Escolas da Inspira desafiam alunos a criarem soluções que ajudem repensar consumo de água

 


 Projetos que ganham impulso na Semana do Meio Ambiente, incentivam alunos a repensar o consumo e a rever hábitos antigos dentro de casa

 

No mês em que se comemora a Semana do Meio Ambiente, especialistas da área de educação comemoram avanços dentro da comunidade escolar. Escolas da Inspira Rede de Educadores, desenvolvem ações ao longo de todo o ano letivo e têm intensificado as atividades pedagógicas com o objetivo de se adequar ao sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltado à importância de manter a água limpa e tratada. A proposta é fortalecer a consciência ambiental e corroborar com a adoção práticas sustentáveis no ambiente escolar.

 É o caso do Colégio Universitário, de Londrina (PR), que colocou em ação o projeto “Sustentabilidade – preservação dos recursos hídricos”. Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio foram instigados a refletir sobre como poderiam poupar o recurso. Com intervenções simples nas mangueiras de vazão das caixas de descarga dos vasos sanitários, o colégio economizou 3.800 litros de água/dia. 

 Já os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental foram convidados a desenhar e desenvolver bicos arejadores. Os melhores protótipos foram criados na Sala Maker, com o auxílio da impressora 3D e testados em comparação a um produto comercializado no mercado. O modelo criado na escola proporcionou uma economia de 72% em relação ao uso de uma torneira sem o bico instalado.

 “Além de conscientizar os alunos a respeito de atitudes simples para economizar água, a atividade estimulou o lado criativo dos estudantes e gerou resultados surpreendentes. Um dos arejadores projetado em sala foi 14% mais eficiente em relação ao comercializado e o menos eficiente, apresentou economia de 54% de água, mas teve melhor desempenho por provocar menos respingos em relação às outras amostras”, afirma Graciano Beletti, professor de matemática do Colégio Universitário.

 No projeto Fábrica de Aprender do Colégio Cândido Portinari, localizado em Salvador (BA), os alunos foram desafiados a desenvolver uma mini horta com sistema de automatização para a irrigação, com controle e monitoramento por micro:bit, uma espécie de computador, cujo o tamanho corresponde à metade de um cartão de crédito. Após prototipar o circuito elétrico, os alunos passaram a monitorar dados, como temperatura, luminosidade, umidade relativa do ar e do solo. Com as informações levantadas, o sistema libera a água de acordo com a necessidade.  O experimento mostrou como o recurso hídrico pode ser melhor aproveitado e como as variações climáticas impactam na agricultura, especialmente diante de questões ambientais como o efeito estufa e do aquecimento global.

 

 Toda ação faz diferença

 No planeta apenas 0,3% da água doce está acessível. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas estarão morando em países ou regiões em situação de escassez total de água e quase metade da população mundial estará vivendo em áreas de estresse hídrico.

 Valorizar o processo de captação, tratamento e proteção de mananciais também faz parte da conscientização. O Colégio Stella Maris, de Curitiba (PR), irá apresentar aos estudantes a estância hidromineral Ouro Fino, onde se encontra o cinturão verde de mais de 6 milhões de metros quadrados responsável pela pureza e qualidade das águas da região.

 Para os educadores do Colégio Physics, de Belém (PA), educação e prática precisam caminhar juntas, além de aprender sobre o ciclo da água e ver em sala os componentes químicos que compõem e tratam esse líquido precioso, os estudantes fizeram um verdadeiro tour hídrico. A excursão levou os jovens para conhecerem a estação de tratamento do município, para entender como funciona uma central de abastecimento e como a água chega às casas.

 Para o Diretor Pedagógico da Inspira Rede de Educadores, Marcelo Xavier, os projetos educacionais aproximam o estudante da realidade e tornam mais interessante e significativa a experiência do aprendizado, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais: “A conscientização é papel fundamental de uma escola mais sustentável e preocupada com o futuro. O consumo responsável dentro da instituição de ensino beneficia a comunidade escolar e todas as outras pessoas da cidade e deve ser estimulado por seus alunos”, destaca Xavier.

 Xavier reforça que desde 2021 as instituições da rede vêm realizando melhorias estruturais, como a substituição de mais de 2.600 torneiras manuais por modelos automáticos e a troca de sistema de descarga de parede por caixas acopladas. “A alteração deve gerar economia de 67% no consumo de água nas torneiras e de 80% nos vasos dos banheiros”, acredita o executivo.

 

 

Sobre a Inspira Rede de Educadores 

 Com quatro anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência. Hoje, consolidada como uma das maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 60 mil alunos, das 93 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão. Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes. 

 

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