Cabe destacar que a faixa etária dos jogadores no Brasil é equilibrada, sendo ocupada em maior parcela pelo público que tem de 20 a 24 anos (25,5%). Na sequência, adolescentes de 16 a 19 anos representam 17,7%; pessoas de 25 a 29 anos representam 13,6%; pessoas com 30 a 34 anos representam 12,9% e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público.
Em relação à classe social, a PGB 2022 mostra que a maioria do público é de classe média (B2, C1 e C2), com 62,7%, enquanto que pessoas de classe A representam 13,5%, procedidas pela classe média alta (B1), com 12,3%; e pela base da pirâmide (classes D e E) com 11,6%. Já em relação à renda média familiar dos jogadores, a maioria (29,1%) declara ter de R$ 2.090,01 à R$ 4.180, procedida por pessoas que recebem até R$ 2.090 (27,5%). O público com renda de R$ 4.180,01 à R$ 10.450 é de 26,7%.
Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas pelo público de jogos eletrônicos no Brasil. Os segmentos de meios de pagamento, café, cerveja, bebidas alcoólicas, food services, lojas de vestuário e roupas, além da separação entre snacks salgados e doces, são novidades da PGB 2022.
BANCOS • Marca mais conhecida: Nubank (82,2%) • Marca mais utilizada: Nubank (55,4%)
CARTÕES DE CRÉDITO • Marca mais conhecida: Mastercard (90,2%) • Marca mais utilizada: Mastercard (77,1%)
MEIOS DE PAGAMENTO • Marca mais conhecida: PicPay (84,1%) • Marca mais utilizada: PayPal (65,8%)
TELECOMUNICAÇÕES • Marca mais conhecida: VIVO (83,1%) • Marca mais utilizada: VIVO (44,9%)
REFRIGERANTES • Marca mais conhecida: Coca-Cola (93,9%) • Marca mais consumida: Coca-Cola (81,7%)
ENERGÉTICOS • Marca mais conhecida: Red Bull (92,0%) • Marca mais consumida: Red Bull (70,0%)
CAFÉ • Marca mais conhecida: 3 Corações (82,0%) • Marca mais consumida: 3 Corações (56,8%)
CERVEJA • Marca mais conhecida: Brahma (84,1%) • Marca mais consumida: Heineken (56,1%)
BEBIDAS ALCOÓLICAS • Marca mais conhecida: Johnnie Walker (65,6%) • Marca mais consumida: Smirnoff (45,2%)
SNACKS SALGADOS • Marca mais conhecida: Doritos (76,2%) • Marca mais consumida: Doritos (56,5%)
SNACKS DOCES • Marca mais conhecida: BIS (76,7%) • Marca mais consumida: BIS (65,0%)
FOOD SERVICE • Marca mais conhecida: McDonald’s (80,8%) • Marca mais utilizada: McDonald’s (64,3%)
APPS DE ENTREGA DE COMIDA • Marca mais conhecida: iFood (90,4%) • Marca mais utilizada: iFood (84,9%)
APPS DE TRANSPORTE • Marca mais conhecida: Uber (93,4%) • Marca mais utilizada: Uber (83,8%)
COSMÉTICOS • Marca mais conhecida: O Boticário (87,8%) • Marca mais utilizada: O Boticário (71,2%)
LOJAS DE VESTUÁRIO • Marca mais conhecida: Riachuelo (83,3%) • Marca mais utilizada: Renner (56,7%)
TÊNIS • Marca mais conhecida: Nike (87,5%) • Marca mais utilizada: Nike (62,3%)
ROUPAS • Marca mais conhecida: Nike (79,6%) • Marca mais utilizada: Nike (57,8%)
AUTOMÓVEIS • Marca mais conhecida: FIAT (84,1%) • Marca mais utilizada: Chevrolet (24,5%)
Em relação às marcas de videogames domésticos, a PGB 2022 mostra que o PlayStation 4, da Sony, é como o console mais popular, estando em posse de 34,1% dos gamers brasileiros, seguido pelo Xbox 360, da Microsoft, presente na casa de 24,3% dos jogadores no Brasil. A plataforma favorita para jogar jogos eletrônicos no país é o smartphone, com 48,3% da preferência, seguido pelos computadores, com 23,3% (na soma entre desktops e notebooks), e pelos consoles domésticos, com 20%. Acesse o site oficial da PGB para obter mais informações e baixar a versão gratuita do estudo. |
|
Comentários
Postar um comentário