Cervejaria artesanal é pioneira no modelo de franquias para atendimento ao público direto



Projeto da Alles Blau, de Blumenau (SC), em parceria com o Grupo Bonaparte, será lançado oficialmente na ABF Franchising Expo, que acontece de 26 a 29 de junho, em São Paulo (SP)

A ascensão do mercado cervejeiro dos últimos anos está impulsionando novos formatos de negócio. Segundo a ABRACERVA – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – o ano de 2018 terminou com 30% de crescimento no setor – enorme para um momento de crise no país. Pensando nisso, a Alles Blau, de Blumenau (SC), é pioneira entre as marcas artesanais ao levar esse segmento para o universo de franquias. O modelo foi desenvolvido através de uma aliança com o Grupo Bonaparte e será lançado oficialmente na ABF Franchising Expo, que acontece de 26 a 29 de junho, em São Paulo (SP).
A expectativa é que, através das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os estados brasileiros. Para Davi Zimmermann, diretor e sommelier da cervejaria catarinense, a inovação é uma das características do negócio. “Entendemos que o crescimento do consumo deste tipo de bebida no Brasil abre uma possibilidade para o universo das franquias. A Alles Blau é uma empresa que preza pelo consumo de qualidade e acredita que esse novo formato pode democratizar o acesso em várias regiões do país”, diz.
A escolha pela aliança com o Grupo Bonaparte, de acordo com Davi, foi motivada pela experiência do time e pelo alinhamento estratégico entre as marcas. Já para Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. “Entendemos que a inovação permeia essa parceria com a Alles Blau. Desde o conceito até os formatos de franquia: tudo é inédito. Estamos muito felizes e certos de que, quem apostar neste segmento, terá um prato cheio para bons negócios”, afirma e completa: “nosso objetivo é ter 100 unidades inauguradas até o final de 2020”.

Formatos de franquias
Serão cinco formatos de negócio. O maior investimento será para o Alles Blau Brewpub, onde o local terá uma estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca. Neste formato, será levado o conceito de consumo da bebida mais fresca possível, aliado a um menu já testado em duas unidades que funcionam em Santa Catarina.
Já no modelo convencional de bar ou ponto comercial, o Alles Blau Bierkneipe estará disponível para locais de rua e em shoppings. O bar receberá diretamente da fábrica cervejas, chopes e estilos experimentais exclusivos.
Ainda há opção de Alles Blau Biertruck. Essa configuração pede um veículo adaptado, que consiga levar o chope da marca para eventos. Na fábrica, duas unidades de Kombi estão em funcionamento. O modelo mais inusitado é o de carrinhos de praia. Com ele, de uma forma simples e com uma estrutura fácil de mover, o franqueado poderá levar chope para locais públicos. Em todas as versões, o projeto estrutural, identidade visual e menu são padrões da marca.

Sobre a Alles Blau
Lançada oficialmente no Festival Brasileiro da Cerveja, a Alles Blau é uma cervejaria de Blumenau (SC). O nome é uma expressão utilizada pelos imigrantes alemães que chegaram a cidade, quando queriam dizer que estava “tudo ótimo”, “tudo bem”. A fábrica tem capacidade para produção de 100 mil litros ao mês.
A linha de produtos conta com nove estilos: Pilsen, Weiss, APA, IPA, Witbier, Strong Golden Ale, Blonde Ale, Imperial Stout e Catharina Sour. Em breve a Alles Blau vai inaugurar também um bar de fábrica. Mais informações sobre os rótulos em www.cervejariaallesblau.com.br.

