com ingredientes de alta qualidade como a carne fresca, fontes especiais de carboidratos, fibras especiais como a polpa de beterraba e as frutas e vegetais, além de conter prebióticos como a inulina e a parede celular de levedura, sendo uma excelente escolha para favorecer a saúde digestiva dos pets. 


SOBRE A ADIMAX

Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), filiais em Abreu e Lima (PE), Uberlândia (MG) e Goianápolis (GO), e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. 

A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência"

Comentários

Postagens mais visitadas