SAS Plataforma de Educação debate sobre os desafios e as expectativas do Novo Ensino Médio em live aberta ao público
Especialistas falarão sobre o atual cenário da implementação nas escolas e como as trilhas de aprendizagem irão complementar o conteúdo pedagógico no Ensino Básico
Atento aos principais temas que permeiam o setor de educação no País, o SAS Plataforma de Educação realizará no 29 de junho, às 18h, uma live gratuita em seu canal do YouTube, para discutir sobre a “Jornada do Novo Ensino Médio - Desafios da implementação e um olhar para o futuro”. A palestra será conduzida pelo professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, e Alana Vivas, Especialista em Formações Pedagógicas. Ambos os especialistas comentarão sobre as dificuldades de adoção a essa mudança e quais medidas as escolas devem tomar junto ao seu corpo docente para encarar este novo cenário.
O novo Ensino Médio trouxe consigo a missão de corrigir algumas defasagens da Educação Básica atuais do país, agregando ao currículo dos estudantes um conhecimento mais técnico e profissionalizante, para contribuir com a entrada destes no mercado de trabalho. O desinteresse por parte dos jovens nas aulas e o alto nível de evasão escolar nesse período da escola, problemas que foram intensificados durante a pandemia, são alguns dos motivos que tornam essa reforma ainda mais importante. Portanto, as mudanças incluem conteúdos que conversam mais diretamente com esse público, trazendo para a sala de aula questões mais atuais de seu dia a dia, o que contribui para o entendimento e aplicação do conhecimento na prática. Além disso, tendo em vista que, depois do Ensino Médio, o próximo passo é ingressar na universidade, a nova proposta dá aos alunos a oportunidade de traçarem objetivos de vida - por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais - e terem mais contato com as opções de carreira disponíveis para que, então, possam fazer escolhas mais assertivas para o seu futuro.
No entanto, como qualquer grande mudança, a adoção do Novo Ensino Médio tem se mostrado desafiadora para as escolas de todo o país. Segundo o professor Ademar, “essas mudanças seguem as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e irão promover o autoconhecimento, o pensamento crítico e a evolução dos estudantes ainda no ambiente escolar, mas, para que a transição possa acontecer da melhor maneira, todas as escolas devem receber o suporte necessário. Com essa conversa, nosso objetivo é debater sobre os desafios que essas escolas têm sinalizado, compartilhando as melhores práticas e contribuindo para que possam buscar por soluções”.
Sobre o SAS Plataforma de Educação
SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada para suas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumularem excelentes resultados nos principais exames do país, sendo líderes aprovação no Enem e, há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU.
Comentários
Postar um comentário