AMARO anuncia coleção de camisetas feitas com garrafas PET recicladas, fecha parceria com a Plastic Bank e implementa entregas em veículos 100% elétricos

 Mais de 160 mil garrafas plásticas serão retiradas do meio ambiente com a iniciativa;

Com aumento de entregas com Tuk Tuk, as emissões de CO2 serão reduzidas em 84% em relação às entregas convencionais realizadas de moto

 

 

A AMARO, RetailTech pioneira na junção de tecnologia e criatividade no Brasil e primeira empresa de consumo brasileira 100% carbono negativo, anuncia a aplicação de mais práticas sustentáveis em seu desenvolvimento de produto, logística e embalagens. As novidades fazem parte do compromisso da empresa em reduzir, constantemente, sua emissão de carbono, olhando para toda a sua cadeia produtiva.   

O lançamento de uma coleção cápsula de camisetas básicas produzidas em  malha com 50% PET reciclado e 50% algodão, em parceria com a Plastic Bank, empresa social que trabalha para parar o plástico nos oceanos, vai retirar 163.600 garrafas plásticas do meio-ambiente. A empresa canadense capacita guardiões do oceano e opera, no Brasil, desde 2019, coletando mais de 128 milhões de garrafas plásticas e envolvendo mais de 4,000 membros em  comunidades. 

"Até 2026 a AMARO vai utilizar substituir todo o poliéster de sua produção por poliéster reciclado e, ao menos,  50% das nossas coleções virá de materiais mais sustentáveis. Essas metas visam a redução da nossa pegada de carbono ao máximo, uma vez que 80% dela vem da matéria-prima. Essa cápsula já foi desenvolvida sob esse racional, tendo impacto inferior ao causado pelo poliéster virgem.", explica Rebeca Knijnik, gerente de Sustentabilidade da AMARO.  

“Estamos felizes com a parceria e em ver a AMARO ganhando protagonismo em uma agenda que ainda avança no Brasil. Desta forma, a empresa conscientiza consumidores e os encoraja a tornarem-se guardiões do oceano, além de movimentar outras empresas a também adotarem ações como essa”, diz Helena Pavese, country manager da Plastic Bank no Brasil.  

A coleção de camisetas  vem para complementar o portfólio sustentável de moda da marca que já conta com linha fitness produzida com fibra biodegradável, óculos de acetato sustentável e jeans com produção otimizada, que economiza 100 mil litros de água por ano, substituindo métodos de lavagem por máquinas à laser. 

Desde 2018 a AMARO introduziu entregas por bike delivery em São Paulo, uma alternativa menos poluente e que beneficia o trânsito. Até 2020, essa iniciativa impediu a emissão de 4,8 toneladas de CO2 na atmosfera e agora, em 2022,  aumenta de 8% para 18% a representatividade da modalidade na cidade, maior mercado da AMARO no Brasil, incluindo a adoção de TukTuks. Veículos 100% elétricos, os TukTuks apresentam maior capacidade para transportar pedidos: em sua máxima efetividade, viabilizam um número 15 vezes maior de entregas quando comparado a motos e bicicletas. 

Segundo estimativas realizadas pela Green Solution, consultoria da AMARO para assuntos de ESG, com a operacionalização da nova modalidade, as emissões de CO2 serão reduzidas em 84% em relação às entregas convencionais realizadas de moto. 

Outro movimento realizado pela empresa é a busca de soluções cada vez mais sustentáveis para as suas embalagens. Em 2019, a AMARO iniciou esforços para a redução plástica  e substituiu  plásticos virgem por matéria-prima descartada na costa brasileira, além de criar embalagens-envelope que resultaram em menor cubagem, menos viagens e veículos em rota. 

Dessa vez, por meio da adoção de uma máquina de enchimento ecológico (Wrapack), a AMARO poupa três toneladas por ano de papelão reutilizando caixas do material, que seriam descartadas, ao dar um novo ciclo de vida a esses produtos: elas são transformadas em insumos protetores que envolvem 100% de todas as entregas que contemplam itens frágeis dos segmentos de beleza, bem-estar e casa como perfumes, cosméticos, velas, vasos, copos e louças, por exemplo. 

A compensação em dobro do carbono emitido, as parcerias com cooperativas de reciclagem, a priorização de matérias-primas sustentáveis, entre outras iniciativas, constituem passos importantes para a construção de um futuro diferente para as pessoas. "A AMARO quer  fazer a diferença no futuro do varejo e do planeta", completa Rebeca. 

 

Sobre a AMARO

AMARO é uma RetailTech que opera um ecossistema omnicanal de lifestyle  com o melhor da moda, beleza, bem-estar e casa num só lugar. A AMARO investe em  criatividade, tecnologia e dados para oferecer uma experiência de compra perfeita, agradável e simples.

Fundada em 2013 e sediada em São Paulo, a empresa conta com  800 colaboradores. Comprometida com o futuro do planeta e em combater as mudanças climáticas, a AMARO é a primeira empresa de consumo 100% carbono negativo do país. Saiba mais: Link

 

Sobre a Plastic Bank

Plastic Bank capacita guardiões a parar o plástico antes que o resíduo chegue ao oceano. Nossas comunidades éticas de coleta trocam plástico por bônus ou benefícios que melhoram suas vidas. As trocas são registradas por meio de uma plataforma protegida por blockchain que permite a coleta rastreável, protege a receita e verifica os relatórios. O material coletado é transformado em matéria-prima denominada Plástico Social® para reaproveitamento em produtos e embalagens. PlasticBank®, Plastico Social® e Alchemy™ são marcas registradas da The Plastic Bank Recycling Corporation.


Comentários

Postagens mais visitadas