Integração com componentes curriculares é tendência no ensino bilíngue
Para contemplar o ensino de línguas contextualizado à Base Nacional Comum Curricular ao ensino de inglês, Bernoulli lança solução inédita no Brasil, utilizando soluções didáticas que aliam conteúdo à plataforma digital
A implementação no Novo Ensino Médio, cuja implantação gradual passou a ser obrigatória este ano nas escolas, apontam para uma nova forma de aplicar o ensino de inglês - integrando o desenvolvimento linguístico aos conteúdos curriculares. Na prática, isso representa que o ensino de outras disciplinas, como geografia, matemática, ciências e demais componentes curriculares, estejam integrados à aprendizagem de inglês. Essa é uma tendência no ensino bilíngue, e, já inserindo esse contexto na educação infantil e fundamental, o Bernoulli lança uma solução educacional baseada na integração de currículos da educação bilíngue com a Base Nacional Comum Curricular.
Segundo a diretora de Inovação Pedagógica e Bilinguismo do Grupo Bernoulli Educação, Andreza Felix, as mudanças no ensino médio vão impactar profundamente o ensino de inglês nas escolas, porque o inglês foi eleito ‘língua de privilégio” na reforma - além da importância social e cultural que o idioma tem, um caráter mais universal.
“Se muda a regulamentação do Ensino Médio colocando o inglês como língua obrigatória, isso faz com que os alunos tenham que migrar para os conhecimentos básicos da língua inglesa. No futuro, o Enem deve refletir essas mudanças e promete trazer uma prova mais analítica. Por exemplo, em vez de o aluno ler um texto e responder, ele vai ter que ler um texto científico, uma reportagem, analisar um gráfico, vai precisar unir a leitura crítica ao conhecimento. Isso se o novo Enem se mantiver em termos de estrutura”, observa Andreza.
Para Daniela Marques, doutora em Estudos Linguísticos e coordenadora de projetos e inovação de produto do grupo Bernoulli Educação, com o Novo Ensino Médio, essa proposta transdisciplinar também vai se refletir no Enem, a partir de 2024. “Teremos questões de outras disciplinas em Inglês para os alunos solucionem, não ficando restrito apenas à prova específica”, pontua Daniela.
Ela enfatiza que o ensino de inglês integrado às outras aprendizagens e conteúdos já deve ser iniciado na Educação Infantil e Fundamental, fazendo com que essa língua seja entendida como um instrumento de educação para a vida, tanto quanto o português.
“Hoje o inglês é uma língua global, necessária para que se acesse muitos saberes em diversas áreas, acaba sendo uma forma de comunicar em quase todo o mundo. Com a integração do ensino, temos um aluno aprendendo não apenas inglês, mas aprendendo sobre História, Geografia, Matemática e outros conteúdos, em inglês”, comenta.
Para proporcionar essa nova perspectiva no ensino bilíngue, o Bernoulli lançou uma nova solução educacional híbrida, que utiliza o livro totalmente integrado a uma plataforma digital com recursos que dialogam.
“O programa convida o estudante a mergulhar na língua inglesa, aprofundar, viver uma imersão que vai além da competência linguística, ou seja, aulas em inglês e não aulas de inglês”, afirma Daniela.
A solução é voltada para atender estudantes da educação infantil e fundamental anos iniciais e anos finais em 2023 e, Ensino Médio em 2024. A proposta foi desenvolvida com base na experiência obtida na unidade escolar de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Inicias bilíngue do Bernoulli, o Bernoulli Go.
“Vemos o inglês com uma parte mais crítica e de integração curricular, que é ensinar o idioma a partir de outras matérias. No ensino das reações químicas, por exemplo, o estudante vai aprender como é feita a produção do diesel. Ele vai ouvir a reportagem em inglês, explicando como se dá esta reação. Vai aprender inglês dentro de um outro componente, através da língua”, detalha Andreza.
Currículos integrados
Andreza pontua que a grande diferença está na integração curricular nos materiais. “A gente tem as soluções didáticas que abarcam os conteúdos gerais, como português e matemática, por exemplo, já alinhados à BNCC. O Bernoulli conseguiu unir o que se aprende na alfabetização, arte, história e geografia, por exemplo, com o inglês o que o estudante acabou de aprender na língua portuguesa, simultaneamente”, completa.
Daniela acredita, que cada vez mais, é preciso construir conhecimentos que sejam significativos para o estudante também fora da sala de aula, uma vez que as tecnologias digitais promoveram uma democratização na aprendizagem do inglês, que acontece de forma natural e orgânica, gerando engajamento, interatividade e autonomia, mas ainda fora da sala de aula.
“Em se tratando da língua inglesa, entendemos que essa geração, imersa na cultura digital, encontra várias oportunidades para desenvolver o idioma na ‘vida real’, como games, séries, apps, vídeos no Youtube, entre outros. A educação bilíngue hoje tem o compromisso social de ressignificar os saberes e os fazeres docentes para acomodar e potencializar as novas funções do ‘aprender inglês’, que vão muito além da memorização, tradução, repetição e ensino explícito de gramática”, conclui.
Para Andreza, o primeiro passo para um bom ensino é um método bem alinhado e estruturado. O segundo, professores que tenham muita clareza de como trabalhar esses novos métodos de integração curricular, com proficiência real no inglês, boa leitura e fala.
“Por fim, a tecnologia, elemento muito favorável, como vídeos, realidade aumentada, objetos digitais, podcast e outras gravações de áudio. Então, é fazer uma boa abordagem pedagógica, com um bom material e bastante atividade desenvolvida para esta integração curricular, que nada mais é do que trazer o conteúdo de uma disciplina para a outra de forma muito bem pensada”, finaliza.
Sobre o Bernoulli Educação
O Bernoulli Educação acredita que se o olho brilha, muda tudo. Afinal, o Grupo tem como propósito despertar em cada aluno a vontade e a alegria de aprender. O Bernoulli prepara os estudantes para serem protagonistas do próprio futuro.
Fundado no ano 2000, o Bernoulli Educação é consolidado como um dos grupos educacionais de maior destaque no Brasil. É formado pelo Bernoulli Go, Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli, com unidades próprias em Belo Horizonte e Salvador. Também integra o Grupo, o Bernoulli Sistema de Ensino que desenvolve soluções educacionais utilizadas por mais de 700 escolas parceiras em todo o país, entre elas estão as 10 das 50 melhores escolas do Brasil no Enem.
O Colégio Bernoulli de Belo Horizonte é 1º lugar do Brasil no Enem por seis anos. E o Colégio Bernoulli de Salvador é 1º lugar da Bahia, há três anos, entre as escolas com mais de 60 alunos.
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