Plano de acessibilidade da TiX será lançado na REATECH 2019 na São Paulo Expo



Maior feira de acessibilidade, inclusão e reabilitação conta com a participação de centenas de expositores com tecnologias para pessoas com deficiência.


O evento mais importante do setor na América Latina, que reúne mais de 300 expositores focados em tecnologias assistivas emergentes, acontece em São Paulo nos dias 13 a 16 de junho. Com a proposta de transformar vidas com a utilização da tecnologia, a 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), recebe a TiX Tecnologia Assistiva, startup mineira desenvolvedora de soluções para acessibilidade digital e comunicação de pessoas com deficiências motoras e da fala.

Segundo o último censo do IBGE de 2010, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência. Os problemas em estrutura básica acessível no país e o alto custo dos equipamentos desenvolvidos para atender às necessidades especiais desse público, dificultam o dia a dia e comprometem a realização de atividades básicas do ser humano, incluindo a comunicação.

Diante disso, visando democratizar o acesso a inovações que dão mais autonomia a esse público, a TiX criou um modelo inédito de acessibilidade por assinatura. A partir de R$ 165,00 ao mês, é possível escrever com o piscar dos olhos, usar computadores com autonomia, alfabetizar pessoas com deficiências intelectuais e comunicar-se sem o uso da voz, como fazia o famoso cientista Stephen Hawking, retratado no filme “A Teoria de Tudo”.


Modelo pioneiro
O plano de acessibilidade, com pagamento mensal, chama atenção pelos pacotes criados para atender cada necessidade através de um serviço de assinatura personalizado. Para Adriano Assis, sócio fundador da TiX Tecnologia Assistiva, o que causa impacto não é a tecnologia em si, mas o atendimento prestado e as soluções prescritas considerando os perfis e necessidades individuais de cada usuário. Com os planos de assinatura, em vez de comprar produtos, o cliente contrata a acessibilidade como um serviço, usando os equipamentos indicados e recebendo atenção continuada. “Acumulamos mais de uma década de expertise em acessibilidade e nesse período construímos soluções relevantes, em parceria com os melhores profissionais e especialistas da área. Hoje, temos clareza de que os produtos devem ser prescritos para cada indivíduo, considerando sua condição e as demandas de cada fase da sua vida. Foi assim que surgiu a proposta dos planos de acessibilidade. Ao sairmos das prateleiras, nos aproximamos da necessidade real dos usuários, invertendo a lógica tradicional desse mercado”, ressalta Adriano.

Como uma das principais atrações da Reatech, a startup quer provar que esse modelo traz benefício imediato para os clientes. Visitantes da feira poderão experimentar os produtos no próprio estande da TiX e contratar os planos na hora, sem taxa de adesão nem fidelização.

Assim, mais famílias poderão ter acesso à solução e ainda contar com o acompanhamento especializado da equipe da TiX. Para se ter uma ideia, até o início do ano, os clientes precisavam investir de 3 a 6 mil reais para adquirir produtos como o Teclado Inteligente TiX e seus acessórios.

Adriano afirma que “assim como as pessoas assinam planos de TV a cabo e streaming como a Net e a Netflix, agora poderão investir em planos de acessibilidade, melhorando imediatamente sua qualidade de vida sem se preocuparem com a manutenção própria dos equipamentos inclusos nos planos contratados”. 

Além das famílias, há planos mensais específicos para escolas, clínicas de reabilitação e outras empresas. No entanto, pessoas jurídicas e órgãos governamentais, também podem optar pela aquisição definitiva dos produtos, baseada nos preços unitários de cada equipamento e software. 


TiX: tecnologia que liberta
Principal produto da empresa, o Teclado Inteligente TiX começou a sair do papel em em 2013, quando Adriano conheceu o cientista da comunicação Gleison Faria. Gleisinho, como gosta de ser chamado, nasceu com paralisia cerebral e se formou em ciência da computação utilizando um capacete adaptado a uma ponteira para conseguir digitar com a cabeça. Como trabalho de conclusão de curso, em 2006, ele criou o conceito do teclado inteligente, que o permitiria acessar o computador com as mãos, apesar de sua coordenação motora comprometida. Em 2015, o teclado começou a ser comercializado no país, já incluindo a função de mouse e com outros acessórios, possibilitando não apenas a digitação, mas o controle total de computadores, tablets e smartphones. 

Com apenas onze botões grandes, coloridos e espaçados, o teclado inteligente oferece todos os recursos de um teclado e mouse convencional, podendo ser manuseado por pessoas com limitação severa de movimentos e de coordenação por meio da combinação de duas teclas. Os botões sensíveis ao toque e a inclusão de outros acessórios, como o sensor de piscar de olhos, fazem toda a diferença na utilização de pessoas que não possuem controle dos movimentos ou que apresentam deficiências motoras extremas.

O equipamento é acessível pelo toque, por acionador de pressão ou pelo piscar dos olhos. O teclado TiX e as outras soluções para comunicação e inclusão escolar podem ser contratados diretamente pelo WhatsApp 31 3495-1497, link direto: www.tix.life/planos



Sobre a TiX Tecnologia Assistiva
Fundada em 2009 em Belo Horizonte (MG), a TiX Tecnologia Assistiva nasceu para ampliar a autonomia e a capacidade de comunicação das pessoas com deficiência por meio de inovações tecnológicas. Seu objetivo é claro: empoderar essas pessoas com instrumentos que as permitam desenvolver suas competências e individualidades, tirando-as da invisibilidade social. Em 2019, foi integrada ao ranking das 100 Startups to Watch como uma das empresas mais promissoras em inovação e impacto no Brasil.

Dessa startup, surgiu o produto assistivo mais inovador já criado no Brasil: o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que torna os computadores acessíveis a pessoas com qualquer limitação de movimento. Dele, nasceu uma gama de acessórios e aplicativos para acessibilidade digital, comunicação, educação inclusiva e reabilitação de pessoas com deficiência.






Comentários

Postagens mais visitadas