Mega Store da Tip Top é uma oportunidade em época de crise




Pontos de venda interessantes a preços mais baixos atraem investidores para modelo de loja que requer investimento superior a R$ 1 milhãoRede estará com estande na ABF Franchising Expo, feira de franquias que acontece em junho em São Paulo 
  
 A crise político-econômica do país não impediu Rudy Setton de investir em franquia. Em outubro de 2015 ele abriu sua primeira mega store da Tip Top, uma loja com mais de três mil itens para bebês e crianças em Moema, na zona sul de São Paulo. Em 2016, abriu a segunda unidade, no Shopping ABC, em Santo André, na Grande São Paulo, e em 2017 veio a terceira mega store, desta vez no Shopping Jardim Pamplona, no Jardim Paulista, bairro nobre da cidade de São Paulo. “Abri no meio da crise pensando nas oportunidades”, diz o empreendedor. “É um momento que oferece melhores condições para se negociar aluguéis, contratar equipes e fazer a montagem da loja.” 

O olhar de Setton é uma visão empreendedora da situação, corroborada por Ricardo Marcondes, gerente de expansão de franquias da Tip Top. “Algumas oportunidades aparecem mesmo na crise”, diz Marcondes. “Há pontos interessantes a custos baixos, e existem franqueados que conseguem enxergar essas possibilidades.” 

O modelo de mega store da Tip Top, lançado em 2013, não para de crescer. Hoje há 17 lojas abertas nesse formato, sendo 15 em shopping center. A perspectiva é chegar a 40. “A mega store encontrou uma lacuna em shopping, pois praticamente não há esse tipo de loja dentro dos centros comerciais”, afirma Marcondes. 

mega store é um formato de loja que requer um espaço físico maior, de aproximadamente 200 metros quadrados, e investimento superior a R$ 1 milhão. Nessas unidades são vendidos mais de 3 mil itens e o consumidor encontra tudo o que é necessário para o cuidado dos bebês e crianças até 10 anos de idade, como carrinhos de bebê, cadeirinhas para carro, andador, kit para berço, cobertores, roupas de cama e banho, cadeirão, brinquedos, artigos de higiene e saúde e, claro, as roupas, carro-chefe da marca.  

MODELOS DE FRANQUIA TIP TOP 
Em ritmo de expansão, a Tip Top estará com um estande na ABF Franchising Expo, feira de franquias que acontece de 26 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.  

Hoje, a Tip Top trabalha com dois modelos de franquias: loja convencional e mega store. A primeira requer uma área de 40 metros quadrados e investimento inicial entre R$ 370 mil a R$ 420 mil. Já a segunda necessita de investimento inicial entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão. Todos os estados brasileiros são uma oportunidade de negócio para a Tip Top, sendo que praças como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Manaus estão mais diretamente no radar da marca.  

Há 67 anos ano no mercado, a Tip Top é uma marca referência em moda bebê e infantil e oferece segurança ao franqueado. Além de não sofrer com a sazonalidade, tem duas coleções por ano e uma operação simplificada, que facilita o dia a dia. O suporte dado à rede também é um dos pontos-fortes, elogiado em pesquisa por quem já é franqueado. “Temos um grande diferencial em relação aos nossos concorrentes de vestuário infantil que é a oferta de roupas e artigos para a faixa etária anterior, os bebês, e isso nos abre muitas portas em shopping centers”, afirma David Bobrow, presidente da Tip Top. 

CRESCIMENTO CONTÍNUO 
Em 2018, o faturamento da Tip Top aumentou 8,6%, chegando a R$ 152 milhões. Para 2019 a meta é ampliar a receita da rede em 10%. Os números sãp expressivos se compararmos com a economia do país, que cresceu 1,1% no ano passado. O desempenho da marca supera, inclusive, o do setor de franquias como um todo, que cresceu 7% em faturamento em 2018. Hoje, a Tip Top tem 118 lojas abertas, entre convencionais e mega store. 

SOBRE A TIP TOP 
Marca de roupas e acessórios para bebês e crianças fundada em 1952. Hoje, a rede de 
franquia tem 118 lojas, sendo 17 mega store. 

FICHA DE FRANQUIA 
Loja convencional: 
  • loja de 40 metros quadrados 
  • investimento inicial: de R$ 370mil a R$ 420 mil (fora o ponto) 
  • faturamento mensal: R$ 90 mil 
  • rentabilidade: até 12% 

Mega Store: 
  • loja a partir de 200 metros quadrados 
  • investimento a partir de R$ 1,0 milhão (fora o ponto) 
  • faturamento mensal: R$ 250 mil 
  • rentabilidade: até 12% 

Comentários

Postagens mais visitadas