Uniformes reforçam identidade visual e aumentam relevância da marca



Tecido, modelo e estampa da logomarca devem estar alinhados com a proposta da casa, pois o serviço é a primeira impressão do cliente  

Quando o tema é uniforme, o gestor do restaurante ou negócio gastronômico pode enfrentar alguns dilemas: investir ou não, personalizar ou escolher uma roupa padrão, entre outras dúvidas. Ter a equipe toda paramentada facilita o atendimento, pois o cliente consegue identificar à primeira vista, quem são as pessoas que trabalham no local e transmitem profissionalismo e segurança ao cliente. Além disso, um uniforme bem limpo e conservado confere higiene ao local. Por isso, muita atenção neste quesito!

Mas não basta eleger uma roupa igual para todos os funcionários. Para Amanda Sabadell, especialista em Marketing da VA Gestão de Negócios, o uniforme é parte da identidade visual da marca e deve ser personalizado, com a logomarca da empresa visível para aumentar sua relevância. “Hoje em dia, as pessoas frequentam locais nos quais elas se sintam pertencentes. Não se trata apenas de sair para comer, mas de ter uma experiência completa e compatível com seu estilo de vida”, afirma a especialista.

Por este motivo, é importante que todos os elementos sejam coerentes, da decoração ao uniforme da equipe. “É preciso seguir um padrão na escolha dos uniformes. Seu restaurante é rebuscado ou descolado? Na primeira opção, faz sentido ter uniformes mais formais. Já no caso de uma casa temática, é preciso seguir a mesma linha na escolha das roupas”, enfatiza.

Definidos modelos do vestuário, é hora de pensar em como incluir a logomarca. “Ela precisa estar presente, seja estampando um avental, em um detalhe da roupa ou, no caso de restaurantes mais sofisticados, que optam por roupas sociais como uniforme, pode aparecer na placa de identificação com o nome do funcionário e na estampa dos lenços e gravatas”, exemplifica Sabadell.

Sobre a VA Gestão de Negócios

Idealizada por Vera Araújo, profissional de mais de 25 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Vaca Véia, Brodo Ristoranti, Madureira e Cozinha de Afeto.

A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.

Comentários

Postagens mais visitadas