Com crescimento de 7% no 1º TRI, setor de franquias apresenta lançamentos e tendências na ABF Expo 2019
De 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, ocorre a 28ª ABF
Franchising Expo,
a feira oficial do franchising brasileiro com cerca de 400 expositores.
O ritmo de expansão mais forte e as
perspectivas econômicas melhores levaram o setor de franquias a registrar um
crescimento nominal de 7% no 1º trimestre deste ano, ou seja, um ritmo mais
intenso se comparado ao mesmo período de 2018 que foi de 5,1%. O faturamento
passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Considerando-se os últimos 12
meses, o crescimento foi de 7,5%, é o que revela a última pesquisa realizada
pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Quanto ao movimento de
abertura e fechamento de lojas no 1º trimestre de 2019, o estudo apontou uma
variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre
de 2018. Os lançamentos e tendências deste setor serão o foco da 28ª ABF
Franchising Expo, vitrine oficial do mercado de franquias brasileiro, que
ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte. São esperadas cerca de 400
marcas expositoras, do Brasil e do Exterior, e uma visitação de mais de 60 mil empreendedores.
Para o presidente
da ABF, André Friedheim, “dois fatores contribuíram com o desempenho do setor.
O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado
a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e
alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos
retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas
redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o
desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais
de venda, linhas de produtos e consumidores”.
De acordo com a
ABF, os segmentos do franchising que mais cresceram no primeiro trimestre de
2019 foram Casa e Construção (12,9%), Serviços Automotivos (12,7%),
Comunicação, Informática e Eletrônicos (9,7%), Serviços e Outros Negócios
(9,6%) e Saúde, Beleza e Bem Estar (9,2%).
Nos 31 mil m² de
feira, a ABF Expo 2019 está se preparando para apresentar opções de franquias
nos mais variados setores da economia nacional, com investimento inicial inferior
a R$ 90 mil até mais de R$ 1 milhão, dos segmentos já citados e outros como
Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e
Turismo e Limpeza e Conservação. Completando o ecossistema do setor, participam
também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos
comerciais.
A pesquisa da ABF
apontou movimentos importantes em relação ao ponto de venda, que também se
refletem na feira de franquias. Depois de alguns anos de queda, cresceu a
participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5%
em 2018 para 24,9% em 2019. “Desde o ano passado os shoppings esboçam uma
reação que começa a aparecer em nossos números. A vacância e a mudança do mix,
com mais lojas de alimentação e entretenimento, criaram boas oportunidades para
o franchising”, explica Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da
ABF. Esse movimento, no entanto, não reverteu outra tendência registrada nos
últimos anos, o crescimento dos pontos alternativos, com destaque para o home
office, cuja participação passou de 4,9% em 2018 para 6,7% em 2019. Em termos de modelo de operação, houve um
crescimento expressivo dos quiosques (de 6,5% em 2018 para 8,6% em 2019), mas outras modalidades
alternativas tem participações relevantes como é o caso de Home-based (6,0%) e
Atendimento à Domicílio (2,1%).
“Esses dados
mostram que os formatos alternativos têm muito potencial de crescer no Brasil. Não
por acaso, muitas redes devem lançar formatos diferenciados ao longo da feira.
Além de propiciar o alcance de novos mercados e consumidores, muitas vezes,
esses formatos favorecem a chegada de novos empreendedores ao franchising”,
ressalta André Friedheim.
Atrações – A feira oferece também espaços
temáticos como a Arena do Conhecimento,
com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no
Brasil, o Boulevard de Microfranquias,
com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá
fornecedores do sistema de franchising à exemplo de ferramentas de TI, serviços
de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento,
entre outros. Haverá ainda o Lab ABF by Oasis
Lab, um espaço que reúne diversas startups em um único ambiente com
soluções para franqueadores e franqueados de diferentes segmentos. Por fim,
destaque para a criação do Exhibitor
Business Lounge, espaço dedicado para interações, encontros e negócios do
expositor da feira.
A venda de ingressos online está aberta – Os
interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2019 já podem garantir seu
ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site www.abfexpo.com.br, o
que facilita a entrada na feira, evita filas e garante o desconto de
antecipação sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso
online sai pelo valor promocional de R$
70, mesmo durante a realização do evento, de 26 a 29 de
junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é
individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos
4 dias do evento.
SERVIÇO
28ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco
e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila
Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 26 a 29 de junho de 2019
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 26 a 28/06 – das 13h às 21h
> Sábado 29/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do
Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma
credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
Informações ao público: (11) 3017-6800
Importante: A
participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF
Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está
direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de
participação e detalhes da programação no site www.abffranchisingweek.com.br.
Sobre
a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela
Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 28.ª edição,
expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos,
ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário,
decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A
exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital
paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos
comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de
shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores.
Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar
no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos
aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação
da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das
franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de
capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é
uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente
o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de
aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800
marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising
brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de
trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território
nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas
Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne
franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e
stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro,
nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável,
inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de
franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos
presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores
práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação
dos resultados do setor.
Sobre
a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para
indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer.
Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas
internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição,
Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e
Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em
todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios
por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e
soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento
e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações,
visite www.informamarkets.com.
Comentários
Postar um comentário