Sobre o Grupo Bonaparte
Grupo Bonaparte:  seis marcas e mais de 20 anos de excelência
Fundado em 1996, com conceitos originais no ramo de alimentação, através do restaurante Bonaparte, o Grupo Bonaparte agrega um portfólio com empreendimentos distribuídos em 11 estados do Brasil. Dimensão que se faz realidade através de seis marcas que simbolizam a consistência estabelecida e reforçada em mais de 20 anos de mercado: Bonaparte, Capilé, Co.Wok, Donatário, Monalisa e Amazon Bowl.
Consistente na parte gastronômica, a eficiência econômica também é destaque no Grupo Bonaparte, de acordo com o raciocínio que explica o CEO Leonardo Lamartine.
“A nova realidade do país trouxe consumidores e investidores que continuam em busca de qualidade, só que de forma mais econômica. Assim, nosso grande compromisso é sempre atender essa demanda com ingredientes de alto nível”, afirma. E completa: “Com o atual cenário, buscamos oferecer oportunidades para investimentos de dimensões variadas”.
Ainda sobre desenvolvimento econômico, vale ressaltar que o Grupo Bonaparte, atualmente, também funciona como um centro integrado de gestão. Dessa forma, além de gerir as próprias marcas, a companhia busca agregar sob sua gestão de exspansão empresas que pretendem se inserir ou já tenham seu espaço no mercado de franquias.
BONAPARTE - ‘Primogênito’ do grupo, o restaurante deu o tom do que seria a identidade lapidada no decorrer das décadas. Inovador com o conceito de fast-food para pratos completos, o empreendimento preza pelos ingredientes mais nobres em suas receitas, indo das carnes vermelhas e pescados, até os acompanhamentos reconhecidamente saborosos. Assim, tem-se o cenário que firmou a marca como opção de alto nível, unindo cozinha planejada e gastronomia de elite.
DONATÁRIO - Aliando sabor e preços acessíveis, a marca promove experiências gastronômicas tendo como destaque a culinária brasileira, mas incorporando também conceitos internacionais. Assim, o resultado apresenta misturas autênticas, nada convencionais, mas essencialmente saborosas.
CAPILÉ PIZZA & GRILL - Com dinâmica de personalizar as opções do cardápio ao gosto e tamanho da fome do cliente, o restaurante oferece, ao lado das tradicionais pizzas, pratos executivos ou especiais, com faixas de preço proporcionais às categorias. Além disso, o restaurante também conta com o Menu Molecada, voltado para o público infantil.
CO.WOK - A rede se baseia em receitas preparadas com vegetais frescos e tenros, trazendo inspirações da Tailândia, com destaque para os diversos molhos e pimentas em seu tempero. Conceito alicerçado no cenário gastronômico do país asiático, que conta com os conhecidos tachos Wok’s de ferro. Dentro desse contexto, a marca adota um atendimento em que o cliente personaliza sua refeição. Vale salientar, também, que o restaurante figura como o primeiro empreendimento do Brasil a oferecer produtos 100% frescos, com ingredientes recebidos diariamente de produtores homologados.
MONALISA - Alicerçado em conceitos mediterrâneos, o restaurante se apega ao charme de seus pratos tanto no sabor, quanto no capricho visual de suas apresentações, agregando clientes fiéis para o empreendimento do Grupo Bonaparte.
AMAZON BOWL - Empresa nascida com a experiência dos sócios no setor alimentício, ela busca estimular os consumidores a adotarem alimentos e hábitos saudáveis no dia a dia. A marca abrange opções que vão bem desde o café da manhã - como tapiocas e wraps - até pratos elaborados para o almoço e, claro, o tradicional açaí.

Raio X da franquia – * consideramos o cenário de formato BikeBeer
Ano de fundação:2017 
Início no franchising: 2019
Número de unidades próprias: 2
Número de franquias:
Investimento inicial total:  a partir de R$25.000,00
Taxa de franquia: a partir de R$10.000,00
Custo de implantação: R$10.000,00
Adequação de imóvel e reforma: não se aplica
Móveis e equipamentos: não se aplica
Capital de giro: R$5.000,00
Royalties: não se aplica
Taxa de fundo de marketing: não se aplica
Faturamento médio mensal por unidade: R$9.000,00
Lucro médio mensal por unidade: R$ 5.000,00
Prazo de retorno: 20 meses
Número de funcionários: não se aplica
Telefone para contato: 0300 313 000
E-mail para contato: (81)991721010

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