Arnold Sports Festival South America 2024 é palco da revolução vegana no país

 


O maior evento multiesportivo do país, também com foco em bem-estar, tem espaço próprio para a indústria simpatizante aos animais, que cresceu mais de 500% no Brasil, na última década.

Há uma tendência mundial comprovada por números e pesquisas: o crescimento da indústria voltada para pessoas veganas, que seguem estilo de vida pautada no respeito e no bem-estar dos animais. Isso significa não consumir carne ou alimento produzido por eles, passando pela rejeição a cosméticos, roupas e qualquer outro item cuja produção implica na morte ou no sofrimento de bichos. Mais: pelo uso deles como entretenimento.

Dados da Euromonitor Internacional, provedora global de informações sobre comércio, consumo e análise de mercado, mostram que a indústria de produtos veganos e vegetarianos (sem carne) fatura 51 milhões de dólares anuais em todo o planeta. No Brasil, o faturamento é de 15 milhões de reais, mesmo levando em consideração que o consumo de proteína animal no país ainda esteja acima da média mundial. Para se ter ideia, segundo o Ministério da Fazenda, o número de empresas abertas com o adjetivo “vegano” cresceu mais de 500% no Brasil, na última década.

Ciente dessa expansão, que também abraça consumidores que aplaudem a sustentabilidade do planeta, sendo contrários à criação de gado de corte, por exemplo, o Arnold Sports Festival South America, tem espaço próprio para a exposição de produtos afins. Na edição 2024, desse que é o maior encontro mutiesportivo do país, também com foco em bem-estar, que será realizado entre os dias 5 e 7 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP), eles estarão concentrados na Vila Vegana.

Trata-se de uma área dedicada às empresas que atuam nesse segmento e a pequenos produtores interessados em expor diferentes itens simpáticos aos animais, como os alimentícios, cosméticos, de higiene ou relacionados à moda e decoração. “A ideia é que esse espaço seja visitado não só pelo consumidor final, mas também por nutricionistas, médicos, lojistas de suplementos e profissionais da indústria farmacêutica, além de professores e estudantes de nutrição e de medicina”, diz Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, empresa organizadora do Arnold Sports Festival.

De acordo com pesquisa recente, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos. Isso representa um crescimento de 75% nos últimos dez anos. Assim, faz sentido crer que o número de veganos também aumentou. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ele pode estar próximo a 7 milhões de pessoas, fazendo que o Brasil seja o país mais vegano da América Latina.

Bons negócios

Para quem gosta de números, vale destacar que o Brasil é, ainda, o país da América Latina que oferece a maior oferta de restaurantes e estabelecimentos vegetarianos ou veganos: são quase 3 mil opções. São Paulo e Rio de Janeiro têm o título de cidades mais “vegan friendly” do país. Para receber essa nomenclatura é necessário possuir um selo criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Ele é destinado a vários segmentos da indústria, garantindo que os produtos ou serviços oferecidos são, de fato, isentos de exploração animal.

É nessa toada de crescimento industrial e de respeito aos bichos que a organização do Arnold Sports Festival South America 2024 abre espaço para a Vila Vegana. Uma área que deve gerar conhecimento e, claro, bons negócios, em um segmento que cresce a passos largos no Brasil.

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